Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600x para GeForce RTX 4060ti


Ir à solução Resolvido por Vitoria Gabriela,

Posts recomendados

Olá, pessoal, tudo bem?

 

Recentemente, fiz um upgrade da minha RTX 2060 para uma RTX 4060 Ti. A performance está excelente e estou jogando jogos AA e AAA com uma taxa estável de 60 FPS, tanto em 1440p quanto em 4K. Fiz esse upgrade porque gosto de jogar na televisão com 60 FPS seja 4k ou 1440p (como um PS5 melhorado). 

Gostaria de saber se o meu processador (Ryzen 5 3600X) é um fator determinante para o FPS. Como ele é desbloqueado para overclock, vale a pena fazê-lo? Pergunto por curiosidade, pois em fóruns estrangeiros vejo muitas recomendações para atualizar o processador, sugerindo que o R5 3600X é uma péssima opção para esta placa e que seria melhor trocar para um R7 5800X3D. No entanto, estamos no Brasil e essa troca não é tão simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Paulo Menezes Spadeto O Ryzen 7 5800x não vale a pena pelo preço, valeria a pena você ir para um Ryzen 7 5700x que é praticamente a mesma coisa.

Em baixos FPS não irá notar muita diferença, do que indiquei e do seu 3600x... só em altas taxas que o Ryzen 7 vai fazer bem mais fps.

Como comentou que joga a 60fps, acredito que seja um gasto à toa, a não ser que esteja com problema para rodar nos 60 fps.

Se tiver quedas, o problema é o seu processador, pois a 4060 suporta 99% dos jogos a 60 fps tranquilo.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
3 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

R5 3600X é uma péssima opção para esta placa

Não é não, o R5 3600X por mais que tenha alguns aninhos de lançamento, atualmente ainda é um excelente processador para quem o já possui, e ele casa bem com essa placa de vídeo.

 

4 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

e que seria melhor trocar para um R7 5800X3D

Sim, como você já tem o R5 3600X, para um futuro upgrade, vale muito mais a pena saltar para um Ryzen 7 por exemplo, mas isso não é necessário em seu estado atual.

 

5 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

é um fator determinante para o FPS.

Não é, por mais que a RTX 4060 Ti consiga puxar o máximo de desempenho do R5 3600X, ele não irá te causar um gargalo tão preocupante, para esses casos, coloque os gráficos no alto/máximo para que o trabalho exercido de renderizar, priorize na placa de vídeo em vez do processador, se você colocar os gráficos no baixo, o trabalho de processamento irá perpetuar mais no processador.
 

7 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

vale a pena fazê-lo?

Não, ainda mais se você não for experiente em fazer tais coisas, overclock mal efetuado pode até mesmo danificar seu processador, apenas para obter um desempenho simbólico a mais, em minha visão, não, não vale a pena, se seu setup está bom assim para você, não tem motivos para "procurar dores de cabeça" fazendo overclock.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann Pois é.. notei que na maioria dos jogos ta rodando tranquilo, só no Horizon Forbidden West ficou um pouco zoado na cidade, mas acredito que seja do próprio jogo, vi outros relatos semelhantes. Obrigado pela resposta! 

@NZM7 É uma B450M Gaming - Gigabyte. 

@Vitoria Gabriela Obrigado pela resposta! 
Pois é, acho que por lá fora ser razoavelmente mais barato, eles tratam algumas peças como obsoletas ou bem ruins.. consumismo.. 
Tenho priorizado 4k, quando fica travando prefiro por 1440p, mas no geral tenho rodado no 4K. Estou tentando tirar algumas dúvidas a respeito da diferença real entre 4k no médio ou 1440p no high/very high, qual compensa mais, porque em alguns jogos é necessária essa escolha (mas acredito que tenha mais a ver com a placa de vídeo). 
De fato, vou deixar tudo em stock mesmo, não há necessidade de preocupar agora com upgrade ou overclock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, João Paulo Menezes Spadeto disse:

Pois é.. notei que na maioria dos jogos ta rodando tranquilo, só no Horizon Forbidden West ficou um pouco zoado na cidade, mas acredito que seja do próprio jogo, vi outros relatos semelhantes. Obrigado pela resposta! 

Pode ser a placa de vídeo então.... a 2060 já tem seus aninhos nas costas!!!

Ela hoje já não segura o 4k.. nem a 3060 acho que segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann Depende de onde for comprar, no paraguai por exemplo custa a mesma coisa que um 5700x, uma mínima diferença de uns 50 reais, que sinceramente não vai importar se pode pegar um processador levemente melhor sem precisar de OC

 

@Vitoria Gabriela Concordo sobre o processador, não terá dor de cabeça com um Ryzen 5 3600X, ainda que ele era uma opção muito sugerida em 2021-2022 da mesma forma que recomendavam o Ryzen 5 1600AF pra todo mundo, e ambos sendo 6/12 com um Clock bacana vai servir por algum tempo

Eu mesmo uso um I3-9100F que é 4/4, pretendo mudar por causa de alguns jogos e edições que eu faço que não consigo um desempenho bom mas sempre me serviu bem pra jogar e outras tarefas

 

@João Paulo Menezes Spadeto Sobre o Ryzen 7 5800x3D ele é ótimo mas não precisa migrar pra esse processador se o seu ainda dá conta, se você se satisfaz jogando em 60FPS e não tem problemas de desempenho não tem sentido em mudar para outro processador, pois esse processador é bem Overkill para usuário casual e tem um preço bem salgado

 

Mas sim, o processador é um fator determinante para jogar, imagina que você esteja jogando Minecraft, ele é um jogo fácil de rodar, mas ele não exige da placa de vídeo (somente se for usar Shaders), ele usa mais do processador para ter um desempenho bom, e o seu processador dá conta tranquilamente, porém se for decidir jogar com Modpack pode ser que não tenha um desempenho bom, logo precisaria otimizar o jogo ou partir para desempenho bruto com um processador mais forte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Adriel SG disse:

Depende de onde for comprar, no paraguai por exemplo custa a mesma coisa que um 5700x, uma mínima diferença de uns 50 reais, que sinceramente não vai importar se pode pegar um processador levemente melhor sem precisar de OC

A gente tá falando em mercado nacional, épocas de aliexpress já passaram... então nem cogito mais a hipótese de vir de fora do brasil.

Claro que paraguai não tem nada a ver com aliexpress, mas to pensando dentro da realidade, difícil ser o caso dele, morar do lado do paraguai e ir lá buscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann Depende, tem lojista que costuma fazer rota, aqui conhecendo as pessoas certas você só paga uma taxa pra ele buscar e paga o valor que roda as lojas de lá

E Aliexpress realmente ficou complicado de comprar agora, mas ainda é uma opção viável, porém tem que saber o quê você deve ou não comprar por causa das taxas

Meu microfone da Fifine foi o caso, consegui abaixo dos 50$ e paguei apenas o ICMS por um produto que custa 500 chutando alto 600 reais aqui

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas claro, realmente em mercado nacional é outra realidade, com uma diferença de 300 reais caso seja apenas o 5800x, ou de 700 reais se for comparar com o mais forte 5800x3d

porém se fica viável para ele, Paraguai ou Ali são opções boas ainda sabendo o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Arnemann @Adriel SG @Vitoria Gabriela
Uma dúvida, o que compensa mais, 4k no médio ou 1440p no ultra? Tenho essa dúvida, vejo que ambos são "equivalentes" em FPS quando rodo em 60 fps.. nesse caso, essas configurações para manterem o mesmo número de fps. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for o caso para ele compensaria apenas pegar o 5700x que é em torno de uns 1100 por ai

 

@João Paulo Menezes Spadeto Cara vai do que você preferir, vai haver jogos que você não vai conseguir rodar em 4K, mas se você tem 4K tente sempre priorizar ele pra aproveitar o monitor, mesmo que precise ativar DLSS, muitos dos jogos hoje em dia nem sequer rodam bem em setup monstruoso como foi Alan Wake 2 que com dificuldade rodava em 1080p no Alto usando uma 4090 sem Ray Tracing em 60FPS

 

e também que em alguns jogos você não vai se importar de jogar em 30FPS também, muitas das vezes pode não sentir diferença, mas não vai ter problema se você diminuir para 1440p

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, João Paulo Menezes Spadeto disse:

@Arthur Arnemann @Adriel SG @Vitoria Gabriela
Uma dúvida, o que compensa mais, 4k no médio ou 1440p no ultra? Tenho essa dúvida, vejo que ambos são "equivalentes" em FPS quando rodo em 60 fps.. nesse caso, essas configurações para manterem o mesmo número de fps. 

Depende de você.

Se tem opção e um monitor 4k, e prefere 60fps do que 144 (meu caso).

Tem que ve o que compensa.

Mas tem muitos recursos para emular 4k sem colocar nativo de fato.

DLSS faz isso, AMD tem recursos também, que no game você não nota diferença.

No caso você joga em 1080p emulando o 4K.

Fica quase imperceptivel.

Abaixo vou deixar uma comparação!!

Não sei exatamente como funciona na NVIDIA, mas a AMD tem o FSR que é simplesmente incrível!

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Ryzen 5 3600x para GeForce RTX 4060ti

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!