Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, atualmente tenho:

Ryzen 7 5700x
Water Cooler Tgt Spartel 240 Ht, Argb, 240mm

Msi B350M Gaming Pro
Fonte XFX ATX 550W Core Edition P1-550S-XXB9
Memória DDR4 Geil EVO X II RGB SYNC 16GB (2x8GB) 3600mhz, (rodando atualmente em 3200 devido a limitação da placa-mãe)

SSD HP EX900 250GB M.2

HD DE 1 TB
Gabinete Corsair Carbide 300R Black Windowed(onde dava para botar cooler, tem cooler kkk)
Placa De Vídeo Amd Xfx Radeon Rx 500 Series Rx 550 Rx-550p4pfg5 4gb

Estou querendo trocar a placa-mãe para colocar mais 16gb de ram, e também aumentar a frequência da ram para 3600(trabalho com muita coisa aberta, já está ficando em 90% em uso)
E queria também trocar o gabinete, porque está muito velho, fez 10 anos agora em 2024.
Então seria sugestão de:
placa-mãe b550(se der ,pretendo fazer over no processador, e por as memórias em 3600)
16gb de ram para adicionar
Gabinete novo(já tenho 5 coolers que vou migrar para ele).
E trocar o SSD, porque 250gb hoje em dia não da para nada.
Sem orçamento fixo,

Postado

Mesmo que não haja um fixo, tem alguma ideia do máximo que pode gastar?

Chutando pra cima, diria que o upgrade total iria custar seus quase 2k reais, pode gastar mais ou menos que isto?

Postado
1 hora atrás, Tinho Jr disse:

(rodando atualmente em 3200 devido a limitação da placa-mãe)

Limitação da placa-mãe? A controladora de RAM fica no processador, a placa-mãe interfere pouco nessa questão. Você já tentou usar o perfil de 3600MHz aí?

placa-mãe b550(se der ,pretendo fazer over no processador, e por as memórias em 3600)

O "overclock" nesse processador seria liberar o PBO dele pra chegar no nível de desempenho de um 5800X em stock. Pelo que pesquisei, o VRM da sua placa seria bem fraco pra isso, ele tem apenas 3 fases e até o dissipador é simples. Mas a placa MSI B550M PRO-VDH WiFi aguentaria com folga:

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550-b550m-pro-vdh-wifi

16gb de ram para adicionar

Se você colocar 4 pentes de RAM no PC, provável que nem em 3200MHz você vai conseguir usar. A controladora de RAM do processador não fica tão estável com 4 pentes, então o ideal é você substituir seu kit por 2x16GB. Oficialmente, o processador suporta 3200MHz com até 2 módulos de RAM (qualquer rank), até 2933MHz com 4 módulos de RAM single-rank, e 2666MHz para 4 módulos de RAM dual-rank, isso vem direto da AMD. E eu já fiquei sabendo de mais de um caso na prática de pessoas que não conseguiram utilizar 3200MHz depois que adicionaram 4 pentes no PC.

Postado

Valeu as dicas, sim já botei 3600 e todas as outras entre 3600 e 3200, deu tela azul em tudo.

entendi vou vender essas minhas e pegar 2 de 16 algum modelo para indicar?

sobre orçamento nessa faixa de 2000 mesmo, pretendo trocar de começo a placa-mãe e o gabinete, e mais p frente memória

Postado

@Tinho Jr não tem nenhum modelo em especial, geralmente quando eu vou indicar algum modelo pra alguém eu vejo as opções com melhor preço na hora da compra, sem rola algumas promoções aqui e ali. Foque em marcas como XPG (Adata), Kingston, Corsair, TeamGroup e Geil, por exemplo. Fique de olho nos timings também, por exemplo, para 3600MHz no mínimo CL18-22-22, enquanto mais baixo melhor (e mais caro também).

Exemplos:

Corsair Vengeance LPX 2x16GB 3600MHz CL18-22-22-42 - R$570 (sem RGB)

Kingston Fury Beast RGB 2x16GB 3600MHz CL18-22-22-(?) - R$620 (se você curte RGB)

TeamGroup T-Force Delta RGB 16GB 3600MHz CL18-22-22-42 - R$280 (cada pente 16GB e já com RGB)

Se for pra economizar um pouco dá pra pegar memórias 3200MHz (CL16-20-20), pode economizar até uns R$100.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...