Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi Galera, boa noite!

É o seguinte, fui pesquisar as especificações e preços do processador em questão e me deparo com dois anúncios aparentemente distintos no site da Kabum

O primeiro apresenta um Ryzen 5 5500 com memória cache de 19MB, e o segundo com memória cache de 16MB.

Porém de acordo com o que sei, o processador apresenta somente 16MB cache, o que está me causando confusão.

Estou considerando comprá-lo, porém gostaria de saber se realmente existe essa dita versão de 19MB cache, e em caso afirmativo, ele representa um diferencial muito grande a versão de 16MB cache?

Edit: Esqueci de acrescentar que dei uma olhada nas especificações de ambos os anúncios e ambos constam memória cache de 16MB, pode ser um erro do primeiro anúncio?

• Solução
Postado
12 minutos atrás, nalsya disse:

Estou considerando comprá-lo

Não faça isso, o 5500 é um processador capado que não vale seu dinheiro. Das duas uma: ou você pega um 3600 mais barato, que vai ter mesmo desempenho, ou já investe para pegar o 5600 direto.

13 minutos atrás, nalsya disse:

Esqueci de acrescentar que dei uma olhada nas especificações de ambos os anúncios e ambos constam memória cache de 16MB, pode ser um erro do primeiro anúncio?

Não é erro, eles estão somando o cache L2 (512kb por núcleo) com o L3 (16MB para o processador inteiro) para fazer parecer que tem 19 e enganar consumidor trouxa, a final 19 é melhor que 16.

• Curtir 1
Postado

Eu dei uma pesquisada, e realmente o 3600 tem um bom custo beneficio, principalmente pelo seu cache, porém estou buscando um processador para jogos, procurando uma boa performance. Ambos parecem performar bem, sendo que o 5500 aparenta ter uma certa vantagem em relação ao 3600, considerando o fato de ser mais recente e sua arquitetura zen3 , entregamdo um preço equivalente. 

Acho que em relação a isso, somente o orçamento daria um veredito, e como disse, acredito o 5500 não precisa necessariamente ser desconsiderado, já que ambos entregam algo bom para suas faixas de preço.

Quanto ao 5600, eu já estou com a placa-mãe MSI A520-A PRO em mãos e ao considera-lo estaria abrindo mão do pcl-e 4.0 e estourando meu orçamento, algo que não estou disposto.

A respeito dos anúncios, realmente, foi uma boa eu ter perguntado, achava que estaria perdendo alguma performance de um para o outro, mas aparentemente é só engano!

Obrigado pelas dicas e o esclarecimento.

Abraços!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!