Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Existe algum processador ideal que quebraria um galho inicial para uso com estudos, programas de desenho e com jogos tipo Stardew Valley, The Sims ou Project Zomboid sem placa ou integrada barato, até ser viável ou aparecer uma oportunidade para comprar uma placa de vídeo numa promoção sem atualizar o processador? Planejo rx6600 ou similares, para jogar FPS futuramente.

• Moderador
Postado

@samisun  Olá, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Sim, é possível utilizar um processador sem uma placa de vídeo dedicaca, porém, o processador deve possuir uma APU (placa de vídeo integrada).

Para saber qual processador indicar para você, é importante você informar qual é o seu orçamento e se você já possui outros itens da configuração, principalmente a placa-mãe, já que essa é que vai indicar qual CPU pode ser compatível, poderia informar isso por favor?

Abraços!

• guilherme_dr alterou o título para Ajuda na escolha de um processador com placa de vídeo integrada
Postado
28 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@samisun  Olá, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Sim, é possível utilizar um processador sem uma placa de vídeo dedicaca, porém, o processador deve possuir uma APU (placa de vídeo integrada).

Para saber qual processador indicar para você, é importante você informar qual é o seu orçamento e se você já possui outros itens da configuração, principalmente a placa-mãe, já que essa é que vai indicar qual CPU pode ser compatível, poderia informar isso por favor?

Abraços!

Olá, obrigado!

A placa integrada acabaria sendo um gasto a mais agora que não vale a longo prazo já que eu planejo comprar uma placa dedicada futuramente?

Na verdade, eu estou planejando o setup ainda (mas já quero adiantar alguns itens que eu consiga encontrar em promoção), tenho preferência por Ryzen e quero que inicialmente custe em torno de 2.5k com espaço para upgrades futuros evitando troca de peças por um tempo. Lembrei que também quero jogar uns Open World que vão exigir um pouco de vídeo, então fiquei confusa se seria melhor aumentar o orçamento para comprar um combo de processador bom + placa de vídeo ok para melhorar a placa quando possível, ou se o processador com placa integrada quebraria o galho.

Postado
57 minutos atrás, samisun disse:

A placa integrada acabaria sendo um gasto a mais agora que não vale a longo prazo já que eu planejo comprar uma placa dedicada futuramente?

Processadores sem vídeo integrado não funcionam sem Placa de Vídeo. Quem quiser um PC sem Placa de Vídeo, seja por opção ou porque o orçamento não permite comprar uma no momento, é obrigatório que o processador possua vídeo integrado.
Placas de Vídeo dedicadas funcionam normalmente com processadores de vídeo integrado caso deixe para comprar uma no futuro, e é importante que escolha uma fonte de boa qualidade.
A "desvantagem" dos modelos com vídeo é serem menos potentes do que modelos sem vídeo, pois o vídeo ocupa espaço físico, havendo necessidade de sacrificar desempenho.

Não sei a exigência que seus programas de desenho requerem, mas o processador de vídeo integrado bom e barato é o Ryzen 5 4600G, que custa na data de hoje 579 na Pichau, Kabum e Terabyte (A Pichau costuma dar frete grátis). O vídeo integrado desse processador é semelhante a uma RX 550.
Acima dele tem o Ryzen 5 5600G e o novo Ryzen 5 5600GT. O vídeo integrado de ambos é o mesmo do Ryzen 5 4600G, mas a parte do processador é melhor. O Ryzen 5 5600G está com preço ruim, mas o novo 5600GT está custando 800 reais.
Tem também o Ryzen 7 5700G, com um vídeo integrado superior aos modelos acima, e custando hoje 1.119 reais na Pichau e Terabyte. 
Para o orçamento de 2.5k que mencionou, acredito que terá que escolher um Ryzen 5.

Para sistemas com processadores de vídeo integrado é essencial o uso de 2 pentes de memória, para assim ativar o dual channel.

Você já tem peças como placa-mãe, SSD, gabinete selecionados?
Possui alguma peça em casa que é possível reaproveitar?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@samisun  Entendo.

Hoje existem boas opções de processadores com vídeo integrado, por exemplo: Ryzen 5 5600GT ou Ryzen 7 5700G, é fato que há versões sem o vídeo integrado melhores no desempenho, como o Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700X3D, mas aí você vai precisar comprar a placa de vídeo dedicada, ou não poderá utilizar.

Uma ótima opção de placa-mãe para formar o kit, visando custo-benefício seria a MSI B450M PRO-VDH MAX.

Mas o que indico é: Se você não consegue encaixar no orçamento um CPU melhor em desempenho mas sem APU e uma placa de vídeo, a melhor saída é sim investir agora em um processador com APU e posteriormente fazer um upgrade com uma placa de vídeo dedicada.

• Curtir 1
Postado
47 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Acima dele tem o Ryzen 5 5600G e o novo Ryzen 5 5600GT. O vídeo integrado de ambos é o mesmo do Ryzen 5 4600G, mas a parte do processador é melhor. O Ryzen 5 5600G está com preço ruim, mas o novo 5600GT está custando 800 reais.

Para sistemas com processadores de vídeo integrado é essencial o uso de 2 pentes de memória, para assim ativar o dual channel.

Você já tem peças como placa-mãe, SSD, gabinete selecionados?
Possui alguma peça em casa que é possível reaproveitar?

Nesse caso, valeria mais a pena comprar um Ryzen 5 5600GT por exemplo e usar normalmente, e depois cogitar uma placa de vídeo dedicada para ele? Ou vale mais a pena ir mais barato no Ryzen 5 4600G inicialmente e dar up trocando o processador e adicionando a placa de vídeo?

Eu planejo ter 2x8 de RAM, mas ainda não me aprofundei na questão de qual exatamente comprar.

Eu ainda não tenho nenhuma peça, é meu primeiro PC, porém eu queria um processador inicial para pensar em placa-mãe, SSD e tal que combinem com os futuros upgrades que eu planejo ter. Que não precisasse de uma troca constante para acompanhar a atualização de placa de vídeo ou processador melhor 🫠

Exatamente por isso eu decidi não começar com um setup xeon + placa de vídeo, para a troca ser especificamente no processador e placa de vídeo e não alterar fonte, placa-mãe... de preferência. Não tenho certeza se seria assim que iria funcionar.

58 minutos atrás, guilherme_dr disse:

@samisun  Entendo.

Hoje existem boas opções de processadores com vídeo integrado, por exemplo: Ryzen 5 5600GT ou Ryzen 7 5700G, é fato que há versões sem o vídeo integrado melhores no desempenho, como o Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700X3D, mas aí você vai precisar comprar a placa de vídeo dedicada, ou não poderá utilizar.

Uma ótima opção de placa-mãe para formar o kit, visando custo-benefício seria a MSI B450M PRO-VDH MAX.

Mas o que indico é: Se você não consegue encaixar no orçamento um CPU melhor em desempenho mas sem APU e uma placa de vídeo, a melhor saída é sim investir agora em um processador com APU e posteriormente fazer um upgrade com uma placa de vídeo dedicada.

Por exemplo, Ryzen 5 5600GT suportaria uns jogos de forma okay até o upgrade na placa sem matar o Pc? O processador ainda valeria a pena para adicionar a placa?

Essa placa-mãe teria uma durabilidade legal, mesmo se fosse necessário novos upgrades? Acho que a parte mais pesada em pensar nesse setup para mim é a questão de visar o upgrade preferencialmente só na placa de vídeo no futuro já que é a peça mais cara, querendo uma estabilidade bem precisa nos outros componentes 😅

Postado

Está havendo confusão com nomenclatura. APU não é o vídeo integrado ao processador. A AMD chama de APU todo e qualquer processador com Vídeo integrado. O processador 4600G é uma APU com 6c/12T com a VGA Vega integrada, ou seja, dentro do processador.

APU = processador com VGA integrada.

CPU = processadores sem VGA integrada.

Com esse orçamento, você pode ver esse cara aqui e negociar com a Pichau algo mais: https://www.pichau.com.br/computador-pichau-home-hm632-amd-Ryzen-5-5600gt-8gb-DDR4-HD-500gb-45225

Lembre-se de solicitar memória em Dual channel.

Veja se trocam o HD por um SSD ou acrescente um SSD pois o valor está bem abaixo do seu orçamento.

Postado
11 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Está havendo confusão com nomenclatura. APU não é o vídeo integrado ao processador. A AMD chama de APU todo e qualquer processador com Vídeo integrado. O processador 4600G é uma APU com 6c/12T com a VGA Vega integrada, ou seja, dentro do processador.

APU = processador com VGA integrada.

CPU = processadores sem VGA integrada.

Com esse orçamento, você pode ver esse cara aqui e negociar com a Pichau algo mais: https://www.pichau.com.br/computador-pichau-home-hm632-amd-Ryzen-5-5600gt-8gb-DDR4-HD-500gb-45225

Lembre-se de solicitar memória em Dual channel.

Veja se trocam o HD por um SSD ou acrescente um SSD pois o valor está bem abaixo do seu orçamento.

mas seria melhor comprar a 5600gt sabendo que eu vou melhorar a placa de vídeo depois, ou comprar uma 5600 e uma placa 580 barata para depois só trocar a placa sabendo que eu tenho um processador melhor que funcionaria bem com, por exemplo, uma rx6600?

Postado
4 horas atrás, samisun disse:

Nesse caso, valeria mais a pena comprar um Ryzen 5 5600GT por exemplo e usar normalmente, e depois cogitar uma placa de vídeo dedicada para ele? Ou vale mais a pena ir mais barato no Ryzen 5 4600G inicialmente e dar up trocando o processador e adicionando a placa de vídeo?

Você não precisa necessariamente trocar o processador quando for colocar uma placa de vídeo, mesmo que este seja o 4600G. 

Se quiser ver processadores de vídeo integrado em ação, basta ir no youtube e pesquisar por exemplo "Ryzen 5 4600G Games", ou o nome daquele que quiser ver. Pode também pesquisar por Ryzen 5 5600G VS Ryzen 5 4600G...
Você verá o vídeo integrado de cada um deles em ação. 
São processadores capazes de rodar games sem placa de vídeo, porém games mais pesados de maneira humilde, diminuindo gráficos e resolução sempre que necessário. São produtos fantásticos desde que o usuário saiba o que tem em mãos.

Em relação às memórias, procure pentes de frequência 3200mhz e latência baixa como CL 16. De 3600mhz é melhor ainda, pois gráficos integrados se beneficiam de frequências maiores. Por padrão o 4600G suporta até 3200mhz, o 3600mhz seria ativado via xmp, mas não é garantido que funcionará, apesar de todos dizerem que sim, que funciona. Vai depender também da placa-mãe. 

Você mencionou a RX 580 como placa barata. Barata quanto? Deve saber que não existe mais RX 580 nova, todas essas RX 580 que se vê por aí, seja no Brasil ou China, são produtos reciclados, onde pegaram chips de placas que faziam mineração de criptomoedas e montaram tudo em um outro pcb, estampando nomes de marcas praticamente fictícias.
Ainda assim, se conseguir uma promoção do Aliexpress por 300 reais com os impostos já inclusos, aí sim acho bom negócio. 
Comprando no Brasil seria interessante se conseguisse por uns 600 e com 1 ano de garantia. Tinha uma da Biostar nesses termos na terabyte, mas acabou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...