Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

Bom dia, pessoal!

Desde que comprei meu primeiro teclado mecânico, anos atrás, me arrependi amargamente. É extremamente barulhento e, portanto, desagradável. Por mais que meu teclado atual (Sharkoon Skiller Mech SGK3) tenha switches Blue, mesmo opções mais silenciosas (como os Red, que já testei em alguns modelos) ainda são muito barulhentas na minha opinião.

Eis o que desejo fazer: deixar o teclado mecânico para quando for jogar na TV da sala (conectado a um OrangePi Zero 3 4GB), onde o barulho incomoda menos, e comprar um teclado de membrana bem macio e silencioso para trabalhar e, eventualmente, jogar algum FPS ou MMORPG (os demais estilos eu prefiro jogar com joystick). O problema é que está difícil encontrar algo interessante.

Estou pensando em gastar até R$ 300,00, mas poderia ser mais, se compensar. Os requisitos são:

• Ser ABNT2;
  • Não ser mecânico (quero necessariamente teclado de membrana);
  • Não ter iluminação colorida (arco-íris) permanente. E, se for RGB, deve ser configurável pelo próprio teclado (programas proprietários dos fabricantes de teclados tendem a não funcionar no Linux). O ideal seria com iluminação branca, azul ou nenhuma iluminação;
  • Ter atalhos multimídia, e preferencialmente separados (sem precisar da tecla FN para ativar);
  • Ser funcional em jogos. Não precisa ter N-Key Rollover, mas não pode travar naquelas combinações comuns de teclas para jogos de FPS;
  • Preferencialmente estilo chiclet ou com teclas baixas;
  • Preferencialmente TKL (sem teclado numérico).

Considerando que os teclados mecânicos de baixo custo (e baixa durabilidade) da Redragon dominaram o mercado de entrada, hoje em dia é difícil achar teclados de membrana voltados a jogos, ainda mais com teclas baixas e em formato TKL. Então, de certa forma, já aceitei que não vou conseguir conciliar tudo.

No trabalho tive a oportunidade de usar um Dell KB216 e adorei a experiência de digitação e o silêncio dele. Eu adoro esse estilo de tecla e o custo é baixo (em torno de R$ 80,00). O problema é que a combinação W + Shift + Espaço, essencial para jogos de FPS, parece não funcionar nele. Fui, então, buscar outras alternativas.

Encontrei o Multilaser Warrior TC222. Ele tem preparação para não travar em combinações de teclas comuns para jogos. Porém, ele é grande demais (apesar de eu ter gostado do visual, que combina com meu desktop), e eu não coloco muita fé na durabilidade. Custa em torno de R$ 95,00, já com o frete (o que o coloca em patamar de custo semelhante ao Dell).

No mesmo estilo do Dell e custando menos (em torno de R$ 60,00), há o Philips SPK6208B/FG. Ele afirma ter 6-key rollover no melhor dos cenários, então não duvido que tenha o mesmo problema do Dell (não consegui achar essa informação).

Por fim, acabei retornando às opções clássicas. Há o Logitech K120, que é feio pra caramba, mas custa R$ 60,00. E a opção que parece fazer mais sentido até então: o Microsoft Wired 600, também por R$ 60,00, com teclas um pouco mais baixas que o convencional, teclas multimídia separadas e visual que me agrada. Nenhum desses dois é bom para jogos, mas pelo menos nas combinações comuns de teclas eles não parecem ter problemas.

Enfim: o que fazer? Desde já, obrigado por qualquer ajuda.

• Moderador
Postado

@KairanD Eu utilizei por um tempo e gostei bastante do Gamer Hyperx Alloy Core. 

Tem uma construção muito boa, tem RGB configurável, ele trás pré-configurações de mudança de cores (arco-íris horríveis rs.), mas você pode optar por cores fixas e escolher qual a cor (eu deixava tudo azul por exemplo). Ele é de membrana mas devo admitir, não achava ele extremamente silencioso.

O que ele não atende ao que citaste como requisitos é:: não tem teclas estilo chiclet e tem teclado numérico.

Enfim, espero ajudar.

Abraço!

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

Encontrei também o Redragon Shiva, que o @Mikhail Kosevich Volkov mencionou: https://www.terabyteshop.com.br/produto/18994/teclado-gamer-redragon-shiva-RGB-black-abnt2-k512rgb

Contudo, considerando todas essas opções, estou querendo pegar o Fallen Pantera Eco TKL que o @Pedroou mencionou. Vi alguns vídeos e ele parece bem silencioso, e o fato de ser TKL está pesando muito (nunca tive teclado TKL e quero testar). Os efeitos de luz são fáceis de ajustar pelo teclado e inclusive há uma tecla dedicada só para desligar a iluminação (o que eu adorei). O único contra dele seria não ter teclas multimídia dedicadas para pausar e avançar/voltar faixas de música, mas isso eu consigo ajustar nas configurações do GNOME no Linux (basta atribuir um atalho. Não é o ideal - prefiro as teclas dedicadas -, mas resolve. A parte do volume é muito mais importante).

Devo comprar ele hoje. Assim que chegar, digo o que achei. 🙂

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

O único contra dele seria não ter teclas multimídia dedicadas para pausar e avançar/voltar faixas de música

Talvez você consiga colocar elas na teclas da esquerda. Só a função não vai combinar com o símbolo.

image.png

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Pedroou @guilherme_dr @Mikhail Kosevich Volkov Estou usando o Pantera Eco há alguns dias já. Adorei! Ele tem quase todos os aspectos que eu queria.

Primeiro, pontos positivos. A iluminação é muito bonita e achei extremamente agradável digitar nele (as teclas são mais baixas que em um teclado de membrana convencional). É, de longe, o teclado mais silencioso que já tive, e as teclas são bem firmes, embora não pesadas. Gostei muito mais dele que do teclado mecânico que tinha anteriormente (Sharkoon Skiller SGK3 com switches Kailh Blue). O anti-ghosting funciona super bem, assim como as teclas multimídia (que consegui alterar para inserir os atalhos de música).

Sobre os pontos negativos... Quanto à qualidade de construção, bem... É um plástico comum, leve. Além disso, notei pequena mudança de coloração do plástico em algumas teclas. Contudo, isso já era esperado nessa faixa de preço. Esse teclado surpreendentemente não tem memória para salvar a configuração de iluminação também. Ou seja, toda vez que ligo o PC, preciso trocar os efeitos/cores para azul ou branco sólido.

Felizmente, não achei que flexiona ao digitar (tem alguma rigidez devido ao formato do teclado). Algo curioso: percebi que esse teclado TKL usa a mesma placa controladora do modelo completo... Existe, inclusive, uma luz de Num Lock "fantasma" (tampada pelo plástico) que fica acesa se o Num Lock estiver habilitado no sistema (como estava ativado por conta do meu teclado antigo, estranhei isso até compreender o "problema").

Obrigado pela ajuda, pessoal. 🙂

• Curtir 1
  • Amei 3
  • Membro VIP
Postado

Imaginava que o plástico não era dos melhores. Até achei que o LED não seria bonito.

1 hora atrás, KairanD disse:

Esse teclado surpreendentemente não tem memória para salvar a configuração de iluminação também.

Isso é bem chato, não sabia desta informação, talvez com algum software para controle de cores da placa-mãe seja possível que altere as cores automaticamente se ele estiver habilitado para iniciar junto quando o PC ligar.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Pedroou Pois é, eu também esperava que o plástico não seria bom... E que a iluminação não seria boa. Mas a potência dos LEDs surpreendeu muito positivamente! Em termos de iluminação, ele não deixa a desejar para teclados mais caros (capaz de ser até melhor que alguns por aí).

Sobre a questão do controle das cores, foi uma surpresa infeliz, mas nada que seja impeditivo. Eu só uso cores sólidas (azul ou branco), então basta apertar duas ou três combinações de teclas ao iniciar o PC... Sobre software de controle, acredito que nenhum seja capaz de interagir com esse teclado, já que não deve existir protocolo de comunicação. E, mesmo que houvesse, precisaria ser compatível com o OpenRGB para funcionar no Linux (programas proprietários para controlar iluminação geralmente não têm suporte).

Enfim, isso não me entristece. Estou super satisfeito. 🙂

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...