Ir ao conteúdo

Ryzen 5 4500 + Radeon Rx 6650 XT, gargalo à vista?

Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou em busca de adquirir meu primeiro pc, gostaria de saber se o processador irá gargalar com a placa de vídeo e onde posso ver quantos fps irei pegar na configuração, pesquisei bastante e não encontrei muito no YouTube. Inclusive, o processador não é possível alterar, pois irei comprar ele montado (pichau), porque foi o que eu achei de mais barato, infelizmente.

Configuração:

Ryzen 5 4500

Rx 6650 XT

16gb ram

Obs: se tiverem recomendações de placas de vídeos até 1.600R$ (não pode passar 1 centavo 🥲) ou de pcs até 3.200R$ eu aceito demais!

• Solução
Postado

Placa até 1600 seria (em promoção) a RX 7600, que infelizmente está bastante cara agora. Você tem como investir tanto assim mesmo? Não cabe uma placa de vídeo neste valor em seu orçamento atual, teria de expandir o valor que pretende gastar na máquina.

Ryzen 4500 não vale a pena, para jogos você deve começar com o 5500 no mínimo. 4500 tem metade do cache dele e é baseado em Zen 2 (litografia com baixo desempenho atualmente) então nem deve ser considerado. 

Abaixo fica minha recomendação 

https://meupc.net/build/EDX59H

Não adicionei gabinete porquê não coube em 3200, mas você acha seguido o 5500 por 550 reais e a placa-mãe por 50 reais a menos, com esta sobra consegue adicionar um gabinete de entrada como o Mancer Goblin.

Postado

Aconselho comprar um processador com Vídeo integrado e ir brincando enquanto pega esses 1.600 e junta mais uns 1.000 pra comprar uma placa boa que rode jogos ai por algum tempo ainda.. pois 1.600 seria uma placa mediana e não aconselho pra jogar competitivo.. fica a dica e fica com deus..

Postado

Como mencionado pelos colegas acima, mais vale, com esse orçamento apertado, um processador de vídeo integrado, assim você tendo um PC "bom" e que ficará melhor ainda com uma placa de vídeo, podendo ser um 5600G ou até mesmo, já com AM5, um 8500G(ou 8600G)

E sobre o PC montado estar "mais em conta", provavelmente não está, e na realidade as peças devem ser "ruins", como placa-mãe da Biostar, gabinete simples, cooler box padrão e etc, já que por cerca de 3000, já é apertado combinar uma 6650XT+Ryzen 4500 com a fonte e placa-mãe, imagina com o resto das peças 

Postado

Boa noite. Que surpresa, não esperava respostas ainda hoje. Bom, então seria mais interessante ver um pc 5600g do que algo como um 5500 + rx 6600, que é inferior a 6650 XT? Inclusive, meu objetivo não é muito o competitivo, eu acho. É meu primeiro pc, quero jogar de tudo no alto, inclusive jogos fps, não curto a ideia de jogos fps no low, por mais que seja coisa de pro player. Aliás, a configuração do pc Ryzen 5 4500 + Rx 6650 XT é a seguinte:

(pc gamer pichau)

Ryzen 4500

A520-DX (mancer)

2x8gb dantalion z (mancer)

SSD Sata Reaper S 480gb (mancer)

Xfx swft210 rx 6650 XT

Mancer Thunder 500w

Mancer Ward (gabinete)

Fica no total de 3.299,98, no pix.

No mesmo valor creio que dê para montar um 5500 + 6600 no Kabum (monte seu Pc Kabum). 

Obs: Não estou cogitando muito a ideia de gráficos integrados, não me agrada muito. Estou querendo comprar tudo junto para chegar de uma vez só, inclusive.

Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Ryzen 4500 não vale a pena, para jogos você deve começar com o 5500 no mínimo. 4500 tem metade do cache dele e é baseado em Zen 2 (litografia com baixo desempenho atualmente) então nem deve ser considerado

Reitero o acima, e a situação ficaria ainda pior se usasse ele em vez do 5500, em jogos FPS ficará com desempenho bastante reduzido.

Aliás, PC pré montado não vale a pena, as empresas põe peças de baixa qualidade que durão pouco ou te trazem dores de cabeça ao passar do tempo, mas caso queira um PC verdadeiramente bom vale a pena você comprar as peças individuais e montar, além de não ser algo tão difícil de se fazer (basta ver vídeos de como realizar montagem de computador e ter calma e atenção) e como brinde ainda sai mais em conta.

Então 3300 é o teto máximo?

7 minutos atrás, furdyy disse:

Não estou cogitando muito a ideia de gráficos integrados, não me agrada muito

Melhor mesmo, economiza dinheiro e consegue o mesmo desempenho. Só valeria a pena se fosse pegar a placa de vídeo no futuro, mas este não é o caso.

Postado
6 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Então 3300 é o teto máximo?

Sim, o ideal seria 3200, entretanto, 3300 é meu limite máximo. Bom, eu escolhi esse pc pichau pois sempre que eu escolhia peça por peça saia uns 200 conto mais caro que na pichau, aí estourava o valor, entende? Já vi alguns vídeos sobre montagem e não achei difícil, tanto que o pc da pichau que anexei é na opção (montar em casa). Enfim, acho que agora vou dar alguma pesquisada sobre, tentar recombinar peças, tentando ficar com o 4500, pois vi que ele dá 24.7% de gargalo com a 6650 XT e 4% em jogos, se não der certo, vou de 5500 + RX 6600. Mesmo assim, acha que é idiotice esse pc Ryzen 4500 + 6650 XT?

Postado

@furdyy Como reiterado pelo colega acima, esse PC montado não é uma boa opção, essas placas da Mancer não são confiáveis, memória e SSD também não, são peças "ruins" por isso, fazendo a compra separadamente vai sair mais caro, pois as peças vão ser de maior qualidade, vale mais esses 200 do que ter problemas, já sobre RX 6600 e Ryzen 5 500 ou RX 6650XT e Ryzen 5 4500, reiterando o que o colega citou, vai perder um desempenho considerável pelo processador mais básico, a 6600 com o 5500 te trará maior estabilidade e desempenho na prática, e sobre essas porcentagens de gargalo, não se iluda, se for em calculadora de gargalo, muitas vezes há "falhas", uma configuração que tive recentemente era dada como sem gargalo em jogos, e em praticamente todos o uso da CPU estava no máximo e da GPU baixo, recomendo mais que veja Gameplays e testes de RX 6650XT com Ryzen 4500 do que se basear em calculadoras 

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@furdyy Como reiterado pelo colega acima, esse PC montado não é uma boa opção, essas placas da Mancer não são confiáveis, memória e SSD também não, são peças "ruins" por isso, fazendo a compra separadamente vai sair mais caro, pois as peças vão ser de maior qualidade, vale mais esses 200 do que ter problemas, já sobre RX 6600 e Ryzen 5 500 ou RX 6650XT e Ryzen 5 4500, reiterando o que o colega citou, vai perder um desempenho considerável pelo processador mais básico, a 6600 com o 5500 te trará maior estabilidade e desempenho na prática, e sobre essas porcentagens de gargalo, não se iluda, se for em calculadora de gargalo, muitas vezes há "falhas", uma configuração que tive recentemente era dada como sem gargalo em jogos, e em praticamente todos o uso da CPU estava no máximo e da GPU baixo, recomendo mais que veja Gameplays e testes de RX 6650XT com Ryzen 4500 do que se basear em calculadoras 

Opa! Realmente, vi os poucos benchmarks que achei e geralmente ficavam em cpu 70%~80% e gpu 50%~70%, no starfield não saiu nem dos 30 fps no low, ainda bem que alertaram. Inclusive, montei essa config, é boa? Só a fonte que eu não gostei, queria uma Gamdias Cyclops M1-500w ou uma mwe 550 bronze V2, mas ok, acho que essa Silverstone deve ser boa.👇

5500 + 6600 triple fan

Postado

@furdyy Sim, está interessante essa configuração, não sei muito sobre esse modelo de fonte mas creio que será suficiente, porém as outras citadas por você realmente seriam opções melhores

Mas essa configuração está aceitável e te trará bom desempenho 

Postado
6 minutos atrás, furdyy disse:

queria uma Gamdias Cyclops M1-500w

Possui mais ou menos a mesma qualidade que a Silverstone, saindo mais barata.

6 minutos atrás, furdyy disse:

mwe 550 bronze V2

Seria ideal, mas está cara demais.

A configuração em si está ok, mas eu faria algumas mudanças, mas ainda recomendo a configuração que montei anteriormente 

Postado
5 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

A configuração em si está ok, mas eu faria algumas mudanças, mas ainda recomendo a configuração que montei anteriormente 

Na sua configuração, eu deveria pegar um par de memória cl16 ao invés dessa lexar ares cl18 ou não faz muita diferença?

Postado

Cl16 é ideal, mas frequência (em jogos pelo menos) mais alta é melhor. A meu ver, pelo mesmo preço a Ares vale mais a pena, pela frequência que permite, com overclock é claro, uns 3800-3900MT/S o que garante maior longevidade para os módulos.

Postado
4 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Cl16 é ideal, mas frequência (em jogos pelo menos) mais alta é melhor. A meu ver, pelo mesmo preço a Ares vale mais a pena, pela frequência que permite, com overclock é claro, uns 3800-3900MT/S o que garante maior longevidade para os módulos.

Certo, certo. Ainda sobre a configuração, acha que vale a pena trocar o SSD NVMe por um sata? Vi que ambos iniciam o windows no mesmo tempo, praticamente. A diferença é de 50 reais, que já é bom para fechar o valor de até 3300.

Postado

@furdyy Pra iniciar o Windows realmente a diferença é pouca, mas para carregamento em jogos/download, a diferença é um pouco mais considerável, porém se você não se importa tanto com isso, pode ir no Sata, mas pra mim, não vale a pena fazer essa mudança por tão pouca economia(se fosse pelo menos uns 100 reais de diferença, seria mais "ok")

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, ChristianRJ2 disse:

@furdyy Pra iniciar o Windows realmente a diferença é pouca, mas para carregamento em jogos/download, a diferença é um pouco mais considerável, porém se você não se importa tanto com isso, pode ir no Sata, mas pra mim, não vale a pena fazer essa mudança por tão pouca economia(se fosse pelo menos uns 100 reais de diferença, seria mais "ok")

Entendi, seu ponto faz sentido, gostei da sua configuração, ficou 3.370 com o gabinete Ward v2, já com fretes, obrigado.

Postado
8 minutos atrás, furdyy disse:

A diferença é de 50 reais,

Nem vale a pena então, espere alguma promoção para que o preço de alguma coisa baixe mas não te recomendo pegar SATA.

Hoje em dia os modelos de boa qualidade são mais caros que o NV2 de 1TB, sendo escassos e mais lentos que um NVMe.

Iniciar windows rapidamente até um HD faz isso, mas nas horas que esperar um aplicativo abrir ou a transferência de um arquivo aí que notará a diferença.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, furdyy disse:

... seria mais interessante ver um pc 5600g do que algo como um 5500 + rx 6600, que é inferior a 6650 XT? 

Não, o Ryzen 5500 + RX6600 é melhor que o 5600G com seu gráfico integrado fraco - equivalente a uma RX550.

Mesmo que depois você coloque uma RX6600 com o 5600G ficará a mesma coisa, pois o 5600G não é um "5600"- como o 5600, 5600X; é um Ryzen 5500 com gráfico integrado e nome "engana incautos". 😉  APU (5600G e similares) é opção para quem não tem dinheiro para comprar uma GPU dedicada e se contenta em jogar alguma coisa mesmo que seja com menos de 30 FPS.

3 horas atrás, furdyy disse:

Mancer Ward (gabinete)

Gabinete praticamente sem airflow, tem um vidro/acrílico praticamente colado sobre os fans frontais, não vão conseguir puxar ar.

O "garoto propaganda" da Mancer diz num Vídeo que tem "entrada de ar" dos lados do vidro - uma fresta de  menos de 1 centímetro; mas só se montar os fans por dentro do painel frontal, afastados dos vidro é que vão conseguir puxar algum ar por estas frestas, e pouco. Do jeito que o gabinete é apresentado em fotos e vídeos os fans frontais  servem apenas de enfeite.

Pegue o Mancer Goblin ou o Mancer Goblin v2, modelos que tem frente mesh, ai sim terá airflow.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!