Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola vim aqui porque meu pc esta esquentando muito tenho um Ryzen 5 5600g quando estou jogando valorant ele usa 100% da gpu e esta usando 90% de cpu e com 90 graus não sei se era pra bater 90 de uso jogando valorant, no caso precisaria trocar o aircoller? Uso o que veio no processador.

Mais uma coisa esta batendo 90% de uso porque esta muito alta a temperatura?

Obs:Ryzen 5 5600g

Rx 580 2048sp

A320m pro

Fonte 450w plus bronze 

• Pedroou alterou o título para Ryzen 5 5600g em 90% de uso e 90 graus
Postado

Tenho esse mesmo processador e no Valorant é difícil ele passar de 70%, tem algum programa ou serviço consumindo muito do processador! Em relação a temperatura, se usa o Cooler Box dele já é o suficiente, pode ser a pasta térmica que está precisando trocar. Tenta jogar com a tampa lateral aberta e veja se ajuda na temperatura, pode ser o gabinete.

Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Qual seu gabinete?

Gabinete Gamer Neologic Rainbow

@Thiago Pelosini

33 minutos atrás, Thiago Pelosini disse:

Está atingindo quantos fps? Perguntando pra entender se a performance está normal.

Os fps esta ate que normal roda na faixa de 200 e poucos as quando tem mt trocaçao cai para uns 160 fps mas fica nessa media

1 hora atrás, Mateus EduS disse:

Tenho esse mesmo processador e no Valorant é difícil ele passar de 70%, tem algum programa ou serviço consumindo muito do processador! Em relação a temperatura, se usa o Cooler Box dele já é o suficiente, pode ser a pasta térmica que está precisando trocar. Tenta jogar com a tampa lateral aberta e veja se ajuda na temperatura, pode ser o gabinete.

Po ai estava com a tampa aberta e mesmo assim batendo os 90 graus

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@ninjabrow Bom dia

Qual o modelo do gabinete, verifique se o cooler do processador se está bem preso.

Depois vou verificar quando chegar em casa

Postado
35 minutos atrás, Pedroou disse:

Seu gabinete é ruim, não tem fluxo de ar. Poderia trocar ele a adicionar fans ao novo, isso certamente vai ajudar.

Se eu colocasse aircooler não resolveria não? Estava pensando em um da gammax ag400 120MM

• Membro VIP
Postado

Sim e não, seu gabinete vai continuar sendo um forno e circulando o mesmo ar quente. Vai ajudar, mas resolver efetivamente, não.

No cenário ideal você colocaria um air cooler e um gabinete novo. O que pode fazer é tentar remover o painel frontal do gabinete e usar sem.

Postado
3 horas atrás, ninjabrow disse:

Culpado! 😛 

Airflow significa entrada de ar pela frente com a menor restrição possível, esse ai não tem isso.

2 horas atrás, Pedroou disse:

O que pode fazer é tentar remover o painel frontal do gabinete e usar sem.

Isso, se colocar imãs na frente fica fácil de tirar e colocar, o complicador é os fios do enfeite de LEDs. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Culpado! 😛 

Airflow significa entrada de ar pela frente com a menor restrição possível, esse ai não tem isso.

Isso, se colocar imãs na frente fica fácil de tirar e colocar, o complicador é os fios do enfeite de LEDs. 

Entendi. Qual seria melhor comprar um gabinete novo ou um air cooler?

Tirar a tampa da frente e complicado

3 horas atrás, Pedroou disse:

Sim e não, seu gabinete vai continuar sendo um forno e circulando o mesmo ar quente. Vai ajudar, mas resolver efetivamente, não.

No cenário ideal você colocaria um air cooler e um gabinete novo. O que pode fazer é tentar remover o painel frontal do gabinete e usar sem.

Alguma dica de gabinete bom?

Postado

Para o seu hardware - APU sem GPU dedicada; o Montech X3 Mesh - R$ 230,00 o que é uma boa opção:

Tem frente mesh (tela) e vem com seis fans, 3 de 140mm, 3 de 120mm o que garante um bom airflow - vide no review no Gamers Nexus.

O inconveniente é que estes fans tem LED RGB Rainbow - nesse tipo os LEDs acendem em 6 cores fixas fazendo um arco-íris sem graça, não "dançam a Macarena" e nem mudam de cor, felizmente pode desligar pelo botão LED do gabinete quando estiver enjoado da "bandeira". Veja nesta sequencia como são as cores estáticas, e também, por serem com velocidade fixa (não tem PWM) o ruído que fazem é bem audível.

31 minutos atrás, ninjabrow disse:

Tirar a tampa da frente e complicado

É porque você tem uma visão pré-concebida a respeito disso, veja nesse novo gabinete Montech apresentado na Computex 2024 que a frente é feita para ser retirada facilmente permitindo apontar os fans mais na direção da placa-mãe - eles estão montados numa estrutura que gira na vertical; assim quando for usar o computador de forma intensiva pode melhorar o airflow (refrigeração). 😉 

Montech HS01

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Para o seu hardware - APU sem GPU dedicada; o Montech X3 Mesh - R$ 230,00 o que é uma boa opção:

Tem frente mesh (tela) e vem com seis fans, 3 de 140mm, 3 de 120mm o que garante um bom airflow - vide no review no Gamers Nexus.

O inconveniente é que estes fans tem LED RGB Rainbow - nesse tipo os LEDs acendem em 6 cores fixas fazendo um arco-íris sem graça, não "dançam a Macarena" e nem mudam de cor, felizmente pode desligar pelo botão LED do gabinete quando estiver enjoado da "bandeira". Veja nesta sequencia como são as cores estáticas, e também, por serem com velocidade fixa (não tem PWM) o ruído que fazem é bem audível.

É porque você tem uma visão pré-concebida a respeito disso, veja nesse novo gabinete Montech apresentado na Computex 2024 que a frente é feita para ser retirada facilmente permitindo apontar os fans mais na direção da placa-mãe - eles estão montados numa estrutura que gira na vertical; assim quando for usar o computador de forma intensiva pode melhorar o airflow (refrigeração). 😉 

Montech HS01

Certo entendi. E em relação ao uso do processador esta ficando entre 80 a 100% de uso quando estou jogando isso não e nem um pouco normal seria por causa da temperatura?

Postado

A RX 580 é mais fraca que o Ryzen 5600G, então era para o CPU não ter tanta utilização, pode ser que porque chegou em 90 graus o clock foi reduzido para esfriar e para acompanhar a GPU a utilização aumentou.

Antes de comprar qualquer coisa testa com o gabinete todo aberto, sem a lateral e se possível sem a frente.

Postado
21 minutos atrás, 1lokos disse:

A RX 580 é mais fraca que o Ryzen 5600G, então era para o CPU não ter tanta utilização, pode ser que porque chegou em 90 graus o clock foi reduzido para esfriar e para acompanhar a GPU a utilização aumentou.

Antes de comprar qualquer coisa testa com o gabinete todo aberto, sem a lateral e se possível sem a frente.

Entendi valeu. O problema e abrir essa tampa da frente nem sei como abre

Postado
11 horas atrás, 1lokos disse:

Consegui abrir a tampa da frente, ele abaixou para 82° graus  não esta oegando mais 90 °graus.

Postado

@1lokos comprei uma pasta termica de 12w do Aliexpress e tambem comprei um aircooler da deepcool ag400 plus fiz boas escolhas? Quando chegar eu volto aqui para dar o resultado 

Postado

O AG400 foi, já a pasta térmica desnecessária, pois a DeepCool manda sachê com uma pasta boa junto com o cooler. Pode até fazer um comparativo entre as duas pastas. Pasta térmica "HyperPika" de $10 a grama faz diferença minima em CPU/APU de baixo consumo. 😉 

Os 8 graus de diferença com o gabinete sem a frente é muito.  Os gringos tem uma "Rule of the thumb" que se tirando a frente do gabinete a temperatura do CPU baixa mais de 5 graus... pintar o gabinete de verde. 😜

Veja que no Montech Air 903 BASE (3 fans 140mm) a diferença com a frente aberta (Open Front) é de 2 graus.

case-front.jpg

Tem gabinete que é apenas 1 grau, no Fractal Design *orren* é zero (substitua o * por T), veja como a frente deste gabinete tem pouca restrição para a passagem de ar.

• 2 semanas depois...
Postado

então chegou o meu ag400 plus coloquei ele e realmente e a temperatura desabou para 55graus jogando com a tampa lateral aberta se eu fechar o pc vai para uns 70 graus.

Em relação ao 100% de cpu descobri uma coisa, meu pc estava com trojan ai acho que ficava minerando meu pc usando o cpu por isso estava nos 100%, removi eles e agr esta usando 40% de cpu, estava pegando 90 graus também por isso.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...