Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa entt, eu estou estou tentando fazer um boot no meu SSD externo com uma distro de Linux, mas simplesmente não funciona. Estou querendo instalar o Fedora. Então eu bootei um pendrive com a ISO, e conectei o SSD ao note tambem, fiz todo o sistema da BIOS, abri a versão teste do Linux, e com instalador selecionei o SSD, apos concluir reiniciei o note e mudei na BIOS para começar o boot no linux, mas o erro é sempre o mesmo "initrams unpacking failed:...".
Tentei diversas vezes, mas não foi, realizei a formatação do SSD com o CMD com o "diskpart" e tal, tentei mas o erro persiste, tentei outras distros como o Kali, o Ubunto, PoP... Após isso tentei de outra maneira dando um flash na ISO com o Balena Etcher, mas simpre aparece erro ao comprimir a imagem.  Como contorno esse erro, o SSD é novo ja fiz teste de status, tambem tentei por um computador, mas o resultado é o mesmo.
WhatsAppImage2024-06-07at3_25_45PM.thumb.jpeg.0013447bc586f6082ad5930218fb1ee9.jpeg

Postado
41 minutos atrás, CO3LHO223 disse:

Então eu bootei um pendrive com a ISO, e conectei o SSD ao note tambem, fiz todo o sistema da BIOS, abri a versão teste do Linux, e com instalador selecionei o SSD, apos concluir reiniciei o note e mudei na BIOS para começar o boot no linux, mas o erro é sempre o mesmo "initrams unpacking failed:...".

BIOS é masculino, o BIOS, sistema é masculino. Se o disco é externo precisa estar certo de que o genrenciador de boot está apontando para a unidade em que ele está conectado. E isso não vai estar na configuração de BIOS. Como o disco é conectado? qual o gerenciador de boot que está usando? como terminou a instalação?

Postado

Como gerenciador, utilizei o "Ventoy", que foi instalado no pendrive. Depois, coloquei a ISO do Fedora. Nas configurações de BIOS, selecionei o Ventoy para iniciar em vez do Windows. Iniciei a versão de teste do Fedora e, dentro dela, iniciei a instalação com o software presente no sistema (Instalador Anaconda). Configurei para que fosse instalado no SSD externo, que está em uma case com adaptador USB 3.0. A instalação terminou bem todas as vezes que testei.

"Fedora foi instalado com sucesso e está pronto para ser usado  Reinicie o sistema para começar a usar"

Mas ao reiniciar aparece o erro "initrams unpacking failed:...

Postado

Mas qual o gerenciador de boot da instalação definitiva? Precisa de algo no próprio disco interno, ou de um boot pelo pen-drive com o pen-drive mostrando o o Windows e o Linux pra você poder escolher. Use grub2 como todo mundo. 

Postado

Eu acabei de testar com o Rufus, foi mais longe desta vez, o OS baixou e consegui configurar algumas coisas, sem ser um sistema de teste. Eu estou usando o grub2, tanto é que ando eu seleciono o Fedora o erro aparece.

Postado

Deve instalar o grub2 numa pequena partição em um disco interno. Nada tem a ver com o BIOS nesse caso. E na instalação do sistema deve instalar o grub nessa partição. 1 gigabyte é suficiente, pode usar diskpart no windows para arrumar espaço.

Outra opção é instalar a partição de boot num pen-drive e partir dele especificar o boot pelo disco externo, pelo nome da partição ou pelo device name se puder garantir que vai montar sempre na mesma porta.

Uma outra é não usar o grub e usar BCDEDIT no Windows para especificar a nova opção de boot. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!