Ir ao conteúdo

Fonte Mancer Thunder 400W aguenta RX580 e i5 de 3ª geração?

Ir à solução Resolvido por Prescott355,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, espero que estejam bem

Recentemente, eu estava planejando comprar uma placa de vídeo RX 580 8gb, mas a minha fonte é uma mancer (acho q é assim) de 400 watts, enquanto a minha placa-mãe é uma H61z (bem michirim kk), processador I5 3⁰ geração. A fonte pode aguentar tudo?

Sou inexperiente nessa área, peço desculpas por qualquer erro.

• Solução
Postado

A sua configuração vai ter um consumo aproximado de 380w, então 400w me parece pouco. Se for de uma marca boa pode até aguentar, mas recomendaria pelo menos 500w pra ficar mais seguro. Fonte se compra sempre com alguma folga de potência. 

• Obrigado 1
Postado
10 horas atrás, Prescott355 disse:

A sua configuração vai ter um consumo aproximado de 380w, então 400w me parece pouco. Se for de uma marca boa pode até aguentar, mas recomendaria pelo menos 500w pra ficar mais seguro. Fonte se compra sempre com alguma folga de potência. 

Olá amigo.

Entendo, mas por enquanto posso continuar utilizando essa de 400 até eu comprar uma outra ou n recomenda utilizar ela?

8 horas atrás, Tiberio disse:

O site techpowerup recomenda pelo menos uma boa fonte de 450w para suportar uma configuração com a RX580.

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-rx-580.c2938

Olá amigo

Entendo, lascou kkkkk

Acha que utilizar essa de 400 transforma meus componentes em uma festa de ano novo kk?

Postado
33 minutos atrás, G4BR1EL disse:

Olá amigo.

Entendo, mas por enquanto posso continuar utilizando essa de 400 até eu comprar uma outra ou n recomenda utilizar ela?

Olá amigo

Entendo, lascou kkkkk

Acha que utilizar essa de 400 transforma meus componentes em uma festa de ano novo kk?

Poder usar o PC você pode sim. Só não recomendo jogar com ele. Durante o jogo o PC precisa de muito mais potencia e põe bastante estresse na fonte. Como 400w é muito perto do consumo geral do sistema, ter problema ou não vai depender da qualidade da fonte. Uma fonte de boa qualidade aguentaria, uma não muito boa teria dificuldade e poderia até queimar. 

• Amei 1
Postado
11 horas atrás, Prescott355 disse:

A sua configuração vai ter um consumo aproximado de 380w, então 400w me parece pouco.

Da onde voce tirou esse número mirabolante?! rsrs

A RX 580 consome 150W em estresse, o CPU i5 3570 consome 65W em estresse, e o restante(placa-mãe, memórias, SSD, fans, etc) todos somados não devem chegar a 30W...

Portanto o consumo do computador dele, supondo que todas as peças estejam sendo estressadas ao mesmo tempo, vai atingir um consumo máximo de uns 250W talvez extrapolando até uns 270W.

Não acho que ele terá problemas no curto prazo com essa fonte Mancer de 400W, mas também recomendo trocar no futuro por uma outra fonte melhor.

Eu tenho aqui um Ryzen 3600 de 65W e uma RX 580. Vou medir o consumo deste PC rodando algum jogo, para isso vou utilizar uma daquelas tomada inteligente wifi pois pelo app do celular eu consigo ver o consumo em tempo real. Depois eu posto aqui quanto consumiu.

• Amei 1
Postado

@gutopereira Acontece que o TDP base não é o real. Na prática  esses componentes podem superar o TDP divulgado. No papel o I5 3340 tem TDP de 77W, e a RX580 tem 185W. Na prática está mais para 90W e 210W, talvez um pouco mais. Ainda é preciso contabilizar consumo da placa-mãe, memórias, SSDs e outros. E esses consumos não são desprezíveis. Estamos falando de possivelmente 70-90W em uso máximo. E se você der uma pesquisada vai perceber que a fonte tem limites de potência diferentes para cada tensão de saída. No caso da fonte Mancer de 400w são somente 360W nas saídas 12V. Isso significa que em estresse o sistema deve consumir muito mais que se imagina. Ainda é possível pra usar o computador e ate jogar, mas é preciso entender que o sistema pode operar muito próximo do limite em alguns usos e a fonte pode eventualmente dar problema no curto ou médio prazo. 

Postado

@Prescott355

Acabei de fazer o teste aqui em casa, um Ryzen 3600, B450m, 32Gb 3600Mhz, RX 580 2048SP.

Apenas o computador ligado sem estressar nada ele estava puxando 67W da tomada. Estressando apenas o processador com CPUZ puxou 130W da tomada.

E rodando jogos que estressam a GPU e o processador, puxou 243W da tomada.

Mesmo que a RX 580 dele seja a versão 2304SP que consome mais, duvido muito que esse consumo total passaria dos 280W...

Postado
10 horas atrás, gutopereira disse:

Da onde voce tirou esse número mirabolante?! rsrs

A RX 580 consome 150W em estresse, o CPU i5 3570 consome 65W em estresse, e o restante(placa-mãe, memórias, SSD, fans, etc) todos somados não devem chegar a 30W...

No PSU Calculator jogando os dados deu 390w👇

https://outervision.com/b/o3D7oq

51 minutos atrás, gutopereira disse:

Mesmo que a RX 580 dele seja a versão 2304SP que consome mais,

A RX580 2048sp vendida no Aliexpress consome menos que a versão normal👇

RX 580

RX580 2048sp

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!