Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu processador Ryzen 5 5600gt funcionava na faixa de 35° usando ele para atividades cotidianas como word, paginas da web, etc. Mas recentemente troquei a memória ram, colocando 2x16gb 3600 ativando o perfil xmp. Vcs acham que isso pode ter influenciado nesse aumento drastico de temperatura? foi a unica coisa q fiz de diferente esses dias. Uso um aircooler.

De qualquer forma obrigado pessoal

image.png.d1645d2dfbe909e8c47e55e31a2e8f3a.png

image.png.d8985b3cf336a3285e0d5ba8fbc36db2.png

Postado

desativei o perfil XMP, resultados abaixo: deu uma boa diminuida na temperatura, provavelmente foi isso. Mas existe alguma forma de eu manter a frequência em 3600 sem aumentar tanto assim a temperatura? atualmente está em 2667 MHz

image.png.d3b7894c7bd97d0205c0984d259a077a.png

Postado

Não tenho certeza, mas a tensão do CPU e SoC estão "altas" se comparar com a segunda imagem...
Será que ao ativar o XMP você não ativou alguma outra coisa, com nome de "boost" ou algo do tipo?

*Só palpite rs

Postado

Esse comportamento não esta normal. Isso aí deve ser coisa da sua placa-mãe jogando tensões muito elevadas, placas da BIOSTAR não costumam ser muito confiáveis em questão de BIOS. Dá pra reparar que no primeiro print a tensão do CPU estava praticamente travada perto dos 1.4V, já no segundo print ela estava mais "solta", chegou a cair até pra 0.8V.

Postado

@Antonio071 não sei bem como contornar esse tipo de problema na sua placa-mãe, se você não sabe bem o que está fazendo pode acabara té piorando a situação. Eu sugiro você tentar fazer um undervolting usando o Curve Optimizer na BIOS, não é alto tão complicado, veja algum vídeo no Youtube pra tentar entender. Eu só não posso te ajudar muito com isso porque é algo que só funciona em Ryzen 5000 pra cima, e eu ainda uso um Ryzen 5 3600. No meu caso eu também tenho RAMs de 3600MHz e nunca tive problemas de superaquecimento por utiliza-las nessa frequência.

Também não dá pra confiar 100% nas informações do HWMonitor, eu sugiro você utilizar o HWiNFO64 para montirar o seu computador, as informações elétricas fornecidas por ele são um pouco mais confiáveis e mais detalhadas.

Postado

Nenhum Ryzen AM4 suporta oficialmente memória 3600MHZ, a AMD só garante que seus CPUs AM4 operem com memória até 3200 MHz respeitadas a limitações da tabela ai do link - que é comum para todos os Ryzen 5000;  acima de 3200 MHz é overclock.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!