Ir ao conteúdo

Quantos fios chegam numa casa que usa o sistema trifásico?

Ir à solução Resolvido por Cristiano Pagnussat,

Posts recomendados

Postado

Eu sei que na minha casa existem dois fios em cada tomada, provavelmente fase e neutro e provavelmente é monofásico. Eu vi alguns vídeos dizendo que em algumas situações o sistema pode ser trifásico com três fases r, s e t, eu gostaria de saber quantos fios chegam numa casa com este sistema, porque até agora, só conheço tomadas com dois fios, fase, neutro, e o aterramento.

Postado

"No sistema trifásico, a rede elétrica é composta por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas geradas são de 127 V ou 220 V e podem lidar com potências de 25000 W até 75000 W. A instalação trifásica é a mais indicada para residências que possuem equipamentos elétricos cuja soma das potências ultrapassa 8000 W, bem como para indústrias e o comércio."

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Existem algumas possibilidades para instalações trifásicas. Por exemplo, existem equipamentos que necessitam de alimentação trifásica para funcionar, nesse caso o equipamento será alimentado através de uma tomada padrão industrial ou direto com o cabos nos bornes de entrada.. Esse padrão tem 5 pinos, 1 para cada fase (R S T), 1 pino para o NEUTRO e 1 pino para o TERRA. Outra possibilidade pode ser uma instalação onde a carga total do imóvel seja dividida em 3 circuitos, onde cada um desses circuitos será alimentado por uma das fases. Nesse caso todas as tomadas serão normais, como essas que provavelmente você tem em sua casa, com apenas 3 pinos (F N T). Porém no quadro de distribuição ao invés de apenas um disjuntor geral, haverá mais um disjuntor para cada circuito. Espero ter ajudado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!