Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite. Pensando em fazer um upgrade do meu pc atual (Monitor 24" AOC G2460VQ6 Full HD / Core i5 3470 / ASUS P8H61-M LX2/ GTX 1060 EXOC 6GB Galax / 2 x 4GB Kingston DDR3 1333MHz / HD 1TB Seagate + SSD 240GB + HD Externo 1TB Seagte 3.0 / Cooler Master Elite 311 Plus / Fonte Corsair CX600) com algo em conta do Ali.

Processador seria: Ryzen 3600 ou 2700

A atividade principal do computador é para uso comum do dia a dia, mas também jogo e costumo usar várias aplicações ao mesmo tempo, até quando jogo, por isso pensei no 2700 ainda.

Assim, qual seria a placa-mãe indicada em cada caso? Levando em conta um upgrade futuro, para um 5700 talvez.

E qual memória? Pensei em pegar uma de 16gb agora e depois outra da mesma.

Obs: Não penso em fazer overclock.

Postado

Se for de 2700, não poderá comprar placas mãe A520, B550 e X570, pois estas suportam  apenas Ryzen 3ª geração em diante.

Detalhe, as B550 e X570 decentes possuem pcie 4.0, se é que acha isso relevante para o PC que pretende montar, mas somente as decentes.
As A520 não possuem. 

Eu iria postar um exemplo de B550 excepcional, que é a MSI B550M PRO-VDH WIFI, que tinha preço de 800 em todas lojas. Mas como ela esgotou na maioria das lojas, ficando disponível apenas na Pichau, a Pichau teve a capacidade de alterar seu preço de 800 para 1.100 reais da noite para o dia, o que é ridículo.

---

Já as placas mãe A320, B350, X370, B450 e X470 suportam todas as 5 gerações de Ryzen, sendo verdadeiros coringas.
Devo dizer que B350, X370 e X470 foram descontinuadas, o que é compreensível.
Nas lojas achará as A320 e B450.

A MSI B450M PRO-VDH MAX é excelente, e custa 474 reais na Pichau LINK e Kabum LINK
Algumas vezes fica até abaixo disso, dependendo da promoção. 

--

Por que 3600 ou 2700? Imagino que os encontrou por um valor muito baixo. 
Não compre o 5700 futuramente, pois ele tem a metade do cache L3 presente no 5700x, 16mb contra 32mb. Diferente do que acontece entre 5600 e 5600x, onde o 5600x é simplesmente o 5600 com over, o mesmo chip.
Compre 5600 ou 5700x. Tem o novo 5700X3D, lançado esse ano, com objetivo de entregar mais frames em jogos, assim como foi o 5800X3D. 

--

Sobre as memórias, 2 pentes são essenciais, para assim ativar o dual channel. Dois pentes de 8gb ainda são suficientes.

Existem diversas marcas e preços, considerando também modelos do aliexpress. Eu compraria marcas famosas nas lojas brasileira, com garantia, de frequência 3200mhz e CL 16.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion

Então se for 2700 tenho que ir de b450, já 3600 qualquer uma delas.

Mas a placa eu quero o que sair mais em conta mesmo com suporte a upgrade. Fiquei na duvida se as b450 ou A520 teriam uma boa vram pra aguentar o 5700 ou 5700x como você citou.

E dual channel faria tanta diferença imediata? Pois vejo que logo 2x8gb será pouco. Eu pegaria agora 1x16gb e em até um ano outro de 16gb.

Postado
3 horas atrás, Arcannos disse:

Então se for 2700 tenho que ir de b450, já 3600 qualquer uma delas.

Sim, se quiser o 2700 terá que ir de B450, que é um chipset que suporta as 2 primeiras gerações de Ryzen e existe no mercado de novos.
Não compre A320 jamais, mesmo que também possua suporta para o 2700.

E mesmo indo de B450, há placas dos mais variados níveis de qualidade. Não adianta pegar uma B450 lixo como a ASRock B450M-HDV R4.0, ou então algum modelo da marca Biostar, e achar que possui uma boa placa.

A B450 que indiquei acima é a melhor opção do Brasil considerando preço e qualidade. Ela suporta tranquilamente o 5700x, com folga. Pode até mesmo fazer overclocking em Ryzen 5. Não é recomendado over em Ryzen 7.

4 horas atrás, Arcannos disse:

Mas a placa eu quero o que sair mais em conta mesmo com suporte a upgrade. Fiquei na duvida se as b450 ou A520 teriam uma boa vram pra aguentar o 5700 ou 5700x como você citou.

Dizendo novamente, há A520 e B450 das mais variadas qualidade de construção. Lembre-se que A520 é um chipset de entrada, assim como o A320.
A B450 que indiquei é a melhor opção abaixo dos 500 reais.
Como exemplo de boa A520 tem a ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, cujo valor oscila entre 550 a 600 reais. 
Tem também a MSI A520M-A PRO, que custa hoje 360 reais LINK. Ela surpreendeu a todos nesse teste LINK. Seu valor cai para 341 com o cupom PLME5

Não tem nenhum problema comprar 1 pente de memória agora e futuramente um segundo pente.

Postado
50 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Sim, se quiser o 2700 terá que ir de B450, que é um chipset que suporta as 2 primeiras gerações de Ryzen e existe no mercado de novos.
Não compre A320 jamais, mesmo que também possua suporta para o 2700.

E mesmo indo de B450, há placas dos mais variados níveis de qualidade. Não adianta pegar uma B450 lixo como a ASRock B450M-HDV R4.0, ou então algum modelo da marca Biostar, e achar que possui uma boa placa.

A B450 que indiquei acima é a melhor opção do Brasil considerando preço e qualidade. Ela suporta tranquilamente o 5700x, com folga. Pode até mesmo fazer overclocking em Ryzen 5. Não é recomendado over em Ryzen 7.

Dizendo novamente, há A520 e B450 das mais variadas qualidade de construção. Lembre-se que A520 é um chipset de entrada, assim como o A320.
A B450 que indiquei é a melhor opção abaixo dos 500 reais.
Como exemplo de boa A520 tem a ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, cujo valor oscila entre 550 a 600 reais. 
Tem também a MSI A520M-A PRO, que custa hoje 360 reais LINK. Ela surpreendeu a todos nesse teste LINK. Seu valor cai para 341 com o cupom PLME5

Não tem nenhum problema comprar 1 pente de memória agora e futuramente um segundo pente.

Essa A520 que citou agora está mais dentro do meu orçamento, ela seria melhor que a MSI B450M-A Pro Max?  (placa)

E o que você acha das placas Soyo B450M ou Maxsun Ms-Challenger B450M aguentariam upgrade para 5700x/5700? São piores que as acima ou não ouviu falar delas?

• Solução
Postado
12 minutos atrás, Arcannos disse:

Essa A520 que citou agora está mais dentro do meu orçamento, ela seria melhor que a MSI B450M-A Pro Max?  (placa)

A MSI B450M-A Pro Max ainda carece de reviews. Acredita-se que seja do mesmo nível da  MSI A520M-A PRO, e também o mesmo projeto, mas não é possível afirmar nada sem review. É impossível saber da qualidade do VRM sem testes especializados, e VRM é o que manda quando queremos saber se determinada placa aguenta determinado processador.

Fuja de Ms-Challenger B450M e Soyo B450M, esse dois modelos são muito ruins, não se comparam a nenhuma Placa que indiquei. 

As duas placas confiáveis e baratas que posso recomendar são MSI A520M-A PRO LINK, que com cupom PLME5 o valor cai para 341, e também a MSI B450M Pro-VDH Max, que custa R$ 451,24 com o Cupom PLME5.

Se quiser uma B550, tem a MAXSUN B550M 2.5G MS-Terminator por 500 reais LINK
Essa também suporta o 5700X sem over. O diferencial dela é possuir PCIE 4.0.

• Obrigado 1
Postado
49 minutos atrás, Crixus Champion disse:

@Arcannos 

Mais uma coisa, quanto está custando o 2700 e 3600?
No review do 3600 do TechPowerUp, onde o 2700 também está entre os processadores presentes, o 3600 parece uma melhor escolha LINK

São importados de R$ 300 e pouco. Pensando em ir no 3600 mesmo com a MSI A520M-A PRO ou a MAXSUN B550M 2.5G MS-Terminator.

Essas Ms-Challenger B450M e Soyo B450M são ruins mesmo né? Sairiam mais em conta ainda que a A520M.

Sobre a memória qual dessas marcas conhece e recomendaria? Team Group, Asgard, Killsire, Gloway, Juhor ou Jazer?

Postado
2 minutos atrás, Arcannos disse:

Essas Ms-Challenger B450M e Soyo B450M são ruins mesmo né?

São ruins e não custam barato. 

3 minutos atrás, Arcannos disse:

Sobre a memória qual dessas marcas conhece e recomendaria? Team Group, Asgard, Killsire, Gloway?

Algumas Gloway não ativam dual channel, e a própria loja costuma avisar isso na descrição dos anúncios.

As Kllisre não funcionam com Ryzen. A fabricante já avisava que elas não funcionam com Ryzen de gráfico integrado, porém no teste do Iskandar elas não funcionaram com nenhum Ryzen LINK

Não tenho conhecimento da qualidade da Asgard, mesmo vendo pessoas usarem.

Qual é o modelo da Team Group?

Postado
8 minutos atrás, Crixus Champion disse:

São ruins e não custam barato. 

Algumas Gloway não ativam dual channel, e a própria loja costuma avisar isso na descrição dos anúncios.

As Kllisre não funcionam com Ryzen. A fabricante já avisava que elas não funcionam com Ryzen de gráfico integrado, porém no teste do Iskandar elas não funcionaram com nenhum Ryzen LINK

Não tenho conhecimento da qualidade da Asgard, mesmo vendo pessoas usarem.

Qual é o modelo da Team Group?

Na verdade pega elas por menos de R$ 250. Mas se é ruim assim deixar elas pra lá.

Da memória Team Group não escolhi modelo ainda, só olhei umas marcas, tipo a TEAMGROUP T-Force Delta RGB, apesar de não querer RGB.

E essas Juhor ou Jazer? Também nunca vi elas, dessas só conhecia a TG e a Asgard.

Postado
2 horas atrás, Crixus Champion disse:

Estou por fora dessa grande quantidade de marcas chinesas que existem.
Eu compraria 2 pentes dessa aqui  LINK

Essa ta quase o preço da chinesa de 16gb, mas vou me atentar aos 3200mhz e cl16.

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Upgrade de Core i5-3470 para Ryzen 3600 - Indicação de peças

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...