Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, isso começou recentemente, toda vez que inicio um jogo relativamente mais pesado, a internet cai e só volta se eu reiniciar o adaptador de rede nas configurações do PC. Já fiz de tudo. Estou suspeitando ter algo a ver com meu processador, fonte ou placa-mãe. Notei que a tensão 3.3 da placa-mãe não está indo toda. Vou desmontar o PC  e vê se tem a ver com os cabos sleeved que uso ou a fonte perdendo eficiencia. Já formatei o PC e continua da mesma forma. Rodando um league of legends a internet não cai, se eu partir pra um PUBG, COD ou algo mais pesado, ela cai em alguns segundos. Em uso normal não cai nenhuma vez. 

Hardware: RTX 3060 ti
Ryzen 5 5600
B550a
16gb ram 3600mhz
NVMe 1tb
Fonte core reactor 850w
8fans gabinete

Desde já grato pela atenção.

Sem título.png

Postado
19 minutos atrás, Paulo Brandão disse:

Notei que a tensão 3.3 da placa-mãe não está indo toda.

Desconsidere, nem sempre esses sensores são precisos. Ainda mais quando a informação está vindo do HWMonitor, sugiro que você utilize o HWiNFO64.

Dificilmente será CPU ou fonte, como você suspeita. Se não for um problema externo (cabo de rede, roteador, etc), pode ser driver, BIOS ou a própria placa-mãe, por exemplo. Sugiro começar verificando os drivers de rede e atualizando a BIOS da placa-mãe. E por falar nela, qual é o modelo exatamente, você só colocou "B550A", então não dá pra saber qual é, visto que "B550" é simplesmente o nome de um chipset AMD.

Postado

@GuilhermeGB Boa noite Guilherme. Atualizei hoje a BIOS da placa-mãe, e por falar nela, é uma B550A rog da ASUS. Mas é estranho ser o cabo por conta que a internet não cai, apenas quando abre um jogo pesado. Driver também não é pois ja atualizei tudo, ja testei remover também antes de formatar o PC e instalar outro. Mesmo depois de formatar, continua da mesma forma.

No HWiNFO64, continua a mesma tensão, 3.080

Sem títulod.png

• Curtir 1
Postado

@Paulo Brandão entendi. Sim, é algo estranho ela parar justamente ao iniciar jogos, não lembro de ter ouvido falar de algo parecido. No caso em downloads grandes e coisas do tipo continua tudo OK?

Com relação a tensão de 3.3V, a única forma de saber se a medição está correta é medindo com multimetro, os sensores da placa-mãe não são 100% confiáveis. A tensão de 3,3V basicamente só é usada pela memória RAM e pela própria placa-mãe, o que pode incluir também o circuito da rede. Mas acho que se fosse um problema desse tipo, não afetaria somente quando você entra em jogos específicos. Isso quase parece algum problema de software.

Eu verifiquei que sua placa-mãe tem chip LAN Intel I225-V 2.5Gbps, dei uma pesquisada e vi algumas pessoas com placas ASUS linha ROG Strix (que geralmente tem o mesmo chip) tendo alguns problemas de desconexão. Nesse post do Reddit parece o OP resolveu com uma versão mais antiga de driver, só que é um post de 4 anos atrás...

Postado

@GuilhermeGB Desculpa pela demora pra responder Guilherme. Então, em momento algum a internet cai, apenas quando abro jogos pesados. Ainda estou de desmontar o computador e remover os cabos sleeved que uso pra uma possível solução de alimentação. Vou ler o tópico que você enviou. Vou conferir também meu cabo de rede, não tenho outro dispositivo pra testar ele. 
Acredito que não seja software porque já formatei o pc e ja até reinstalei drivers, acho que pode ser hardware.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...