Ir ao conteúdo

Cabo ethernet conectado mas windows não reconhece

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou com um problema relacionado a minha internet. Ontem eu eu estava indo ligar meu pc, mas não estava funcionando via cabo, ai eu fui resolver esse problema. Fiquei o dia inteiro tentando resolver, não consegui. Então percebi uma coisa: quando eu desligo o pc por completo e ligo de novo, a placa-mãe reconhece o cabo e liga o led, mas quando dá boot no windows, a placa não reconhece mais. O que será que pode ser?

meu windows é o windows 11 pro

Postado

Informa a marca e modelo da placa-mãe, por favor? Por ora, esses problemas são, em geral, defeito do cabo (os conectores RJ45 podem estar ruins ou cabo quebrado). O melhor é testar outro cabo, não importa a categoria, é barato e o mais fácil de resolver. Depois vem defeito na placa de rede. Se for ela, podes usar uma off board que a vida continua. Pode ser também falta de drivers ou em alguns casos, necessidade de atualizar o BIOS (raro mas possível). BIOS deve sempre ser atualizado. E em última instância, pouco provável, Windows bugado. Muito raro nessa situação, mas uma possibilidade. Fica como última opção a ser explorada.

Postado

Pelo o que eu sei, não é problema de driver por que eu já resetei o windows umas 3 vezes e baixei o driver driver pcie gbe family controller e usei até o driver generico do windows, não é de cabo pois já tentei 3 cabos diferentes, não é de placa de rede, já que antes de carregar o windows, o led da placa-mãe fica ligado. Pode ser ou de BIOS ou de Windows bugado, O que é estranho, já que um tempo antes funcionava tudo certo via cabo.
E eu até agora não conesegui achar o modelo da placa-mãe, já tentei ver no "dxdiag" e no "msinfo32". O maximo que fala é que a place mãe é x79, E também eu uso kit xeon. Ah e quando o cabo é reconhecido ou as vezes quando reconecta, dá tela azul.image.png.547dedeabaeb2dabc5bfb97722b680ba.pngimage.png.547dedeabaeb2dabc5bfb97722b680ba.pngimage.png.16e41b1b85d1587e8d660ebc9c313c11.png

• Solução
Postado
49 minutos atrás, flefisqui disse:

não é de placa de rede, já que antes de carregar o windows, o led da placa-mãe fica ligado

Isso não garante que não tenha defeito.

50 minutos atrás, flefisqui disse:

não conesegui achar o modelo da placa-mãe

Abre a lateral do PC e lê o que está escrito nela. Em geral tem uma serigrafia com o modelo perto das memórias ou do CPU. Pode usar o CPU-z também e ver se reconhece.

Se realmente está com driver correto (o que não parece) e o cabo está OK, há de convir que sobra defeito da placa, BIOS ou SO bugado (que acho improvável). Descobre a marca e o modelo corretos e atualiza o BIOS. Tem que começar a eliminar todas as possibilidades. Para resolver tem eliminar todas as opções.

Postado

Mano... Estou a me sentir burro agr 😞

era so atualizar o drive do cabo ethernet para o de 2024, eu estava usando o de 2015 que era o genérico do Windows 11. Mas obrigado por ter me dado a possibilidade de ser o cabo e eu atualizar o driver 🙂

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!