Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, peguei essa TV AOC pra consertar, após uma queda de tensão meu amigo disse que ela havia parado de funcionar, após isso abrindo verifiquei que o fusível estava aberto e havia um mosfet em curto, substitui os componentes danificados e montei de novo, TV funciona porém quando a ligo, ela pisca a tela algumas vezes com riscos e cores bem aleatórias, e isso acontece por cerca de 1min e dai ela para de piscar e da imagem normal, porém com um risco na vertical na tela, segundo ele não tinha esse risco antes, será que pode ter ocorrido algum dano na placa principal ? ou será que a fonte está com a  corrente baixa ? acho estranho os LEDS da tela piscarem quando ligo, isso dá entender que parece um surto na saida da fonte...O que me dizem ? alguém já teve algum problema parecido ? vou colocar fotos da placa da fonte abaixo, o modelo da TV  é uma AOC  LE50U7970s, O MOSFET que troquei é esse que estou sinalizando com a ponta de prova vermelha do multimetro.

vff.jpg

IMG_20240610_234651825.jpg

• Membro VIP
Postado

Você liga em 127 ou 220? Liga no 220 pra ver. Tem um modelo de AOC que tem - ao meu velho ver - uma falha no projeto cujo defeito é algo como: liga quando quer. Mas sim, provi a solução com conhecimentos empíricos - sem consulta a net.

Quanto ao risco na tela, pode ser problema da tela mesmo... Publique fotos. Também pode ser que você tenha que isolar alguns terminais do flat que vai pra tela... Acredite se quiser mas não só uma mas duas TVs fiz este procedimento com sucesso (inexplicável) inclusive uma delas foi AOC mesmo. Outra foi samsung.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@.if Obrigado pela resposta, o risco na tela realmente é na tela mesmo, ou algum cabo flat, mas isso não é o problema.

Quanto a questão de piscar quando liga não consegui resolver, porém avaliando a placa encontrei um resistor que aparentemente está em curto, não sei se pode ser a causa do defeito, mas vou trocá-lo pra ver,mas pelo que se percebe-se no momento em que se liga a TV, a fonte parece entrar em proteção,pisca algumas vezes e ai funciona normal. ( OBS, vou deixar a foto do resistor, se puder me ajudar, pelo que vi é um resistor de 0,15R 2W de potência, mas se puder confirmar a informação pra mim agradeço)

20240725_211557.jpg

• Membro VIP
Postado

Sim amigo é 0.15 mesmo mas volta ele pro lugar que não está um curto não, ok?

Bem vou contar agora rapidamente a história da suposta falha que falei... não consigo ver na sua placa e não vou re-abrir a minha - tampouco vou pesquisar o esquema mas faça isso pra nós - mas ele é um de algo com 1M que fica em série com a alimentação e a alimentar o ci pwm da fonte. De fato ele faz uma pré alimentação só pro ci disparar. Assim que ele dispara, gera uma V de verdade pra continuar o trabalho. No meu (meu) caso teorizei que 1M tava alto d+ pra que atingisse uma V de disparo pro ci. Por isso...

Em 18/06/2024 às 08:36, .if disse:

defeito é algo como: liga quando quer.

Simplesmente coloquei +1 de 1M em paralelo com ele. E sucesso.

1.jpg>1k.txt

6445.ti-inquiry.PNG

Olha é o Rstart 100K... obviamente foi só 1 exemplo. O circuito da tv pode não ser exatamente este.

Curiosamente no Vídeo do ytb que vi o lance da isolação do flat, a tv do cara também não quis ligar por breves momentos e o cara percebeu e falou algo como 'a tv não está querendo ligar' mas logo em seguida ligou quando tirou e recolocou na tomada.

10 horas atrás, Willian_Souza disse:

a questão de piscar quando liga não consegui resolver

E de novo...

Em 18/06/2024 às 08:36, .if disse:

Liga no 220 pra ver.

A vdc é maior e pode sentir maior vontade disparar o pwm

Postado

Opa estou com o mesmo problema na tv le50u7970s queimou os mesmos componentes e quando ligo a tv fica piscando e depois para, fui nas configurações coloquei a imagem em modo futebol e ela parou de piscar so pisca quando liga então eu acho q é a fonte ou uma barra de led em curto!

medi os 2 capacitores de led e esta dando 29v e dps abaixa para 25v

Esses 2 capacitores sao de 100v é normal isso?

IMG_1214.jpeg

• 2 semanas depois...
Postado

@Yago Gabriel Silva De Arau Muito estranho isso, mas de cara da pra ver que o problema é na linha de alimentação do barramento de LED, sobre ter aguma barra de LED em curto, desacreditei pois ela estava funcionando direitinho antes de ocorrer esse curto na fonte, na verdade o que ocasionou o defeito foi uma anomalia na rede elétrica, estou a caça do esquema dessa fonte, uma coisa que me levanta suspeitas é algum capacitor de saida dessa linha.

@.if Já liguei, o defeito continua, ela pisca apróximadamente umas 10x e depois para normal, estou suspeitando de algum capacitor da linha de alimentação das barras de LED, embora visualmente não pareça, mas pode ser né..

• Membro VIP
Postado
Em 10/08/2024 às 15:26, Willian_Souza disse:

estou suspeitando de algum capacitor da linha de alimentação das barras de LED

Pode ser sim amigo. Não só nela mas em qualquer ponto. O ideal é com osciloscópio mas algo me diz que não possuis. Meça a tensão no capacitor com multímetro mesmo: ela deve ficar bem estável e fixa. Se ficar oscilando, taí a suspeita.

Em 29/07/2024 às 07:35, .if disse:

Ache e publique o esquema

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!