Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei do Ryzen 5 2600 para o Ryzen 5 3600, mas meu fps no Warzone ficou muito instável, tornando o jogo praticamente impossível de jogar. O fps sobe para 100 e, em seguida, cai para 0 por alguns segundos. Já formatei o PC, instalei os drivers da CPU, GPU e chipset, mas não resolveu. Estou sem saber o que fazer.

A320MH 2.0 Biostar

Ryzen 5 3600

16GB 3200MHZ

RX 6650XT

Fonte CoolerMaster 550W MWE V2 Bronze

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

• Pedroou alterou o título para Desempenho no warzone piorou após upgrade do Ryzen 5 2600 para Ryzen 5 3600
Postado

Não é problema de driver, até porque não existe driver de CPU, somente chipset (que é da placa-mãe). Se o seu problema não for cooler mal instalado, o que estaria causando superaquecimento no processador, pode ser o VRM da própria placa-mãe. Mas se for caso da placa-mãe, é estranho que ela não tenha dado problema com o 2600 e esteja dando agora com o 3600, é algo que precisa ser verificado. Mas faça a atualização de BIOS, conforme o colega acima mencionou.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Pedroou disse:

Não deveria ser, mas veja se tem atualização de BIOS disponível.

É a mais recente =/

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não é problema de driver, até porque não existe driver de CPU, somente chipset (que é da placa-mãe). Se o seu problema não for cooler mal instalado, o que estaria causando superaquecimento no processador, pode ser o VRM da própria placa-mãe. Mas se for caso da placa-mãe, é estranho que ela não tenha dado problema com o 2600 e esteja dando agora com o 3600, é algo que precisa ser verificado. Mas faça a atualização de BIOS, conforme o colega acima mencionou.

Eu testei as temperaturas e o processador e vrm não passa de 60 graus, tenho um cooler low profile jogando ar pro vrm

• Curtir 1
Postado

@Phh07376 como você mediu a temperatura do VRM? Você tem aquelas cameras térmicas ou aqueles sensores infravermelhos? Mediu em cima dos MOSFETs? Acho que essa placa-mãe não reporta temperatura via software igual algumas outras fazem.

OBS: A pontuação do seu 3600 no CPU-Z está baixa. O normal para esse CPU em stock seria por volta dos 3900-4000 pontos no multi-core, e entre 450-500 no single-core. O meu faz um pouco mais de 4200 porque uso overclock de 4.28GHz.

cpu-zbench.png.d025ac0ad288999782a08243b13ca4b6.png

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

@Phh07376 como você mediu a temperatura do VRM? Você tem aquelas cameras térmicas ou aqueles sensores infravermelhos? Mediu em cima dos MOSFETs? Acho que essa placa-mãe não reporta temperatura via software igual algumas outras fazem.

OBS: A pontuação do seu 3600 no CPU-Z está baixa. O normal para esse CPU em stock seria por volta dos 3900-4000 pontos no multi-core, e entre 450-500 no single-core. O meu faz um pouco mais de 4200 porque uso overclock de 4.28GHz.

Eu usei o hwmonitor, mas pelo visto não tem muita precisão. então a placa-mãe deve estar limitando o processador, certo ?

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

E eu vi que esse processador vai até 4.2GHZ no boost, o meu não passa de 3.6Ghz mesmo em 100%

• Membro VIP
Postado

Abra a tampa lateral do gabinete e coloca um ventilador jogando ar dentro dele. Os VRMs vão esfriar, se o desempenho aumentar você já sabe o problema.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Phh07376 disse:

Eu usei o hwmonitor, mas pelo visto não tem muita precisão. então a placa-mãe deve estar limitando o processador, certo ?

Então talvez a temperatura que você viu não é do VRM. Mas ainda não temos certeza que a limitação vem do VRM da placa-mãe, mas você conseguiria ter uma noção fazendo um teste de estresse mais longo e ver se o desempenho vai cair mais ainda depois de um certo tempo. Pode ser aí no CPU-Z mesmo na opção "Stress CPU", deixe rodando uns 5-10 minutos e veja se a pontuação não vai começar a cair.

10 minutos atrás, Phh07376 disse:

E eu vi que esse processador vai até 4.2GHZ no boost, o meu não passa de 3.6Ghz mesmo em 100%

Isso indica que o boost do processador não está funciona direito, o boost do 3600 em 100% de uso varia por volta dos 3900-4100MHz, vai depender muito do chip.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então talvez a temperatura que você viu não é do VRM. Mas ainda não temos certeza que a limitação vem do VRM da placa-mãe, mas você conseguiria ter uma noção fazendo um teste de estresse mais longo e ver se o desempenho vai cair mais ainda depois de um certo tempo. Pode ser aí no CPU-Z mesmo na opção "Stress CPU", deixe rodando uns 5-10 minutos e veja se a pontuação não vai começar a cair.

Isso indica que o boost do processador não está funciona direito, o boost do 3600 em 100% de uso varia por volta dos 3900-4100MHz, vai depender muito do chip.

O Clock ficou em 3593Mhz e a pontuação em 3600

Screenshot_3.png

Postado

@Phh07376 ok, então não parece ser um caso de VRM.

Sua RAM está rodando como? Tire um print da aba "Memory" e da aba "SPD" aí do seu CPU-Z pra gente dar uma olhada. Talvez eu demore pra responder porque terie que sair por um tempo daqui a pouco.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Phh07376 ok, então não parece ser um caso de VRM.

Sua RAM está rodando como? Tire um print da aba "Memory" e da aba "SPD" aí do seu CPU-Z pra gente dar uma olhada. Talvez eu demore pra responder porque terie que sair por um tempo daqui a pouco.

Screenshot_4.png

Screenshot_5.png

• Membro VIP
Postado

Esses programas não são nada confiáveis para ver a temperatura do VRM, ainda mais sendo uma Biostar que economiza até $0,05 no capacitor de áudio.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Pedroou disse:

Esses programas não são nada confiáveis para ver a temperatura do VRM, ainda mais sendo uma Biostar que economiza até $0,05 no capacitor de áudio.

Agora meu Windows só inicia na tela preta, já tentei executar o Explorer.exe e nada =/

Eu acho que a placa-mãe não suporta 3200mhz de jeito nenhum, com 2933mhz iniciou normal...

Postado

@Phh07376 memória Juhor, né...o problema pode não ser a placa-mãe, essas memórias aí não são tão confiáveis. Claro que se a placa-mãe não for muito boa ela pode interferir, mas geralmente é a controladora do processador quem manda, e o R5 3600 suporta 3200MHz por padrão (eu uso 3600MHz).

Veja como seu PC se comporta com o XPM desativado, em 2666MHz.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Phh07376 memória Juhor, né...o problema pode não ser a placa-mãe, essas memórias aí não são tão confiáveis. Claro que se a placa-mãe não for muito boa ela pode interferir, mas geralmente é a controladora do processador quem manda, e o R5 3600 suporta 3200MHz por padrão (eu uso 3600MHz).

Eu usava em 2933Mhz com o processador antigo e funciona bem tranquilo, nunca deu problema

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então... esses problema não pode ser o processador ruim né? É o que mais me preocupa

Postado
9 minutos atrás, Phh07376 disse:

Eu usava em 2933Mhz com o processador antigo e funciona bem tranquilo, nunca deu problema

Então continue assim, se estava funcionando bem antes.

9 minutos atrás, Phh07376 disse:

Então... esses problema não pode ser o processador ruim né? É o que mais me preocupa

Aparentemente não é o processador.

Esse teste que você fez e deu problema, estava com a RAM a 3200MHz ou 2933MHz?

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Então continue assim, se estava funcionando bem antes.

Aparentemente não é o processador.

Esse teste que você fez e deu problema, estava com a RAM a 3200MHz ou 2933MHz?

O teste do clock foi em 3200mhz, o problema provavelmente deve ser a placa-mãe né? O turbo boost do processador não ativa de jeito nenhum

2 minutos atrás, Phh07376 disse:

O teste do clock foi em 3200mhz, o problema provavelmente deve ser a placa-mãe né? O turbo boost do processador não ativa de jeito nenhum

o problema q deu com 3200mhz foi quando eu fui reiniciar o sistema, tela preta.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Phh07376 falo no jogo, quando você verificou que o jogo estava rodando mal, ainda estava em 2933MHz?

Sim, no 3200mhz e 2933mhz não mudou nada, travando do mesmo jeito 

5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Phh07376 falo no jogo, quando você verificou que o jogo estava rodando mal, ainda estava em 2933MHz?

Aqui algumas informações no warzone, o fps está em 61 porém fica caindo toda hora.

O Clock da placa de Vídeo está normal pra uma 6650XT no warzone com grafico no ultra?

image.thumb.png.b32c46a2e6414964005d25f30f5834f9.png

Postado
agora, GuilhermeGB disse:

@Phh07376 entendi. Se você conseguisse testar outra placa-mãe no seu PC, seria uma boa. Melhor não gastar dinheiro sem antes ter certeza que vai resolver.

Pior que não conheço ninguém que tenha placa-mãe am4 =/

Então, se eu for comprar vou tentar pegar uma da soyo b550m, só tenho 300 reais pra placa-mãe

Postado

@GuilhermeGB Então. Eu tava pesquisando mais sobre meu Ryzen não ativar o turbo boost, e descobri que as placa-mãe da biostar não tem essa funcionalidade. só aumenta o clock com overclock ou mod na BIOS. e a minha a320m não suporta overclock eu acho 🤓🤓

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...