Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei uma placa de expansão PCIE que deveria permitir o funcionamento de 2 SSDs NVMe em meu PC (motherboard Gigabyte H410M H V3), porém tanto no setup quanto no sistema (Win11 Pro) só consigo enxergar o SSD conectado ao canal 1. Os SSDs estão comprovadamente em ordem. Seria defeito da placa de expansão ou incompatibilidade com a MB? Alguém tem uma dica?

Postado

Boa noite, obrigado pelo retorno. Segue foto do adaptador. Os SSDs são dois Western Digital WD Green SN350 de 480GB e 500GB respectivamente. Testei todos os arranjos físicos possíveis desses SSDs, tanto individualmente quanto aos pares. Somente aquele que estiver instalado no canal 1 é reconhecido. Estou à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Placa NVME1.JPG

Postado

@Eduardo Alberto Keim Bom dia.

Cara, pesquisei um pouco e aparentemente este dispositivo precisa que a placa-mãe suporte divisão ou bifurcação PCIe. Assumo que a sua placa-mãe suporte 16 linhas PCIe e "aceita" apenas 1 dispositivo nessa configuração. Como você está utilizando este adaptador que é x8, esse slot  da placa-mãe deveria ser capaz de trabalhar 4x4 ou 2x4 + 1x8, onde as 8 primeiras linhas de comuniação seriam divididas em duas linhas virtuais x4.
Na minha concepção isso faz e não faz sentido, penso que esse gerenciamento poderia ser feito pelo próprio adaptador que você comprou.

Parece que essa bifurcação de linhas PCIe é feita de maneira automática em chipsets high-end e alguns possuem opção de configurar via software/firmware. Segundo os vendedores chineses:
1. A placa-mãe deve suportar bifurcação PCIe;
2. Em algumas configurações outros dispositivos podem "atrapalhar" esse dispositivo (acho que é para os casos onde existe um limite de linhas PCIe que o processador suporta, mas creio que não seja o seu caso).

Como o chipset da sua placa-mãe é um H410, de entrada, creio que só não tenha suporte mesmo... Mas você pode tentar com outros processadores talvez.
Vi que em avaliações de produtos parecidos com esse seu, muitos compradores tiveram o mesmo problema, acho que é algo comum não se atentar a este requisito.

Espero ter ajudado!

Postado

Bom dia. Agradeço muito por sua atenção. Infelizmente não encontrei referência a essa bifurcação PCIe na descrição da placa-mãe. O adaptador também não tem qualquer documentação que especifique o seu modo de funcionamento ou a compatibilidade. Estou também em contato com o vendedor para ver se de lá vem alguma dica. Vou pesquisar mais também. Grande abraço.

Postado

Boa noite. Estive me ocupando com este assunto ao longo de hoje, e pude apurar que realmente é uma queixa comum o segundo canal da placa adaptadora não funcionar, justamente em função do chipset limitado usado em minha MB.

Ainda não desisti de fazer esta implementação, então me resta saber se algum fabricante oferece uma placa que possa gerenciar os dois NVMe, sem depender da bifurcação PCIe feita pelo chipset da MB.

Infelizmente os fabricantes das placas adaptadoras que pesquisei até agora não oferecem nenhuma literatura a respeito de seus produtos.

Postado

@Eduardo Alberto Keim Acho que você tem um caminho.

Pesquisando aqui, vi que exitem versões desse mesmo tipo de adaptador com o adjetivo "split-free". Provável que use algo como um MUX/DEMUX rs, imagino que o desempenho seja um pouco prejudicado por conta disso, mas deve funcionar.

Achei esse produto aqui no AliExpress, não tenho certeza se funciona no seu caso, mas na descrição está bem explícito que não requer a tal da bifurcação PCIe. Acho que tem que confiar no chinês...

Boa sorte!

• 5 meses depois...
Postado
Em 19/06/2024 às 22:18, Eduardo Alberto Keim disse:

Boa noite, obrigado pelo retorno. Segue foto do adaptador. Os SSDs são dois Western Digital WD Green SN350 de 480GB e 500GB respectivamente. Testei todos os arranjos físicos possíveis desses SSDs, tanto individualmente quanto aos pares. Somente aquele que estiver instalado no canal 1 é reconhecido. Estou à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Placa NVME1.JPG

Boa tarde! Tem um tópico que eu acabei de completar com uma pergunta parecida com a sua talzez possa te ajudar

LINK 

• mick 07 alterou o título para Ao usar dois SSDs com placa de expansão PCIe, apenas um é reconhecido

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!