Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estou planejando montar um setup que inclui uma RTX 4070 de 12GB e um processador Ryzen 7 7800X3D (processador esse que, apesar de ser mais voltado para jogos, vai me ajudar com o trabalho também). A questão é que isso seria usado com um monitor de 23" Full HD. Eu até pensei em comprar um monitor de 27" Quad HD, mas por ora não vai ter upgrade de monitor, não... É claro que a minha preocupação maior está em gerar a maior quantidade de quadros possível e no poder de processamento, e não em usar o computador numa tela de cinema. A questão é: 1080p pode me atrapalhar de alguma maneira?

Postado

Para maior taxa de FPS possível, o melhor processador pra isso seria o 7800X3D mesmo, mesmo assim vão ter jogos aqui e ali que o processador ainda vai sobrar demais. Em Quad HD a exigência de processador na maioria dos casos seria ainda menor, já que a tendência é que a placa de vídeo seja a limitação do PC. Quais jogos o seu PC está focando em rodar?

5 minutos atrás, erickthelima disse:

É claro que a minha preocupação maior está em gerar a maior quantidade de quadros possível e no poder de processamento, e não em usar o computador numa tela de cinema.

Questão de ser 1080p ou 1440p nem é o tamanho da tela, e sim a qualidade da imagem/gráfico do jogo. Uma tela 1440p 27" vai oferecer uma densidade de pixels muito melhor do que 1080p 24", por isso você terá uma qualidade de imagem superior.

• Curtir 1
Postado

Você só vai ter muita fluidez, acima dos 100 quadros na grande maioria dos jogos. Use sem problemas, quando puder você puder compra um bom monitor quadHD e desfruta da resolução mais alta.

Aliás, qual será a utilidade específica da máquina?

E quanto consegue investir nela?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@erickthelima Bom dia e bem vindo.

Não é exagero, está certo que essa placa de vídeo é mais voltada para 2K e até 4K.

Como a força que essa placa de vídeo tem, ela vai durar muito mais tempo do que um placa de vídeo que foi projetada apenas para rodar jogos em 1080P.

É claro se você tem o dinheiro para investir nessa placa de vídeo e processador pode mandar bala.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@GuilhermeGB Boa noite, amigo! Respondendo à sua pergunta: eu pretendo rodar nesse setup os jogos mais atuais do mercado, e reza a lenda que não há jogo dessa geração que não rode usando essa combinação. rsrs

Mas eu irei além e peço a sus opinião: eu quero jogar em primeira mão (e com a qualidade máxima) o próximo Battlefield assim que ele for lançado, em meados do segundo semestre de 2025. Acha que esse processador e essa placa de vídeo dão conta dessa missão? Afinal, trocar de hardware todo ano é maçante e estou apostando em peças com potencial de high end razoável justamente a fim de que a vida útil tecnológica dessas peças dure alguns bons anos ainda.

E outro ponto: estou cada vez mais inclinado a pegar logo um monitor quad HD, dado que os testes de benchmarking que eu tenho visto não mostram uma perda de quadros tão significativa a ponto de quebrar a experiência. E qualquer coisa eu simplesmente posso reduzir a resolução para 1080p nos jogos em que eu sentir que preciso de mais FPS. Mas com o 1% low performando acima dos 60FPS eu dificilmente precisarei de mais.

Postado

@erickthelima entendo seu ponto, mas não vejo tanta necessidade assim de investir num 7800X3D. Você poderia ficar num Ryzen 5 7600 ou Ryzen 7 7700 agora (que já são CPUs suficientemente rápidos) e tentar focar um pouco mais na placa de vídeo, que é o que fará mais diferença nos games modernos. É bom lembrar que estamos bem no início da plataforma AM5, teremos mais umas 3 ou 4 gerações de CPU onde você ainda poderá aproveitar sua mesma placa-mãe, e até lá teremos diversos CPUs bem mais potentes que o 7800X3D é hoje.

A diferença de desempenho de 1080p para 1440p costuma ficar por volta dos 30%. E você sempre poderá utilizar técnicas de upscale (DLSS, FSR, XeSS) para melhorar o desempenho, muito melhor do que você reduzir a resolução para 1080p numa tela que é 1440p nativamente.

A RTX 4070, apesar do valor alto, principalmente pra nós brasileiros, não é uma placa de vídeo high-end, na verdade ela é uma placa intermediária. Então não espere que ela continue rodando games nas maiores qualidades por muitos anos, acredito que daqui uns 2/3 anos já terão jogos AAA que pra rodar em 1440p 60 FPS você precisará reduzir a qualidade para o médio. O lado bom é que em boa parte dos games atuais, a qualidade média perde em pouca coisa pro visual da alta/ultra, mas geralmente tem boa diferença no desempenho.

• Curtir 1
Postado
Em 24/06/2024 às 10:29, RonaldoXbox disse:

Você só vai ter muita fluidez, acima dos 100 quadros na grande maioria dos jogos. Use sem problemas, quando puder você puder compra um bom monitor quadHD e desfruta da resolução mais alta.

Aliás, qual será a utilidade específica da máquina?

E quanto consegue investir nela?

Amigo, eu decidi que provavelmente irei pegar um monitor QuadHD, mesmo. Isso porque a quantidade de quadros que eu perderei não será tão significativa. E como eu disse para o colega ali: qualquer coisa eu simplesmente posso reduzir a resolução para 1080p nos jogos em que eu sentir que preciso de mais FPS. Mas com o 1% low performando acima dos 60FPS eu dificilmente precisarei de mais. Devo investir cerca de 12 mil no setup inteiro, incluindo o monitor e demais periféricos.

18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@erickthelima entendo seu ponto, mas não vejo tanta necessidade assim de investir num 7800X3D. Você poderia ficar num Ryzen 5 7600 ou Ryzen 7 7700 agora (que já são CPUs suficientemente rápidos) e tentar focar um pouco mais na placa de vídeo, que é o que fará mais diferença nos games modernos. É bom lembrar que estamos bem no início da plataforma AM5, teremos mais umas 3 ou 4 gerações de CPU onde você ainda poderá aproveitar sua mesma placa-mãe, e até lá teremos diversos CPUs bem mais potentes que o 7800X3D é hoje.

A diferença de desempenho de 1080p para 1440p costuma ficar por volta dos 30%. E você sempre poderá utilizar técnicas de upscale (DLSS, FSR, XeSS) para melhorar o desempenho, muito melhor do que você reduzir a resolução para 1080p numa tela que é 1440p nativamente.

A RTX 4070, apesar do valor alto, principalmente pra nós brasileiros, não é uma placa de vídeo high-end, na verdade ela é uma placa intermediária. Então não espere que ela continue rodando games nas maiores qualidades por muitos anos, acredito que daqui uns 2/3 anos já terão jogos AAA que pra rodar em 1440p 60 FPS você precisará reduzir a qualidade para o médio. O lado bom é que em boa parte dos games atuais, a qualidade média perde em pouca coisa pro visual da alta/ultra, mas geralmente tem boa diferença no desempenho.

Saquei...Para mim, o 7800X3D é essencial porque ele garante uma quantidade de quadros que outros processadores não conseguem, mesmo em presets que exigem mais da placa de vídeo do que do processador. Aliás, ele empurra bastante a placa. E se o 7800X3D vai ficar obsoleto ainda nessa geração de socket, imagine os modelos anteriores a ele... Mesmo que eu optasse por um 7700, por exemplo, a economia não seria suficiente para justificar um salto maior entre as placas de vídeo. A diferença entre uma 4070 e uma 4080 é quase de R$ 4 mil, enquanto a diferença entre um 7700 e um 7800X3D fica na casa dos R$ 1.500, arredondando para cima.  No máximo, eu poderia tentar pegar uma 4070 Ti Super de 16GB sem precisar abrir mão do 7800X3D, mas da 4080 para cima já é impossível. Uma 4090, então, nem pensar. Ela sozinha custa o valor que pretendo investir no setup inteiro (na faixa dos R$ 12.000,00). Até porque seria um exagero, já que não existem jogos que utilizem tudo o que a placa tem a oferecer, especialmente a monstruosidade que são aqueles 24GB de VRAM! Hahahahahahaha Um dia, num futuro ainda distante, muito provavelmente eu vou pegar essa placa, mas para trabalhar com animação, e não para jogar.

Postado

@erickthelima não me referia a RTX 4080, me referia a opções como a RTX 4070 Super (oferecendo uns 10-15% a mais de desempenho) ou a RX 7900 XT. O investimento numa RTX 4080 não vale a pena, sendo que ela fica apenas uns 10-15% na frente de uma RX 7900 XT, custando facilmente uns R$2.000 a mais. Inclusive a própria RTX 4070 Ti Super meio que empata com a RX 7900 XT e custa mais.

No caso do CPU, eu me referi ao Ryzen 7 7700 como uma alternativa, caso você não queira abrir mão de um 8/16, mas o Ryzen 5 7600 com 6/12 entrega praticamente o mesmo desempenho em jogos custando uns R$600 a menos, sendo o melhor custo-benefício dentro da plataforma AM5. Mas são apenas sugestões.

Postado
18 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

não me referia a RTX 4080, me referia a opções como a RTX 4070 Super (oferecendo uns 10-15% a mais de desempenho)

Nesse caso, você se refere à versão SUPER apenas? Aquela de 12GB? Eu pergunto porque tem a versão Ti Super que tem 16GB de VRAM. Sendo o caso, poderia me explicar a diferença entre o desempenho entre a 4070 e a 4070 Super? No "Versus", eu consegui extrair esses dados que apontam a vantagem da 4070 Super em relação à 4070 regular, mas nada que eu entenda o suficiente para entender como ela pode ser melhor. Poderia me dar uma pequena aula? Aqui estão os dados:

image.thumb.png.95acdf357ca6913d50cc33335daa420a.png

Postado
1 hora atrás, erickthelima disse:

Devo investir cerca de 12 mil no setup inteiro, incluindo o monitor e demais periféricos.

Entendo, mas quais periféricos precisará?

Headset, cadeira, mouse, mousepad, teclado, monitor, caixas de som, microfone, câmera seriam todos, quais irá comprar agora?

Acredito que a perda de performance seja sim notável, já que para ter 60 FPS em FHD você precisa de uma RX 6600/RTX 3060, já para QHD uma 6750 XT/4060 TI seriam o mínimo, tendo a RTX 4070/RX 7700 XT como ideais para esta faixa de desempenho. Essas últimas têm preço muito mais elevado que as primeiras placas citadas, então caso queira longevidade uma RX 7800 XT ou 7900 XTX seriam indicadas, tanto pelo desempenho bruto que entregam quanto pela grande quantia de VRAM. 

Se seu foco não for FPS concordo com o colega Guilherme, 7800X3D é maravilhoso para jogos mais desnecessário (e caro) então vale mais a pena redirecionar esta grana para outra parte de seu orçamento, como a placa de vídeo, já que ela sim trará um aumento no desempenho.

10 minutos atrás, erickthelima disse:

poderia me explicar a diferença entre o desempenho entre a 4070 e a 4070 Super?

Há diferença entre elas, a 4070 consegue na média entregar 100 FPS em QHD, a Super 115.

Se for jogar, pelo menos ao meu ver, nenhuma das duas compensa.

Se não puder investir muita grana, RX 7700 XT está pertinho da 4070 só que custando muito menos.

RX 7800 XT bate de frente com a 4070 Super em performance bruta, só que é mais barata e têm mais VRAM.

Acredito que em seu orçamento irá caber a RX 7900 XTX, placa que têm o desempenho da 4080 Super só que custando muito mais barato, e têm 8GB adicionais de VRAM.

• Curtir 1
Postado

@erickthelima não utilize esse tipo de site, veja reviews com testes na prática, seja escrito ou em vídeo, no máximo use o banco de dados do TechPowerUp que compara o desempenho médio da cada placa em jogos.

RTX 4070 Super e RTX 4070 Ti Super são revisões das placas RTX 4070 e RTX 4070 Ti, respectivamente. Em teoria elas vieram para substituir os modelos "não-Super", mas como ainda restam estoque dessas placas, elas estão sendo vendidas um pouco abaixo do preço original. Na questão de desempenho, a RTX 4070 Super fica bem próxima, um pouco abaixo, da RTX 4070 Ti, enquanto a RTX 4070 Ti Super é pouca coisa mais rápida que a RTX 4070 Ti, o maior diferencial dela foi os 16GB de VRAM.

A RTX 4070 Ti Super custa por volta dos R$5.700-5.900, enquanto isso você tem a RX 7900 XT, que entrega mais ou menos o mesmo nível de desempenho, tem 4GB a mais de VRAM, e tem uma versão dela na Kabum R$1.000 mais barata, por R$4.800. Ela só leva desvantagem no Ray Tracing, nisso as placas NVIDIA estão bem a frente.

Não confundir a RX 7900 XT com a RX 7900 XTX, a versão XTX compete com a RTX 4080.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...