Ir ao conteúdo

Overclock no Ryzen 5 4600G

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Oi Pessoal Tudo bem? Espero que sim, eu estou.

Então, atualmente estou com essa configuração 

CPU: Ryzen 5 4600G

Mãe: b550 pro VDH WIFI

Ram: 8x2 2133mhz cl15 

Discos: NVMe 512gb, sata 240gb e um HD 256gb

Usando o vídeo integrado

Porém essa semana minha nova placa de vídeo vai chegar (RTX 4060), e vendo alguns reviews esse meu processador vai ficar com gargalo em alguns momentos com essa GPU, então acredito que seja legal fazer um overclock. Atualmente estou usando o cooler box, será que é possível fazer um overclock? Vai ter aumento de desempenho? O consumo aumenta muito? O Ryzen Master já é o suficiente? Vale a pena fazer esse overclock? 

Postado
5 minutos atrás, Pedroou disse:

Faça apenas o overclock automático do Ryzen Master, em geral o ganho de desempenho não vale o tempo que leva para acertar.

Posso fazer overclock usando cooler box? Ou tenho que trocar? Se sim troco por qual?

• Membro VIP
Postado

Poder pode, o que manda é temperatura. Pessoalmente gosto de deixar abaixo de 75ºC. Então pode subir o clock até uns 75ºC.

Detalhe é, os 75 ºC durante seu uso normal, em testes como o Cinebench essa temperatura vai ser maior.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Piedr3 Boa noite

Qual o modelo de sua fonte de alimentação.

Espere a placa de vídeo chegar e veja se o desempenho te agrada.

Esquece a palavra gargalo, o cenário perfeito é a placa de vídeo e 100% de uso e o processador abaixo dos 100%.

Mesmo que seu processador trabalhe em 80% se manter nesse ritmo e a placa de vídeo em 100% o jogo todo, bola pra frente e seja feliz.

Postado
1 minuto atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Piedr3 Boa noite

Qual o modelo de sua fonte de alimentação.

Espere a placa de vídeo chegar e veja se o desempenho te agrada.

Esquece a palavra gargalo, o cenário perfeito é a placa de vídeo e 100% de uso e o processador abaixo dos 100%.

Mesmo que seu processador trabalhe em 80% se manter nesse ritmo e a placa de vídeo em 100% o jogo todo, bola pra frente e seja feliz.

Ela chega amanhã, minha fonte é uma A650BN da msi

• Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, Piedr3 disse:

Ela chega amanhã, minha fonte é uma A650BN da msi

Perfeito, instale a placa de vídeo e "deixar o barco andar", as vezes o desempenho pode te surpreender e você está com receio a toa.

Usei um xeon x3450 2.66 rodando em overclock a 3.8Ghz essa processador é da mesmo família do primeiro core i5, i7 LGA 1156.

Usei esse processador de 2011 com um RTX 3060 12Gb e todo que é jogo, rodou lindo de mais em full HD, e sem essa frescura de precisar colocar no mínimo.

Rodei alguns jogos como cyberpunk 2077, forza horizon 4 e 5, algumas configurações colocava em alto e outras em "ultra e pau no gato 😅".

Antes de fazer upgrade rodei o teste do 3D Mark e repare que o resultado da GPU foi praticamente o mesmo, e olha que o desempenho de um xeon x3450 e um core i5 13600k a diferença é bem grande, só ver a pontuação do CPU que passa de 7x a mais desempenho.

image.png

image.png

Postado
10 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Perfeito, instale a placa de vídeo e "deixar o barco andar", as vezes o desempenho pode te surpreender e você está com receio a toa.

Usei um xeon x3450 2.66 rodando em overclock a 3.8Ghz essa processador é da mesmo família do primeiro core i5, i7 LGA 1156.

Usei esse processador de 2011 com um RTX 3060 12Gb e todo que é jogo, rodou lindo de mais em full HD, e sem essa frescura de precisar colocar no mínimo.

Rodei alguns jogos como cyberpunk 2077, forza horizon 4 e 5, algumas configurações colocava em alto e outras em "ultra e pau no gato 😅".

Antes de fazer upgrade rodei o teste do 3D Mark e repare que o resultado da GPU foi praticamente o mesmo, e olha que o desempenho de um xeon x3450 e um core i3 13600k a diferença é bem grande, só ver a pontuação do CPU que passa de 7x a mais desempenho.

image.png

image.png

Que incrível mano, vou ver isso. E porque tipo assim, eu acredito que já que não irei utilizar mais a placa de vídeo integrada do CPU então ele vai esquentar menos, certo? Então eu acredito que seja possível gastar essa temperatura em um clock maior, entende? Só que dependendo eu nem faça isso mesmo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, Piedr3 disse:

Que incrível mano, vou ver isso. E porque tipo assim, eu acredito que já que não irei utilizar mais a placa de vídeo integrada do CPU então ele vai esquentar menos, certo? Então eu acredito que seja possível gastar essa temperatura em um clock maior, entende? Só que dependendo eu nem faça isso mesmo.

Em jogos creio que a temperatura do processador será a mesma porque a placa de vídeo tente a jogar o calor dela em direção ao cooler do processador.

Mais se o seu gabinete se tiver um bom número de cooler e logicamente instalado na posição correta a temperatura será bacana.

A RTX 4060 é uns 20% mais forte que a RTX 3060, então baixei o 3D Mark o mesmo teste que fiz se o desempenho da CPU passar dos 6000 pode ficar tranquilo que a placa de vídeo vai rodar sem problemas.

https://www.3dmark.com/spy/46692715

Postado
agora, Edvaldo J. Frederico disse:

Em jogos creio que a temperatura do processador será a mesma porque a placa de vídeo tente a jogar o calor dela em direção ao cooler do processador.

Mais se o seu gabinete se tiver um bom número de cooler e logicamente instalado na posição correta a temperatura será bacana.

A RTX 4060 é uns 20% mais forte que a RTX 3060, então baixei o 3D Mark o mesmo teste que fiz se o desempenho da CPU passar dos 5000 pode ficar tranquilo que a placa de vídeo vai rodar sem problemas.

3dMark é pago né? Meu gabinete é um HAF 912 Plus. Ele têm uma fan de 200mm na frente uma atrás e outra na tampa, que por sinal eu tirei da tampa e coloquei na parte de cima, fez sentido isso? Ou melhor deixar na tampa?

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Piedr3 disse:

3dMark é pago né? Meu gabinete é um HAF 912 Plus. Ele têm uma fan de 200mm na frente uma atrás e outra na tampa, que por sinal eu tirei da tampa e coloquei na parte de cima, fez sentido isso? Ou melhor deixar na tampa?

Seu gabinete não tem a lateral de vidro então a temperatura da placa de vídeo não vai ser totalmente jogada na cara do processador, mais eu tentaria colocar mais dois cooler de 120mm na parte superior.

E sobre o 3D Mark ele é demonstração, mais para rodar o teste do time spy você não precisa comprar a versão paga.

https://store.steampowered.com/app/496100/3DMark_Time_Spy_benchmark/

images?q=tbn:ANd9GcSYWetNrBr_eOwJCrsv9CF

haf-912-plus-fan-front2.jpg

Postado
2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Seu gabinete não tem a lateral de vidro então a temperatura da placa de vídeo não vai ser totalmente jogada na cara do processador, mais eu tentaria colocar mais dois cooler de 120mm na parte superior.

E sobre o 3D Mark ele é demonstração, mais para rodar o teste do time spy você não precisa comprar a versão paga.

https://store.steampowered.com/app/496100/3DMark_Time_Spy_benchmark/

images?q=tbn:ANd9GcSYWetNrBr_eOwJCrsv9CF

haf-912-plus-fan-front2.jpg

Entendi mano, recomenda algum fan? para eu comprar 

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, Piedr3 disse:

Entendi mano, recomenda algum fan? para eu comprar 

Sobre a FAN só posso falar o que já testei, e quando troquei de gabinete peguei 3 fans da Coolmoon 120mm 1700rpm Argb 3pin 66cfm e Pwm 4pin, esse cooler achei excelente. Ele tem conexão de 4 pinos que possibilita você ligar na placa-mãe e ter um controle de rotação mais precisa e tem conexão  3 pinos ARGB e tem um ótimo fluxo de ar e o preço eu achei bom.

Agora que vi a suas memórias rodam a 2133Mhz, eu tentaria fazer um overclock nelas para rodar pelo a menos a 2400Mhz.

D_NQ_NP_680779-MLB72842524093_112023-O.w

Postado

Sobre a FAN só posso falar o que já testei, e quando troquei de gabinete peguei 3 fans da Coolmoon 120mm 1700rpm Argb 3pin 66cfm e Pwm 4pin, esse cooler achei excelente. Ele tem conexão de pinos que possibilita você ligar na placa-mãe e ter um controle de rotação mais precisa e tem conexão  3 pinos ARGB e tem um ótimo fluxo de ar e o preço eu achei bom.

Agora que vi a suas memórias rodam a 2133Mhz, eu tentaria fazer um overclock nelas para rodar pelo a menos a 2400Mhz.

D_NQ_NP_680779-MLB72842524093_112023-O.w

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4148127724-cooler-fan-pwm-4pin-120mm-1700rpm-argb-3pin-66cfm-coolmoon-_JM?quantity=3

como faço overclock? tem algum programa como o Ryzen master? eu fui la na BIOS e setei a 2400mhz a uns dias só isso mudei mais nada

7 minutos atrás, Piedr3 disse:

como faço overclock? tem algum programa como o Ryzen master? eu fui la na BIOS e setei a 2400mhz a uns dias só isso mudei mais nada

não modifiquei tensão. você tem alguma dica? desde de já agradeço por todo esse suporte

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Piedr3 disse:

Isso mesmo, você faz pela BIOS é bem tranquilo de fazer.

Suas memórias ate 2400Mhz eu sei que vai, mais do que isso pode ficar um pouco instável.

Nas placa-mãe da MSI é bem fácil fazer só clicar no botão OC e depois procurar "Frequency Memory" e escolher o valor e depois aperte a tecla F10 para salvar e veja se sobe.

Depois baixe o CPU-Z e vá até a aba "Memory" se em estiver marcando 1200Mhz (1200Mhz x 2 = 2400Mhz) em DRAM Frequency, deu certo e a memória está rodando a 2400Mhz.

Até no gerenciador de tarefas da para ver a frequência da memória.

E overclock tem que subir ao pouco 😅, se o PC não subir vídeo é só aguardar um pouco que automaticamente a placa desfaz o que você fez (pelo menos aqui é assim 😅)

imp12.PNG

PRINT 3.png

Postado
5 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

a minha é a b550 pro vdh, o processo é o mesmo né porque é msi as duas. vou testar ai te digo. acabei de ver o Vídeo e a BIOS é igual. faz medo elas queimarem? porque minha ram não tem dissipador.

você acredita que ela consegue chegar a quanto? uns 3000mhz, será?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

a minha é a b550 pro vdh, o processo é o mesmo né porque é msi as duas. vou testar ai te digo. acabei de ver o Vídeo e a BIOS é igual. faz medo elas queimarem? porque minha ram não tem dissipador.

você acredita que ela consegue chegar a quanto? uns 3000mhz, será?

2400Mh eu sei que chega porque já testei mesmo sem dissipador, agora 3000 MHz isso não chega é muita coisa, mesmo com dissipador.

Se as suas memórias tivessem dissipador acho que daria para elevar até 2667Mhz, mais creio que teria que alterar tensão.

Minhas memórias são 3600Mhz e consegui chegar só até 3900Mhz.

E dissipador você acha para comprar.

D_NQ_NP_669146-MLB71066467092_082023-O.w

Postado
5 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

2400Mh eu sei que chega porque já testei mesmo sem dissipador, agora 3000 MHz isso não chega é muita coisa, mesmo com dissipador.

Se as suas memórias tivessem dissipador acho que daria para elevar até 2667Mhz, mais creio que teria que alterar tensão.

Minhas memórias são 3600Mhz e consegui chegar só até 3900Mhz.

E dissipador você acha para comprar.

D_NQ_NP_669146-MLB71066467092_082023-O.w

É caro um dissipador desse? No caso você acredita que chega em 2400 de boa, eu testar 2666 seria ousado?

agora, Piedr3 disse:

É caro um dissipador desse? No caso você acredita que chega em 2400 de boa, eu testar 2666 seria ousado?

No vídeo não vi o carinha trocando a tensão. Você acredita que seria ideal quanto?

1 minuto atrás, Piedr3 disse:

No vídeo não vi o carinha trocando a tensão. Você acredita que seria ideal quanto?

Atualmente estão em 1.212V

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Piedr3 disse:

Custa 22 reais cada dissipador só clicar na imagem que vai abrir o anúncio.

E subir a 2667 é muita coisa, a tensão de operação da memória DDR4 é 1.2 volts e quando você habilita o XMP pode ir até 1.35Volts e até 1.45 volts (no máximo)  da para chegar porém é necessário ter dissipador e um ótima ventilação no gabinete para não fritar as memórias.

Postado
2 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Custa 22 reais cada dissipador só clicar na imagem que vai abrir o anúncio.

E subir a 2667 é muita coisa, a tensão de operação da memória DDR4 é 1.2 volts e quando você habilita o XMP pode ir até 1.35Volts e até 1.45 volts (no máximo)  da para chegar porém é necessário ter dissipador e um ótima ventilação no gabinete para não fritar as memórias.

Eita, acabei de colocar a 2666mhz e ligou kkk

5 minutos atrás, Piedr3 disse:

Mano nesse período, eu fiz uns teste e tipo. Antes do oc para 2666 um jogo que gosto estava batendo 45fps de média no baixo. Depois do oc ele bateu 59fps de média na mesma qualidade gráfica, e o consumo de ram caiu de 8700-9000 e alguma coisa para 7700-8000

Mano nesse período, eu fiz uns teste e tipo. Antes do oc para 2666 um jogo que gosto estava batendo 45fps de média no baixo. Depois do oc ele bateu 59fps de média na mesma qualidade gráfica, e o consumo de ram caiu de 8700-9000 e alguma coisa para 7700-8000

É perigoso deixar assim😳?

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, Piedr3 disse:

É perigoso deixar assim😳?

images?q=tbn:ANd9GcRU8OWJwBmaMLiVkhPpO5n

😅

Sem dissipador para deixar o PC ligado por muito tempo acho arriscado, compre o dissipador é muito barato e ai sim você pode deixar em 2667Mhz.

Postado

images?q=tbn:ANd9GcRU8OWJwBmaMLiVkhPpO5n

😅

Sem dissipador para deixar o PC ligado por muito tempo acho arriscado, compre o dissipador é muito barato e ai sim você pode deixar em 2667Mhz.

Kkkk beleza, aqui pra mim tá com frete de 50 reais então fica inviável eu acredito. Será que têm na Kabum ou Aliexpress?

agora, Piedr3 disse:

Kkkk beleza, aqui pra mim tá com frete de 50 reais então fica inviável eu acredito. Será que têm na Kabum ou Aliexpress?

Por enquanto eu vou deixar em 2400mhz, como eu estava usando antes.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Piedr3 disse:

Por enquanto eu vou deixar em 2400mhz, como eu estava usando antes.

No shopee está 20 reais e acima de 19 reais é frete grátis.

https://shopee.com.br/Dissipador-memória-Ram-DDR2-DDR3-DDR4-Cores-Sortidas-i.364827750.6271912035?sp_atk=e38a8ce0-0fe5-40d5-a06b-8b75f780db71&xptdk=e38a8ce0-0fe5-40d5-a06b-8b75f780db71

Na primeira tela da BIOS onde está escrito "Game Boost" se você clicar em CPU ele vai dar um leve overclock no processador.

b550-20210601-1.jpg

Postado
3 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

No shopee está 20 reais e acima de 19 reais é frete grátis.

https://shopee.com.br/Dissipador-memória-Ram-DDR2-DDR3-DDR4-Cores-Sortidas-i.364827750.6271912035?sp_atk=e38a8ce0-0fe5-40d5-a06b-8b75f780db71&xptdk=e38a8ce0-0fe5-40d5-a06b-8b75f780db71

Na primeira tela da BIOS onde está escrito "Game Boost" se você clicar em CPU ele vai dar um leve overclock no processador.

b550-20210601-1.jpg

acabei de colocar no carrinho, com o frete pra cá fica 68,30. tá caro? essa parte game boost nunca cliquei no processador, porém as memórias aparecem apagadas. acho que deve ser porque elas não suportam xmp

2 minutos atrás, Piedr3 disse:

acabei de colocar no carrinho, com o frete pra cá fica 68,30. tá caro? essa parte game boost nunca cliquei no processador, porém as memórias aparecem apagadas. acho que deve ser porque elas não suportam xmp

PXL_20240626_214246510.thumb.jpg.9a14a8db280ce820a3af14d1ef357ddd.jpg

minha BIOS é assim

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Piedr3 disse:

PXL_20240626_214246510.thumb.jpg.9a14a8db280ce820a3af14d1ef357ddd.jpg

minha BIOS é assim

Deve se porque você mora fora do estado de São Paulo, vai pesquisando que você acha com valor legal.

Igual a minha BIOS só que aqui aparece algumas coisas em vermelho, igual a primeira foto que mandei.

A opção A-XMP não aparece porque provavelmente suas memória não tem perfil XMP, e caso queira saber é só abrir o CPU-Z que vai aparecer se a sua memória tem XMP ou não.

2259470

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...