Ir ao conteúdo

É possível transformar fluxo de solda resinoso em fluxo de solda pastoso?

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado
25 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Para contribuir, eu já deveria saber exatamente do que você está falando. Mas venho, pelo contrário, pedir que nos apresente esses produtos.

é um produto usado para remover oxidação de solda em placas eletrônicas, só que o meu é líquido, resinoso, eu queria saber se tem como transformá-lo num fluxo de solda pastoso, que é o mesmo material, mas é em forma de pasta.

Screenshot_1.png

Postado
35 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Ele é usado para esfregar a oxidação, tal como se faz com isopropanol, Não é para aperfeiçoar a troca de calor?

Bom, eu não entendo exatamente como ele funciona, só sei que ele deve ser usado para realizar solda de componentes eletrônicos com mais facilidade, eu comprei umas garrafinhas dele, mas não gostei porque ele espalha muito e suja tudo, eu sei que existem fluxos de solda pastosos que ficam no ligar aplicado, eu gostaria de saber se tem como transformar em fluxo pastoso, já que eles devem ser feitos de um material parecido. Tipo, deixá-lo mais viscoso.

• Membro VIP
Postado

Se o resultado é uma solda brilhante, distanciada de ser solda-fria, sei do que se trata. Talvez você só precise de um aplicador melhor. O que eu estranho é a menção a oxidação. A pasta da Implastec se liquefaz durante a soldagem ou dessoldagem. Todo o serviço precisa ser limpo com isopropanol. Escovação. É normal.

• Curtir 2
Postado
3 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Se o resultado é uma solda brilhante, distanciada de ser solda-fria, sei do que se trata. Talvez você só precise de um aplicador melhor. O que eu estranho é a menção a oxidação. A pasta da Implastec se liquefaz durante a soldagem ou dessoldagem. O serviço precisa ser limpo com isopropanol. É normal.

Mas, a embalagem diz que é eficiente na remoção de oxidações em pci. Qual tipo de aplicador eu devo usar? Ele solidifica muito fácil.

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

Ele solidifica muito fácil.

Então eu não o conheço. Se ele é para remoção, não entendo o comportamento de endurecer. A não ser que o rótulo esteja confuso e ele seja o que já pensava: você coloca uma gota no terminal que irá soldar e chega com o ferro ou o ar quente, derretendo e realizando solda brilhante.

Você fez a compra baseado em que? Não há, por exemplo, um vídeo de YouTube ensinando a usá-lo, indicando as aplicações?

Os vídeos acima restabelecem o significado de sempre para "fluxo de solda".

Acredito que esses dizeres no rótulo do produto, sobre remoção de oxidação, na realidade estejam referindo-se a aquele ponto de solda que ficou velho e tem dificuldade para amolecer ao primeiro contato com o ferro.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Mas a embalagem diz que é eficiente na remoção de oxidações em PCI.

De fato o ponto de solda velho, que não quer pegar calor, é um metal oxidado. Está me parecendo que o designer do rótulo deste produto quis "falar diferente" e só complicou a comunicação.

No final, há um enriquecimento de conhecimento para o mercado. Mas não sem uma volta.

Qual tipo de aplicador eu devo usar?

Parece-me que foi sugestão que vi neste fórum dias atrás, acho que do @MOR_AL. Eu experimentaria uma agulha de grosso calibre, tipo 1.42 mm. A seringa precisa ser a menor possível, para ser suave na força requerida. E, para não se acidentar, serre e lime a ponta da agulha.

Veja que os youtubers acima estão usando seringa sem agulha. Já acho uma ponta grossa demais.

A característica de endurecer, se for o que vi no último vídeo, parece-me ótima. A gota é depositada junto aos terminais do componente, e por ali fica, até receber calor.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
12 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

ele expalha demais,

10 horas atrás, Ygor Ferreira Campos de Sá disse:

é líquido, resinoso,

Bem.. o que você vai ler a seguir é só um conceito teórico mesmo. O amigo Moris, apesar de não saber explicar a química da coisa (😁), tem mais experiência que qualquer um daqui...

Tenta misturar breu (clique). você acha em lojas de material de construção ou similar. Moa até virar farinha e vê se ele dilui no seu fluxo e engrossa o caldo. Se não, ele dilui com álcool (não sei se o aguado de 40 vendido atualmente).

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!