Ir ao conteúdo

Ryzen 5500 + CM MasterLiquid 360v2 com temperatura alta

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, possuo um Ryzen 5 5500 e de refrigeração um cooler master masterliquid 360v2 e estou notando a temperatura alta em idle para um WC potente.

Uso em Idle na médio de 40-45ºC
Em teste stress Aida64 (CPU,FPU e Cache) o mesmo bateu a marca de 71ºC.

A bomba está conectada no WPUMP na placa-mãe, curva de fans para performance.
Sobre folga do conector e pasta térmica, eu descarto pois deixei os parafusos bem apertados e pasta térmica Cooler Master trocada a 2 semanas.

Peço uma ajuda sobre essas Temperaturas, se está normal ou se há algo de errado com o WC, podendo ser defeito ou algo do Gênero. 

Configuração completa:
Ryzen 5 5500
B450M Steel Legend
32GB ASGARD DDR4
RX 5700 8GB SAPPHIRE
Cooler Master ML360v2
Gabinete: HX600 Pichau 
Fonte: MSI MPG 750W
Armazenamento: NVMe 256GB, SSD 1TB, HD 4TB

Obrigado a todos!

aida.PNG

Postado

Estão dentro do normal, mas está certo, até que estão um pouco elevadas para um water deste calibre.

Você que instalou ele?

Se sim, têm certeza que ficou bem firme?

Baixe o HWINFO64 e envie nos um print, ele é mais fiel às temperaturas reais.

Postado
35 minutos atrás, MisterJanta disse:

Sobre folga do conector e pasta térmica, eu descarto pois deixei os parafusos bem apertados e pasta térmica Cooler Master trocada a 2 semanas.

Não se deve apertar demais, o aperto nos parafusos é até ficar firme e sem folga.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, MisterJanta disse:

Uso em Idle na médio de 40-45ºC
Em teste stress Aida64 (CPU,FPU e Cache) o mesmo bateu a marca de 71ºC

Talvez você esteja esperando ver 50ºC só porque investiu em um WC super caro para um CPU simples, mas eu sinto em lhe informar que não é bem assim que a física da termodinâmica funciona. Vai chegar um ponto onde haverá um "gargalo" no sistema que vai impedir que você consiga resfriar o CPU mais, por mais que você tenha um sistema de refrigeração super dimensionado.

Por isso ninguém recomenda a compra de WC para CPUs simples de baixo TDP, eu costumo recomendar WC de 240mm apenas para CPUs com TDP perto ou acima de 100W, WC de 360mm mesmo acho que só vale a pena para CPUs de 200W pra cima, em alguns casos valeria a pena par CPUs de 150-200W. O Ryzen 5 5500 é um CPU de 65W, onde até air cooler torre de 90mm ou 120mm dá conta.

• Curtir 3
Postado

@GuilhermeGB Acabei investindo nele devido a uma promoção repentina, acabou saindo a preço de banana essa water, paguei 299,90. Agradeço a opinião, essa é minha primeira experiência com WC e por isso achei que causaria uma baita diferença, no mais, obrigado a todos que responderam o post.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!