Ir ao conteúdo

O vídeo do meu pc fica "craquelado" e fica sem vídeo ocasionsalmente

Ir à solução Resolvido por vinicius2829br,

Posts recomendados

Postado

Meu pc começou a ter um problema com o vídeo depois de eu baixar Aura Sync da ASUS, um programa para controlar os RGB do pc, a tela frequentemente ficava sem vídeo, independente do que eu estivesse fazendo, dai eu precisava desligar e ligar o computador de novo para voltar a usar o computador, o problema acontecia a cada 1:30h~3:00h. Desinstalei o app e não resolveu, dai eu voltei pra um ponto de restauração do Windows de um pouco antes de ter instalado o app, após isso apararentemente tinha resolvido. (Vou citar isso pois pode ser relevante)Após uma semana eu fiz uma limpeza(tirar o pó) no meu pc, eu sou meio paranóico então comprei todos materias de prevenção, eu estava usando luvas antieestáticas, pincéis antiestáticos, jaleco antiestático, manta antiestática, etc... Como era minha primeira vez limpando o pc não quis arriscar muito e só retirei as fans do gabinete, a fonte e a placa de vídeo para fazer a limpeza(deixei sempre a placa de vídeo em cima da manta antiestática) o resto limpei no gabinete mesmo. Após uma semana e pouco de eu ter limpado esse problema parece ter voltado, quando eu queria jogar algo era papo de menos de uma hora, o vídeo já começava a craquelar e logo desligava, pensei primeiramente na temperatura, mas a placa de vídeo não ficava acima dos 65° e a CPU não passava dos 74°, o que é um pouco quente mas imagino que não o bastante para "desligar" o PC, depois disso vi uma pessoa no youtube com o mesmo problema, ela disse para abaixar o clock máximo da GPU no MSI Afterburner, fiz isso e de novo aparentemente tinha resolvido, mesmo estressando ao máximo o PC ele não estava mais desligando o vídeo. A frequência diminuiu bastante, mas periodicamente, sem nenhum padrão que eu consiga notar, esse problema volta a acontecer, acontece mais ou menos duas ou três vezes por dia independente do que eu esteja fazendo no PC, a tela craquela por um tempo, um tempo depois a tela congela e um tempinho depois fica sem vídeo, as vezes o vídeo volta depois de um tempo com o aviso do "AMD Software: Adrenaline" falando que detectou algum problema, e que voltou para suas configurações padrão. O problema não é no meu monitor pois logo depois sempre aparece um aviso do AMD Andrenaline(software da minha placa de vídeo), e como vocês podem ver nas imagens, os "craquelados" aparecem nos prints. Eu agradeceria muito se alguém me ajudasse a achar a fonte desse problema(provavelmente algo relacionado a GPU), gostaria de saber se isso indica algo de errado que está acontecendo no meu PC, se está danificando alguma peça minha, se pode piorar, etc... Se acharem que não é nada de mais e que vai se manter estável, eu uso o PC assim mesmo sem problemas.

Caso seja relevante, minha placa é uma RX 5500 XT com quase 4 anos de uso e o problema começou a mais ou menos um mês.

Nunca fiz overclock ou coisas do tipo, a única coisa desse tipo que eu mexi, foi ter diminuido o clock máximo da GPU, isso depois de o problema já ter começado.
As linhas verdes das imagens foram feitas por mim para censurar informações sensíveis.

Imagem do WhatsApp de 2024-06-26 à(s) 16.59.56_53cf783d.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-06-26 à(s) 17.07.06_07bc58ff.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-06-26 à(s) 17.04.50_3dc7956f.jpg

Postado

@Cloud_Strife7 Eu não cheguei a desinstalar, mas quando o problema começou eu atualizei todos os drivers, BIOS e etc, mas não resolveu o problema... Enfim eu deixei formatando de ontem pra hoje, e após isso não aconteceu o problema nenhuma vez, se a amanhã não ocorrer nenhum problema de novo, eu chego na conclusão que era um problema no software do PC e que após a formatação o problema foi resolvido, estou instalando todos os drivers e apps aos poucos para ver se eu acho um culpado pelo problema, se eu achar eu compartilho aqui para caso alguém esteja passando pelo mesmo problema

• Solução
Postado

Realmente era um problema de software, o que me tranquiliza um pouco, ainda não encontrei o que estava causando o problema, mas vou marcar como solucionado, se encontrar eu comento aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...