Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera fiz um uprage de placada de Vídeo recentemente e a Maioria dos Jogos ta rodando normal ai do nada da uma Travada e mesmo com DLSS 3.0 isso acontece por exemplo no The Wither 3 com td no Ultra, pode estar a 100/120 FPS ai do nada Trava e cai pra 50/30 e volta ao normal depois, queria saber se é gargalo de processador ou alguma outra coisa que eu possa resolver, Tenho I5-10400F, placa-mãe ASUS TUF B460M-Plus, 32GB de Ram 16x2, Fonte Cooler Master MWE White V2 650W 80 Plus Standard, RTX ASUS TUF 4060 TI, SSD  XPG SX6000 Lite 256GB M.2 NVMe, SSD 1 TB XPG SX8200 Pro M.2 NVMe PCIe.

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, CDaniell disse:

Galera fiz um uprage de placada de Vídeo recentemente e a Maioria dos Jogos ta rodando normal ai do nada da uma Travada e mesmo com DLSS 3.0 isso acontece por exemplo no The Wither 3 com td no Ultra, pode estar a 100/120 FPS ai do nada Trava e cai pra 50/30 e volta ao normal depois, queria saber se é gargalo de processador ou alguma outra coisa que eu possa resolver, Tenho I5-10400F, placa-mãe ASUS TUF B460M-Plus, 32GB de Ram 16x2, Fonte Cooler Master MWE White V2 650W 80 Plus Standard, RTX ASUS TUF 4060 TI, SSD  XPG SX6000 Lite 256GB M.2 NVMe, SSD 1 TB XPG SX8200 Pro M.2 NVMe PCIe.

O The Witcher 3 é um jogo um tanto quanto quebrado desde a "atualização da nova geração"

Tenta reproduzir o problema e registrar as estatísticas de uso do hardware, se não fica praticamente impossível deduzir alguma coisa.

Mas esse não é um comportamento típico de "gargalo" não.

Inclusive gargalo é um termo que foi feito uma tempestade em copo dágua por "techtubers" que lucram direta ou indiretamente com venda de hardware que na maioria das vezes não chega nem a ser um problema se você desligar o Afterburner. Vou explicar:

Jogos de computador funcionam de uma forma que, a grosso modo, o CPU envia instruções pra GPU sobre quais quadros serão produzidos, sendo que "Gargalo" é comumente usado pra situações onde o CPU não consegue "instruir" a GPU a produzir todos os quadros que ela seria capaz.

Não vou entrar no mérito que em muitas BUILDs, isso é algo inevitável em certos perfis de jogos.

Mas vamos lá:Se você pretende jogar um jogo a 60 FPS, pouco interessa se o seu CPU vai "gargalar" a placa de vídeo, o que interessa é que ele "Instrua" a GPU a fazer pelo menos os 60 quadros que você deseja. A partir disso e alinhando com o desempenho da sua GPU, você alinha a qualidade gráfica.

GPU com 92% de uso em algum jogo? Esse é um "problema" que você nunca nem notaria sem o afterburner ligado; então por que não só desligar o afterburner e ir jogar o seu jogo?

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, CDaniell disse:

The W.png

Sem título.png

Bom, no primeiro jogo, que acredito que seja o The Witcher 3, pelo padrão do gráfico parece stuttering. Esse problema pode ser sim eventualmente causado por falta de perfomance do computador e/ou por outros problemas de software/hardware, mas se esse fosse o caso, o esperado é que fosse mais frequente, era pra linha do frametime ficar parecendo uma montanha russa, o gráfico de uso de CPU/GPU também denunciaria isso, então provavelmente é só má otimização do jogo mesmo. Ultimamente os jogos estão saindo tão quebrados no pc que stuttering já virou rotina. Desempenho não está sendo limitado pelo CPU.

No caso do Cyberpunk,  a GPU está com 91% de uso, com um CPU melhor a sua GPU entregaria mais perfomance, então pelo menos nessa cena tem sim algum nível de gargalo de CPU, mas a "travada" também provavelmente não está relacionada a isso.

24 minutos atrás, CDaniell disse:

elden r..png

Aqui tá realmente bem esquisito, o jogo se comporta sempre dessa forma? Era tanto pro core i5 quanto pra RTX 4060 estar entregando muito mais desempenho.

Mas eu começaria tentando resolver o problema pelo básico: Tentar verificar os arquivos do jogo(ou reinstalar se isso não for possível), já vi algumas configurações específicas de driver interferir nisso também, eu resetaria o perfil do Elden Ring no painel de controle da NVIDIA pro default.

Por fim, tentaria desinstalar os drivers de vídeo com o DDU e instalar uma versão estável WHQL por cima(pode ser a mais recente WHQL mesmo)

Se isso não resolver, aí sim, o buraco e mais embaixo e cabe investigação

Postado
4 minutos atrás, DeKKo disse:

Bom, no primeiro jogo, que acredito que seja o The Witcher 3, pelo padrão do gráfico parece stuttering. Esse problema pode ser sim eventualmente causado por falta de perfomance do computador e/ou por outros problemas de software/hardware, mas se esse fosse o caso, o esperado é que fosse mais frequente, era pra linha do frametime ficar parecendo uma montanha russa, o gráfico de uso de CPU/GPU também denunciaria isso, então provavelmente é só má otimização do jogo mesmo. Ultimamente os jogos estão saindo tão quebrados no pc que stuttering já virou rotina. Desempenho não está sendo limitado pelo CPU.

No caso do Cyberpunk,  a GPU está com 91% de uso, com um CPU melhor a sua GPU entregaria mais perfomance, então pelo menos nessa cena tem sim algum nível de gargalo de CPU, mas a "travada" também provavelmente não está relacionada a isso.

Aqui tá realmente bem esquisito, o jogo se comporta sempre dessa forma? Era tanto pro core i5 quanto pra RTX 4060 estar entregando muito mais desempenho.

Mas eu começaria tentando resolver o problema pelo básico: Tentar verificar os arquivos do jogo(ou reinstalar se isso não for possível), já vi algumas configurações específicas de driver interferir nisso também, eu resetaria o perfil do Elden Ring no painel de controle da NVIDIA pro default.

Por fim, tentaria desinstalar os drivers de vídeo com o DDU e instalar uma versão estável WHQL por cima(pode ser a mais recente WHQL mesmo)

Se isso não resolver, aí sim, o buraco e mais embaixo e cabe investigação

beleza vou fazer isso

Postado
20 horas atrás, CDaniell disse:

testei nesses jogos, o elden ring não ocorre isso mas o FPS qse não fica a 60.

The W.png

Possivelmente ta acontecendo garagalo de CPU mesmo. Se você reparar no gráfico, o Stuttering acontece quando o uso da CPU e da GPU oscilam. Isso é sintoma clássico de gargalo de processador. 

Você provavelmente passou por alguma parte do jogo mais pesada pra CPU que acabou não aguentando, o que também derrubou a GPU e causou o Stuttering seguido da queda de FPS.

A partir do momento que você saiu dessa área, o CPU conseguiu rodar sem problemas, acabando com o gargalo e o uso da GPU voltou pro 100% (que é o ideal)

Sem título.png

O uso da GPU em 91% e do CPUI em 85% é sintoma de gargalo. O CPU chegou no limite dele, e quando isso acontece Stuttering é normal.

Cyberpunk é um jogo bem pesado pra processador, por ser mundo aberto e por ter uma alta densidade demográfica.

(e a atualização do Phantom Liberty deixou o jogo ainda mais pesado e exigindo mais do PC)

elden r..png

@DeKKo Não é toda hora a todo momento mas chega ser 1 pouco chato.

Aqui realmente ta estranho. O uso da CPU e principalmente da GPU tão bastantes baixos. Pra CPU isso não é problema, mas a GPU o ideal é sempre ficar a 100% de uso.

Pelo seu setup era pra você ta rodando acima de 60 fps.

A diferença do print do Elden Ring pro Cybepunk e do The Witcher é que no ER a GPU ta usando só 28w, enquanto nos outros dois ta acima de 100w. Pode ser isso impedindo a GPU de ficar a 100% do uso.

Postado

@cgsantos

1 hora atrás, cgsantos disse:

Possivelmente ta acontecendo garagalo de CPU mesmo. Se você reparar no gráfico, o Stuttering acontece quando o uso da CPU e da GPU oscilam. Isso é sintoma clássico de gargalo de processador. 

Você provavelmente passou por alguma parte do jogo mais pesada pra CPU que acabou não aguentando, o que também derrubou a GPU e causou o Stuttering seguido da queda de FPS.

A partir do momento que você saiu dessa área, o CPU conseguiu rodar sem problemas, acabando com o gargalo e o uso da GPU voltou pro 100% (que é o ideal)

O uso da GPU em 91% e do CPUI em 85% é sintoma de gargalo. O CPU chegou no limite dele, e quando isso acontece Stuttering é normal.

Cyberpunk é um jogo bem pesado pra processador, por ser mundo aberto e por ter uma alta densidade demográfica.

(e a atualização do Phantom Liberty deixou o jogo ainda mais pesado e exigindo mais do PC)

Aqui realmente ta estranho. O uso da CPU e principalmente da GPU tão bastantes baixos. Pra CPU isso não é problema, mas a GPU o ideal é sempre ficar a 100% de uso.

Pelo seu setup era pra você ta rodando acima de 60 fps.

A diferença do print do Elden Ring pro Cybepunk e do The Witcher é que no ER a GPU ta usando só 28w, enquanto nos outros dois ta acima de 100w. Pode ser isso impedindo a GPU de ficar a 100% do uso.

Com a DLC o Elden ring ficou bem mal otimizado n sei se é problema do jogo ou se é de hardware, ainda tenho minha 2070 dps vou dar uma testada com ela, mas essa baixa porcetagem de Watts o que pode ser ?

Postado
3 horas atrás, CDaniell disse:

@cgsantos

Com a DLC o Elden ring ficou bem mal otimizado n sei se é problema do jogo ou se é de hardware, ainda tenho minha 2070 dps vou dar uma testada com ela, mas essa baixa porcetagem de Watts o que pode ser ?

Não sei o que pode ser honestamente.

Pode ser alguma configuração no driver, ou no MSI Afterburner que você pode ter ativado sem querer e limitou a utilização de energia pela placa. Ou alguma configuração no jogo ta limitando os FPS baixos e a sua GPU ta usando apenas o necessário apara atingir essa quantidade de FPS.

Por ta acontecendo só no Elden Ring é mais provável que seja alguma configuração no jogo.

O jogo fica só nesses 48fps do print, ou ele consegue atingir maior quantidade de FPS?

Postado

@cgsantos não tem hora que ele chega a 55 57 raramente em 60, e nos outros jogos também de vez em quando cai pra 80watts mas nada fora do normal.

agora, CDaniell disse:

@cgsantos não tem hora que ele chega a 55 57 raramente em 60, e nos outros jogos também de vez em quando cai pra 80watts mas nada fora do normal. e no dbd também q é 1 jogo bem leve da esse stutiring  de vez em quando

DBD.png

@cgsantos Coloquei o elden ring no low/Ultra e não muda nada continua de 48/55 FPS

Postado

Galera procurei em videos e em forums e cheguei a conclusãoque pode ser a fonte, os mesmos problemas que ta aconetcendo comigo aconteceu com essas pessoas, sera  que é a fonte mesmo  ?

• Moderador
Postado
Em 28/06/2024 às 17:50, CDaniell disse:

Galera procurei em videos e em forums e cheguei a conclusãoque pode ser a fonte, os mesmos problemas que ta aconetcendo comigo aconteceu com essas pessoas, sera  que é a fonte mesmo  ?

Difícil ter certeza, se ela estiver com problemas talvez sim. Só testando pra dizer isso.

• Jasiel alterou o título para Elden Ring com baixo desempenho - i5-10400f, 32gb DDR4 e GeForce RTX 4060 ti
Postado

@Jasiel no elden rign resolveu, formatei e resolveu mas os stuttering  continuam mas acho q é gargalo do processador e placa-mãe + os jogos em SI porque não é td jogo que da o stuttering e so da mais em uma certa situação  dos jogos, exemplo uma explosão ou troca de area ou em 1 certo local

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...