Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou pra comprar meu pc, mas estou com dúvidas na placa-mãe. Minha config vai ser a seguinte: processador 5600gt, fonte 650w, 1tb SSD NVMe e um pente de 16ram 3200. A ideia é no futuro colocar uma placa de vídeo rx7600 e mais um pente de 16 ram. Nesse sentido, qual placa seria melhor para mim, a MSI B450M-A Pro Max ou MSI A520M-A PRO? Ambas estão similares no valor...

Postado

São basicamente a mesma placa só mudando o chipset. Pega a MSI B450M-A Pro Max - tem mais ajustes no BIOS.

Mas compre na Pichau e pague R$ 17,00 para atualizarem o BIOS para a versão mais atual, pois o 5600GT é recente. É só comprar pelo link "Aproveite e compre junto" em baixo na página do anúncio.

Postado

Na Kabum não fazem atualização de BIOS, e nem informam qual a versão do BIOS vem gravada. O Ryzen 5600 GT requer pelo menos a versão 7C52vA de 31 de Outubro de 2023 na MSI B450M-A PRO MAX.

A questão é que se o BIOS não vier adequado para o Ryzen 5600GT como atualizar o BIOS requer usar um CPU Ryzen antigo, as assistências técnicas locais costumam cobrar caro por este serviço - já vi relato no Reclame Aqui de pagarem R$ 300,00 em reclamação contra a Kabum por ter enviado a placa-mãe com BIOS desatualizado. E o "barato saiu caro".  😜 

MSI B450M-PRO MAX - R$ 432,16 (Kabum)  - se conseguir cupom de 10% ~R$ 388,95 - É vendida pela Gigantec no Marketpalce, e pode ter frete mais caro por isso.

MSI B450M PRO MAX II *- R$ 379,99 (Pichau) + R$ 17 atualização BIOS = $ 396,99 - o frete da Pichau para o meu CEP em MG tem opção por R$ 0,02 pela Jadlog.

O "II" indica uma revisão mais recente.

Postado

A propósito, é comum quem compra estas placas mais baratas para Ryzen depois virem perguntar "onde conecto os LED".

Elas não tem conector de LED, só dois conectores PWM:

• 1 CPU_FAN
  • 1 SYS_FAN*

Para ter "frufru" é preciso de controladora de LED A-RGB**  externa.

* Pode ligar até 4 fans neste conector através de cabo splitter PWM

** A-RGB 5v 3 pinos é o padrão moderno de LED, não compre nada com o obsoleto RGB 12v 4 pinos - o "pisca-pisca árvore de Natal".

5 minutos atrás, Gabriel Gustavo dos Santos disse:

@1lokos msi-b450m-pro-vdh-max-am4-chipset-b450 é muito superior a essa outra de 380?

A MSI B450M PRO-VDU MAX é  uma placa com construção melhor - com VRM mais elaborado, que vem com dissipador de calor - o dissipador em si não faz o VRM melhor, mas o seu uso em geral indica um circuito mais capaz.

No teste do Guiga Games a MSI B450M PRO-VDH MAX suportou overclock no 5700X - o que aumentou o consumo em 12% ~9 amperes, a temperatura do CPU em 13% ~ 8 graus e deu um ganho de 7% de FPS no COD Warzone (163 x176).

Ele não tem teste da B450M- A PRO MAX, mas o PCB é idêntico ao da MSI A520M-A PRO, que foi bem nestes testes, o VRM suporta até um Ryzen 5700X3D. O chipset A520 não suporta overclock.

Em resumo com qualquer uma das duas MSI B450 poderá usar o Ryzen 5700X3D, o "melhor CPU AM4 para  PC gamer - "melhor" não no sentido de que é o que entrega mais FPS, o 5800X3D entrega uns 10 a mais, mas no sentido de que entrega mais FPS pelo valor que custa. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!