Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho um notebook com 4gb de ram de 2133MHZ, ele so suporta 8gb, quero fazer um upgrade de mais memória, queria saber se  melhor comprar outro pente de 4gb com 2133MHZ pra fazer dual channel, ou outro pente de 4gb com 3200MHZ ?

Postado
9 minutos atrás, jhonnatan7728 disse:

tenho um notebook com 4gb de ram de 2133MHZ, ele so suporta 8gb, quero fazer um upgrade de mais memória, queria saber se  melhor comprar outro pente de 4gb com 2133MHZ pra fazer dual channel, ou outro pente de 4gb com 3200MHZ ?

O que for mais barato.

• Membro VIP
Postado

@jhonnatan7728 Bom dia e bem vindo.

Qual o modelo do notebook?

Precisamos saber porque tem modelo que suporta dois pentes de memória RAM e tem notebook que suporta um pente.

O melhor seria você usar dois pentes iguais de mesmo tamanho para obter o melhor desempenho (dual channel), porém caso o seu notebook tenha apenas um pente de memória e mesmo que esse 4Gb seja soldado na placa-mãe, você pode instalar um pente de 8Gb DDR4 2667Mhz que vai funcionar da mesma maneira, porém o desempenho será pouca coisa abaixo (flex mode).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A possível diferença de frequência ou tamanho das memórias RAM mais modernas (DDR4 e DDR5) não costuma apresentar muitos problemas de compatibilidade, a depender da qualidade do pente, e se ambas forem do mesmo tipo (DDR4, por exemplo), é claro.

Assim, mesmo se você comprar, digamos, um pente de 4GB a 3200mhz, a placa-mãe e o processador farão o nivelamento com a outra memória de clock mais baixo (2133mhz), e ambas funcionarão na mesma frequência.

Dessa forma, apenas se preocupe em escolher memórias de marcas confiáveis e de qualidade reconhecida. Quanto mais iguais forem as especificações, melhor. Mas não se preocupe muito com eventuais, ou até necessárias, discrepâncias (pelo menos aquelas pra melhor, como é o caso da frequência maior, que você citou).

Além disso, é o costume de muitas marcas de notebook informar como suporte oficial um tamanho total de memória RAM menor do que o suporte efetivo do modelo, no mercado brasileiro pelo menos. Uma sugestão é verificar se há relatos de upgrades maiores bem-sucedidos (no YouTube ou nos fóruns das fabricantes), e também, verificar nas informações técnicas do processador qual a quantidade máxima de RAM suportada por ele (já que os limites reais de upgrade da RAM é são quase sempre definidos por ele).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...