Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um pc montado com as epecs

processador 

amd Ryzen 97900x

placa-mãe

aorus x670 elite ax

placa de Vídeo

4060 ti

Water cooler 

240m da aaorus

memória ram

16gb x 4 XPG lancer DDR5 6000hz

basicamente eu fiz um upgrade de moria ram para meu pc a 3 dias atras colocando mais 2x 16gb antes so tinha 32gb agora tem 64gb.

antes com 32gb eu conseguia ativar o xmp e rodar a 6000hz porém agora com os 64gb eu n consigo ativar o xmp fica tela preta eu tenho que restar minha placa atualizar a BIOS e rodar padrão a 4800hz.

eu gostaria de conseguir saber se alguém sabe o motivo de n poder ativar o xmp ou o outro opção que tem com 4 slots.

Postado
45 minutos atrás, DavsonSilva disse:

eu gostaria de conseguir saber se alguém sabe o motivo de n poder ativar o xmp ou o outro opção que tem com 4 slots.

Quanto mais RAM e slots, mais difícil é para a plataforma, e ainda mais sendo um produto de primeira geração. Paciência, use sem XMP ou tune manualmente.

Em nota, tem certeza que você precisa dessa RAM extra?

Postado

@Imakuni eu jogo e sou programador, 32gb para alguns processos estava faltando recursos, eu queria te fazer uma pergunta compensa eu devolver as memórias e comprar um kit de 2 de 64gb para rodar a 6000hz ou deixa do jeito que ta 64gb a 4800hz? 

@PedraX então você acha que o melhor jeito e deixar do jeito que ta? Rodando a 4800hz ou devolvo e tento fazer dual chanel com 64gb a 6000hz? 

Postado
31 minutos atrás, DavsonSilva disse:

@Imakuni eu jogo e sou programador, 32gb para alguns processos estava faltando recursos, eu queria te fazer uma pergunta compensa eu devolver as memórias e comprar um kit de 2 de 64gb para rodar a 6000hz ou deixa do jeito que ta 64gb a 4800hz?

Deixe do jeito que está, frequência não vai fazer tanta diferença assim.

31 minutos atrás, DavsonSilva disse:

@PedraX então você acha que o melhor jeito e deixar do jeito que ta? Rodando a 4800hz ou devolvo e tento fazer dual chanel com 64gb a 6000hz? 

Mas já está em dual channel atualmente.

Postado
42 minutos atrás, DavsonSilva disse:

então você acha que o melhor jeito e deixar do jeito que ta? Rodando a 4800hz ou devolvo e tento fazer dual chanel com 64gb a 6000hz

Boa tarde, você não citou como está a refrigeração total no gabinete, meu pálpite é dar uma olhada nas temperaturas usando pe o HWinfo64 e ver como estão as temperaturas. diga o modelo de seu gabinete e os FAN instalados.

Sua MB é parruda para a CPU, mas tem que ver o comportamento do calor porque existem vários dispositivos de segurança, tanto na MB como na CPU para proteger dos surtos de corrente

agora, PedraX disse:

e ver como estão as temperaturas.

Principalmente na VRM

Postado
14 minutos atrás, DavsonSilva disse:

@Imakuni sim, mais a 4800hz n consigo deixar a 6000hz. Se eu colocar somente 2 penta de 32gb cada ficaria 6000hz estavel

Tem mais chance, mas também não necessariamente.

Assim, sendo sincero, não vale a dor de cabeça de tentar vender seus pentes atuais só para comprar novos. Se você faz porque faz questão de aumentar a frequência, tenha a dor de cabeça de fazer tunar manualmetne.

Postado

voce tem razão. Mas pelo que eu sei existem mecanismos nas MB que limitam o clock justamente para proteger os componentes.

O que se pode fazer: um desmonte das peças, limpeza completa das peças de forma correta, troca da pasta térmica, uma atualização de BIOS(se houver).

Só para tirar a dúvida teste sem a tampa lateral em um dia frio.

• Jasiel alterou o título para Não consigo ativar o XMP (Aorus x670 elite ax)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...