Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, rapaziada. Gostaria de ver se alguém consegue dar alguma ideia sobre o problema aqui.

Pc novo, saído da caixa. Segue as configurações:

B550m MSI Pro-vdh wifi

Ryzen 5 5600 com o cooler stock da amd

RTX 4060 msi ventus 2x white

2x 8gb Ram 3200Mhz Kingston fury beast

Fonte EVGA 650W B5

SSD SATA wd green 1tb

Nenhum driver gráfico parece funcionar com ele da maneira como deveria. Todos dão vídeo, mas com uma performance muito aquém da configuração. Em alguns ocorrem travamentos na área de trabalho mesmo e não é possível nem assistir um Vídeo no youtube. Em outros mais estáveis, sem travamento no desktop, quando rodo um teste de vídeo, a taxa de quadros fica muito baixa, e sequer é possível ver informações dos sensores da placa.

Já alterei configurações de energia no Windows, no painel de controle da nvidia, e configurações de pcie na BIOS, que está na versão mais atualizada sem ser a beta.

O gpuz informa que a 4060 está trabalhando com pcie 4.0 x1.1, sendo que deveria ser x8.

Não sei se é parâmetro, mas já testei uma GTX 770 na b550m, e teve uma performance 5x melhor que a 4060, e já testei a 4060 em uma b75m-d3h com um xeon 1230 v2, funcionando normalmente com o primeiro driver que instalou.

Alguém teria alguma ideia do que fazer?

• Pedroou alterou o título para GeForce RTX 4060 PCIe 4.0 8x rodando em x1.1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Lucas Bertão disse:

Sim, dentro do gpuz.

BIOS está na versão 7C95v2K. De acordo com o site da msi, é a mais atualizada.

IMG-20240714-WA0029.jpg

IMG-20240714-WA0031.jpg

Rode um furmark por exemplo que você vai ver a placa rodara 4.0.

Tentou formatar o PC e deixe o windows instalar ele mesmo o driver.

Postado

Não estou no PC agora, mas quando eu rodei, não houve alteração. O teste do Fumark rodou a 17fps, e o benchmark foi algo na faixa de 970.

Formatei algumas vezes. Ja tentei em windows 10 e 11 com as versões disponiveis no site da Microsoft

7 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Rode um furmark por exemplo que você vai ver a placa rodara 4.0.

Tentou formatar o PC e deixe o windows instalar ele mesmo o driver.

• Triste 1
Postado
1 hora atrás, Lucas Bertão disse:

O gpuz informa que a 4060 está trabalhando com pcie 4.0 x1.1, sendo que deveria ser x8.

Em idle é normal rodar em modo mais lento para economizar energia. Na verdade está rodando em PCI-E 1.1 x8, de acordo com seu print.

57 minutos atrás, Lucas Bertão disse:

IMG-20240714-WA0031.jpg

Esse print ta meio estranho, não está mostrando clock, o "PerfCap Reason" está em "None", o normal deveria ser "Idle". Também não tem informações de TDP, tensão, entre várias outras informações que deveriam estar sendo mostradas aí no GPU-Z.

Só lembrando que se você remover uma placa de vídeo no PC pra trocar por outra, independente dela ser da mesma marca (NVIDIA), a reinstalação dos drivers do zero é necessária para evitar conflitos. Os drivers também devem ser baixados diretamente do site oficial da NVIDIA, evite utilizar drivers fornecidos por terceiros.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Em idle é normal rodar em modo mais lento para economizar energia. Na verdade está rodando em PCI-E 1.1 x8, de acordo com seu print.

Esse print ta meio estranho, não está mostrando clock, o "PerfCap Reason" está em "None", o normal deveria ser "Idle". Também não tem informações de TDP, tensão, entre várias outras informações que deveriam estar sendo mostradas aí no GPU-Z.

Só lembrando que se você remover uma placa de vídeo no PC pra trocar por outra, independente dela ser da mesma marca (NVIDIA), a reinstalação dos drivers do zero é necessária para evitar conflitos. Os drivers também devem ser baixados diretamente do site oficial da NVIDIA, evite utilizar drivers fornecidos por terceiros.

Sempre que troquei de driver, ou troquei de placa, utilizei o DDU em modo seguro para desinstalação do driver, e os drivers foram baixados diretamente do site da nvidia. Testei a versão mais atualizada, bem como outras versões consideradas mais estáveis.

Postado

@Lucas Bertão está algo bem curioso seu caso, até o "Vulkan" está desmarcado lá no GPU-Z, dando a entender que a placa não tem suporte a Vulkan. Peguei esse print da internet de uma RTX 4060, está marcado quase tudo, menos o PhysX.

gpuz-overclocking.gif

O conector de energia da placa está certinho? Ela vai para PCI-Express 4.0 x8 na hora que você faz o teste de estresse?

Postado
11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Lucas Bertão está algo bem curioso seu caso, até o "Vulkan" está desmarcado lá no GPU-Z, dando a entender que a placa não tem suporte a Vulkan. Peguei esse print da internet de uma RTX 4060, está marcado quase tudo, menos o PhysX.

gpuz-overclocking.gif

O conector de energia da placa está certinho? Ela vai para PCI-Express 4.0 x8 na hora que você faz o teste de estresse?

Conector está ok, bem encaixado. O teste que eu fiz com a GTX 770, que usa conector 6+8, deu tudo certo. Todas as informações dos sensores apareceram. O mesmo caso de ligar a RTX 4060 na b75m-d3h, que roda pcie 3.0.

Quando roda o teste de estresse ela permanece em 4.0 x1.1, com taxa de quadros abaixo de 20

Postado

@Lucas Bertão eu já tive uma situação parecida uma vez com uma GTX 960 de um colega que eu estava testando no meu PC antigo, a largura de banda do PCI-Express ficava limitada, o desempenho estava muito abaixo do normal por causa disso. No meu caso eu já sabia a causa, eu tinha uma fonte da Seasonic com bom projeto interno, porém simples externamente. Ela não tinha conector próprio para placa de vídeo, mas eu tinha um adaptador que veio junto com uma outra placa de vídeo que eu tinha comprado, que convertia 2 conectores Molex em 1 conector 6 pinos. Essa GTX 960 precisava de um conector de 8 pinos pra funcionar, com o conector de 6 pinos ela capava seu desempenho automaticamente, eu decidi testar na prática. Depois eu fiz uma pequena gambiarra para adicionar esses 2 pinos extras, mas isso porque eu sei que minha fonte era boa pra aguentar a placa, depois disso ela passou a operar corretamente.

Você disse que a RTX 4060 funciona bem na configuração com B75, nos dois casos ela foi testada com a mesma fonte de alimentação?

Postado
17 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Lucas Bertão eu já tive uma situação parecida uma vez com uma GTX 960 de um colega que eu estava testando no meu PC antigo, a largura de banda do PCI-Express ficava limitada, o desempenho estava muito abaixo do normal por causa disso. No meu caso eu já sabia a causa, eu tinha uma fonte da Seasonic com bom projeto interno, porém simples externamente. Ela não tinha conector próprio para placa de vídeo, mas eu tinha um adaptador que veio junto com uma outra placa de vídeo que eu tinha comprado, que convertia 2 conectores Molex em 1 conector 6 pinos. Essa GTX 960 precisava de um conector de 8 pinos pra funcionar, com o conector de 6 pinos ela capava seu desempenho automaticamente, eu decidi testar na prática. Depois eu fiz uma pequena gambiarra para adicionar esses 2 pinos extras, mas isso porque eu sei que minha fonte era boa pra aguentar a placa, depois disso ela passou a operar corretamente.

Você disse que a RTX 4060 funciona bem na configuração com B75, nos dois casos ela foi testada com a mesma fonte de alimentação?

No caso, não. A b550m está ligada a uma fonte EVGA 650W B5 fullmodular, já a b75m-d3h está ligada a uma corsair cv550.

A GTX 770, com um tdp de 230, funcionou normalmente na evga 650w b5. GPU-Z apresentando todas as informações dos sensores. 

Acha que vale a pena tentar colocar a b550m na fonte corsair? Fico com receio, pois a cv550 não é uma fonte recomendada pelo psucultists

Postado
5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Lucas Bertão não terá risco você testar. A fonte só não é recomendada para utilizar a longo prazo, já que é um projeto um pouco de entrada, não tem regulação DC-DC, ripple acima da média em carga alta, etc.

Testei com a cv550, e deu a mesma coisa.

Postado

@Lucas Bertão eu pesquisei um pouco na internet e vi pessoas com esse problema que resolveram depois de mexer na BIOS. As placas-mãe tem uma opção onde você pode forçar a versão do PCI-Express, tanto que algumas pessoas usam essa opção para forçar uma placa 4.0 rodar em 3.0 e fazer comparativos. Verifique se tem a possibilidade de você forçar o 4.0.

Também achei um caso um pouco parecido com o seu, mas aqui PCI-Express fica oscilando. Nos comentários o cara disse que o problema parou de ocorrer e que não lembra de ter feito nada específico que explicasse o motivo.

Postado
17 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Lucas Bertão eu pesquisei um pouco na internet e vi pessoas com esse problema que resolveram depois de mexer na BIOS. As placas-mãe tem uma opção onde você pode forçar a versão do PCI-Express, tanto que algumas pessoas usam essa opção para forçar uma placa 4.0 rodar em 3.0 e fazer comparativos. Verifique se tem a possibilidade de você forçar o 4.0.

Também achei um caso um pouco parecido com o seu, mas aqui PCI-Express fica oscilando. Nos comentários o cara disse que o problema parou de ocorrer e que não lembra de ter feito nada específico que explicasse o motivo.

Ou, testei aqui. Forçando pcie 4.0, permanece dando problema. Kombustor dando 17 fps.

Já em 3.0, o kombustor bateu 59fps

Postado
19 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Lucas Bertão quando você forçou o PCI ele realmente ficou na versão que você escolheu durante os testes?

Em 3.0 ficou na versão sim. 

Já em 4.0, não. Mesmo com teste de render do GPU-Z e benchmark do Kombustor, caiu pra 1.1 e com péssima performance.

Postado

@Lucas Bertão é, cara, sei nem o que dizer. Aparentemente está havendo um conflito aí entre sua placa-mãe e placa de vídeo, mas não dá pra saber ao certo onde está o problema, e se é um problema físico ou de firmware/BIOS. Já que está tudo novo ainda, tente entrar em contato com a loja ou direto com a MSI. Talvez com a MSI seja mais efetivo, já que a placa de vídeo e placa-mãe são da mesma marca, então se for necessário atualizar alguma versão de BIOS, seja na placa-mãe ou placa de vídeo, eles vão poder te auxiliar melhor nisso.

• 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...