Ir ao conteúdo

Computador dando tela azul aleatoriamente

Ir à solução Resolvido por VitorRenato,

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos!

Faz um bom tempo que meu computador começou a apresentar tela azul.

Elas aparecem de forma imprevisível, às vezes fico horas jogando e nada acontece, às vezes estou simplesmente navegando na internet e ocorrem duas ou três em menos de 20 minutos. 

Os erros mais comuns são: KMODE EXCEPTION NOT HANDLED, IRQL NOT LESS OR EQUAL, DRIVER IRQL NOT LESS OR EQUAL e HYEPRVISOR ERROR.

As configurações de meu computador são: AMD Ryzen 5 4600G, 16GB RAM (2x8, um pente da Mancer e outro da TForce), SSD Sandisk 480GB, placa-mãe MSI A520 e fonte Cooler Master 550W, rodando Windows 11

Alguns testes que realizei

- Revisei todos os cabos e limpei os contatos, o problema persistiu.

- Usei o comando chkdsk, não acusou nada.

- Usei a ferramenta da AMD para desinstalar e reinstalar todos os drivers, mas não adiantou.

- Suspeitando da fonte (por ser antiga), consegui "capturar" as tensões no momento em que ocorreu o problema, e estavam todas em valores normais.

- Testei os dos pentes de memória, utilizando-os individualmente, mas o problema persistiu. O problema ocorre independentemente do XMP estar ativo ou não.

Ademais, os arquivos de minidump estão anexos em um .zip.

Minidump.zip

Estou com esse problema há algumas semanas, mas somente agora terei tempo nos próximos dias de tentar resolver o problema. Não sei mais muito bem o que testar, pois sou meio leigo. 

Não realizo nenhuma atividade muito pesada, o computador serve mais para estudar e navegar na internet, eventualmente jogo Minecraft ou no máximo um Skyrim.

Gostaria de deixar o computador redondinho nessa semana ainda, pois depois dela termina meu recesso e daí mesmo não terei tempo.

Alguém tem alguma sugestão do que mais testar?

• VitorRenato alterou o título para Computador dando tela azul aleatoriamente
Postado
1 hora atrás, VitorRenato disse:

- Testei os dos pentes de memória, utilizando-os individualmente, mas o problema persistiu. O problema ocorre independentemente do XMP estar ativo ou não.

Precisa testar em conjunto também.

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, Lord_Dracon disse:

Precisa testar em conjunto também.

Olá! Utilizo sempre as duas em conjunto, quando o erro ocorre. Testei ambas separadas justamente para ver se não era uma delas que poderia estar causando o problema.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado
22 horas atrás, VitorRenato disse:

Olá! Utilizo sempre as duas em conjunto, quando o erro ocorre. Testei ambas separadas justamente para ver se não era uma delas que poderia estar causando o problema.

Não sei se me fiz claro: você precisa fazer o teste de memória com os dois pentes instalados.

Talvez o problema seja na memória e talvez só aconteca quando os pentes trabalham juntos.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Olá, obrigado a todos que tentaram me auxiliar.

Talvez seja cedo para comemorar ainda, mas acho que consegui resolver o problema.

Utilizei o DISM no Powershell para corrigir problemas nos arquivos do windows e até agora o problema não voltou a acontecer.

Muito obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!