Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um computador a mais ou menos 7 meses e nunca tive problema com o superaquecimento do processador, porém a mais ou menos 1 mês o computador começou a desligar sozinho e do nada, isso sempre ocorre após 1/2min depois que inicio o computador, o cursor começa a travar, o pc fica lento e o pc desliga. Imaginei que seria algum tipo de virus e formatei o pc, porém continua com o mesmo problema, ai pensei que poderia ser algo relacionado a temperatura da CPU, e descobri que estava certo. A temperatura do processador chega nos picos de 96º e imagino que seja a causa do pc desligar. Porém, isso não ocorre todas as vezes que o pc inicia, normalmente quando ele desliga, eu ligo ele de novo e reinicio ele, o que faz com que quando ele inicia novamente a temperatura normaliza e ele não desligue. E também quando ele não desliga, consigo usar o pc normalmente, rodando jogos pesados e a temperatura do processador em média com seus 60º. Outra coisa que acontece é que quando ele inicia e não desliga, ele sempre começa com uma alta temperatura como 80º e vai diminuindo ao decorrer do tempo até normalizar como seria o certo. Dando um breve resumo: Tem hora que ao iniciar o pc a temperatura do processador está muito alta e o pc desliga, e tem hora que ele inicia com uma temperatura um pouco alta e vai diminuindo, podendo usar o pc normalmente como se não estivesse nenhum problema.

Configs do pc:

Placa de Vídeo Gigabyte 4060 EAGLE OC

Processador AMD Ryzen 7 5700X

placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite

Fonte SuperFrame, 700W SF-B700FL

2 Memórias DDR4 Fury Beast 8GB 3200Mhz

Water Cooler Rise Mode Aura Frost Pro 240mm

SSD LEXAR NM620 1TB

Se alguém conseguir me ajudar por favor com esse problema aí

Postado

Se eu fosse chutar, diria que é algum problema no cooler. Mais especificamente, a bomba não está funcionando como deveria.

Tire foto do seu setup, por favor.

• Solução
Postado
4 horas atrás, RobsonMs disse:

...quando ele desliga, eu ligo ele de novo e reinicio ele, o que faz com que quando ele inicia novamente a temperatura normaliza e ele não desligue.

placa-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite

Water Cooler Rise Mode Aura Frost Pro 240mm

O que relata é comum de acontecer com a combinação de placa-mãe Gigabyte com WC. O seu caso deve ser o 4º ou 5º nas últimas semanas.

O usuário acha que é só conectar os cabos do WC e usar e não configura corretamente no BIOS o conector onde foi ligada a bomba.

Por padrão os conectores auxiliares de fans (SYS_FAN) em placas Gigabyte vem configurado para usar como referência de inicialização do conector  a temperatura "System1" - que pode ser temperatura da placa-mãe... 

Então o PC liga, mas a bomba não liga, porque a temperatura do System1 esta baixa, o CPU dá uma bela "fritada"  e desliga por excesso de temperatura, quando liga de novo esta tudo tão quente que até a temperatura do System1 aumentou e desta vez a bomba liga.

Entre no BIOS e no Speed Fan6 configura o conector onde esta ligado a bomba - deve ser SYS_FAN1 ou SYS-FAN2... Esta placa-mãe tem estes conectores de fans:

• 1 x header de cooler da CPU (CPU_FAN)
  • 2 x header de cooler do sistema (SYS_FAN1, SYS_FAN2)

Os fans do radiador do WC deve estar ligados no conector CPU_FAN, porque esse conector sai de fabrica já configurado para controlar a rotação da fans (de air cooler) em função da temperatura do CPU, sendo a mesma coisa para fans de water cooler. Não altere as configurações deste conector.

Verifique a configuração do conector SYS_FAN1 ou 2 que ligou a bomba:

sys_fan.png

• SYS_FAN1 (ou o que usar) Speed Control - deixa Full Speed - porque a bomba deve girar numa velocidade constante assim que ligar o PC.
  •  
  • Fan Control Use Temperatura Input - Muda de System1 para CPU, veja as opções na seta para baixo.
  •  
  • SYS_FAN1 fail Warning - muda para Enable, se a bomba parar o BIOS emite um aviso.
  • Curtir 1
Postado

@1lokos Fiz a configuração da bomba pela BIOS como você disse acima, logo após eu colocar o sys_fan1 em Full Speed já consegui ouvir o barulho do liquido do WC, e a partir dessa configuração esse barulho está sendo um pouco frequente, isso seria normal? Outra coisa que acontece é ao iniciar o Windows o processador começa com 60º mais ou menos e depois vai diminuindo até ficar em uns 35º/40º, não sei se é normal também, seria bom eu retirar o WC e trocar a pasta térmica? Talvez por já ter mais ou menos uns 7 meses que estou usando o pc já seria bom trocar. A configuração que fiz na bomba do WC pela BIOS foi essa na imagem anexada.

imagem.jpeg

Postado

É isso ai mesmo. Você esta estranhando ouvir o líquido circular porque estava acostumado a não ouvir. 😁

No momento que você liga o PC o CPU não recebe refrigeração, pois tem a inércia do sistema - a bomba leva alguns segundos para circular o liquido; então não se preocupe com a temperatura mais alta por alguns instantes, porém em valor OK

Postado

@1lokos beleza então, até agora resolveu o problema do superaquecimento na hora de iniciar, não sei se vai resolver a longo prazo, espero que funcione, mas até agora está tranquilo, de qualquer forma quero agradecer por sua ajuda, muito obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!