Ir ao conteúdo

Gigabyte B550M K é boa para Ryzen 5 5600G e pensando em futuros upgrades?

Ir à solução Resolvido por HrothgarGo,

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber se a placa-mãe Gigabyte B550M K, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4 é uma boa placa-mãe, se a gigabyte é uma marca confiável para placa-mãe. Lógico, considerando também futuros upgrades e considerando que ela está com um preço dentro do meu orçamento.

Meu setup sem a placa-mãe:

- Processador AMD Ryzen 5 5600G

- SSD Adata Falcon 512GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3100MBs e Gravação 1500MBs

- Fonte Cooler Master Elite NEX N600, 600W

- 2 x Memória Kingston Fury Renegade, 8GB, 3600MHz, DDR4

• guilherme_dr alterou o título para Gigabyte B550M K é boa para Ryzen 5 5600G e pensando em futuros upgrades?
  • Membro VIP
Postado

@Brun40 Pelos recursos, é um bom custo-benefício. Eu investiria um pouquinho mais na Prime B550M-A. 

Se está pensando em um kit pra upgrades, procure uma fonte boa, evite esses modelos duvidosos. A MWE V2 está no mesmo valor dessa NEX, sendo uma fonte de melhor qualidade. 

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Brun40 disse:

- Processador AMD Ryzen 5 5600G

- SSD Adata Falcon 512GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3100MBs e Gravação 1500MBs

- 2 x Memória Kingston Fury Renegade, 8GB, 3600MHz, DDR4

Mas... você já comprou essas peças e agora já era, ou ainda vai pegar e dá tempo de arrumar? Todas as 4 estão erradas.

Postado

Gigabyte B550M K é uma das B550 mais capadas do mercado. Não sei que tipo de upgrade você pretende fazer nela, mas o que essa placa aguenta, uma B450 mais barata também vai aguentar. A única vantagem desse B550 é ter dois slots para SSD NVMe e o suporte nativo para PCI-Express 4.0. Mas o PCI-Express 4.0 não funciona com Ryzen 5 5600G.

17 minutos atrás, Brun40 disse:

Péssima fonte, caso você ainda não a possua, evite desperdiçar seu dinheiro nela.

Postado

@Imakuni já tenho elas, estou trocando de placa-mãe porque a outra que eu tinha deu problema e peguei o reembolso. E porque os 4 estão errados?

@Pedro Math.pi pretendo em um futuro upgrade realmente trocar essa fonte pra uma decente.

Mas considerando o preço das duas placas mães tem uma diferença legal de valor, você acha que o custo beneficio é melhor se eu pegar essa prime?

Postado
agora, Brun40 disse:

@Imakuni já tenho elas, estou trocando de placa-mãe porque a outra que eu tinha deu problema e peguei o reembolso. E porque os 4 estão errados?

O processador não vale o preço, o SSD é bait que não faz sentido (grande/pequeno de mais, dependendo da métrica), a fonte é lixosa e precisa de troca, e a RAM você provavelmente pagou mais caro do que deveria por 16gb.

Mas tudo bem. Se já tem, pode usar, com exceção da fonte. Pegue essa placa aqui e dedique o resto da grana + um extra para uma fonte nova.

Postado

@Imakuni foi justamente essa placa-mãe que eu tinha e deu problema, foi uma dor de cabeça o reembolso. Então queria trocar por uma outra marca porque tive uma boa experiência com a MSI.

• Solução
Postado

o que você quer dizer com upgrades @Brun40, GPU, Memória?

porque a série 5000 é o fim da linha do Socket AM4, você vai poder fazer upgrade só dentro da geração e isso provavelmente não faz sentido a menos que você tenha um uso muito específico

comprar um AM4 agora é para usar até explodir, não pensar em "upgrades futuros de processador".

tem nada de errado em comprar um PC no fim da geração, a vantagem é que está plenamente desenvolvido, a desvantagem é que a próxima troca é o kit todo.

Se você é o cara que troca de processador a cada duas gerações foge da AM4, se vai ficar com o PC por uns bons 5-10 anos só trocando GPU é capaz de valer

Quanto à fonte fuja desse modelo, fonte muito ruim pelo preço de fonte média

https://cultists.network/140/psu-tier-list/

dá uma olhada nesse site aqui e procura uma fonte B ou A que atenda ao seu orçamento e especificações, se precisar esticar um pouco o orçamento tira de outra coisa, não da fonte, fonte ruim queima o PC e/ou a casa.

placa-mãe é uma das últimas preocupações que você tem que ter com essa build, desde que não invente de pegar uma A320 que mal para de pé, um 5600g não tem suporte a PCIe Gen4, mas você não precisa de PCIe Gen4 se está montando um PC com gráfico integrado, guarda essa discussão para quando você puder gastar 15k numa placa de vídeo e 3 segundos no load do mapa vai ser "uma experiência de vida que vale usar o equip de última geração", se não precisa de PCIe Gen4 não precisa de placa-mãe com suporte a PCIe Gen4. prioriza qualidade de componente e VRM que a placa dura, esquece "feature" que você nem vai usar porque precisa de um SSD de 3k instalado para poder aproveitar mesmo que tenha suporte.
na placa de vídeo não faz diferença, no SSD faz mas não a olho nu, só muda pra valer em benchmark

• Obrigado 1
Postado

@HrothgarGo show demais meu amigo, irei pegar um placa-mãe decente e com o que restar trocar essa fonte pra uma B. Afinal, meu uso é apenas para jogos e raramente edição de fotos no photoshop. Mas realmente não volto a pegar uma MSI porque como o amigo de cima disse eu não tive sorte e não quero contar com ela de novo.

Obrigado a todos pelas respostas!!

Postado
1 hora atrás, Brun40 disse:

Gostaria de saber se a placa-mãe Gigabyte B550M K, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4 é uma boa placa-mãe,

Essa placa é uma versão capada da B550M DS3H V2 que já é de entrada, sugiro pagar mais R$ 70,00 na ASUS Prime B550M-A.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...