Ir ao conteúdo

Como fazer um simulador de disco de vinil? (Aferidor de cápsula de fono)


Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu gostaria de construir um simulador de disco de vinil para usar da seguinte forma: pousar a agulha sobre esse simulador e fazê-lo vibrar em diferentes frequência. Aí leria a saída da cápsula captadora no osciloscópio para aferir a resposta dessa cápsula. Por exemplo, tomaria uma cápsula que diz em seu datasheet que produz 5mV @ 1kHz. Ajustaria esse simulador para vibrar nesses mesmos 1kHz e iria diminuindo ou aumentando a amplitude do sinal gerado pelo simulador até que aparecessem, na saída da cápsula, exatos 5mV.

 

A partir daí, sem alterar a amplitude, iria mudando a frequência do simulador para valores entre os tradicionais 20Hz e 20Khz, leria a tensão de cada faixa de frequência para descobrir que ganho e que equalização preciso aplicar no pré-amplificador para correção da equalização RIAA para obter, digamos, uns 200mV na saída desse pré (logo, na entrada do amplificador).

 

Pensei numa pastilha de cerâmica para esse simulador porque, como ela é fininha, poderia ser posta no lugar do disco de vinil, em cima do prato (desligado e parado) e bem embaixo do lugar onde a agulha pousa. Mas pelo que andei lendo esses partilhas não produzem nada abaixo dos 100Hz, e mesmo para cima, não encontrei nenhuma que vibre a 20kHz.

 

Pensei também em algo com maior altura - por exemplo um pequeno altofalante sem cone mas com uma membrana rígida qualquer sobre a bobina - mas aí terei, além da vibração física uma descontrolada emissão de magnetismo, o que interfira se a cápsula em teste for magnética.

 

Estou pensando se existe algum outro cristal, por exemplo desses que emitem sinais de rádio, mas como não conheço nada desse assunto, quem sabe alguém tem uma luz para esse projeto? Algum cristal ou mesmo algum tipo de eletroimã... talvez usando até uma cápsula de fono "do avesso", ou seja, em vez dela ler vibração física e produzir eletricidade, a gente poderia aplicar uma mini-micro tensão CA nela de forma a fazê-la vibrar... toda ideia é bem vinda.

 

 

  • Solução
Postado

@rmlazzari58 ,

 

Eu compraria um jogo de discos para aferição RIAA, são gravações feitas exatamente para regulagem de áudio.

 

Mas isso é só o começo, tem muito mais engenharia para ser aplicada. Sugiro uma boa leitura :

 

https://www.clubht.com/index.php?threads/calibração-e-ajustes.43/  - Viu a quantidade de normas a serem seguidas ?

 

Sobre os discos de aferição :

 

https://www.discogs.com/release/8975784-Emory-Cook-Frequency-Calibration-Stereo-Test-Record-RIAA-Series-302

 

https://ortofon.com/products/ortofon-test-record  - Este é muito bom !

 

Não vejo como simular o que você quer, pois precisaria ser criado um disco de vinil que seguisse todas as normas, com o seus áudios, o que é inviável pelo custo. Não é algo apenas eletrônico, e sim, mecânico !

  • Curtir 1
Postado

Grato pela resposta, caro. Você está certo, de fato

2 horas atrás, aphawk disse:

precisaria ser criado um disco de vinil que seguisse todas as normas, com o seus áudios, o que é inviável pelo custo. Não é algo apenas eletrônico, e sim, mecânico !

não é algo para hobistas...

 

A ideia era criar um "motor" para fazer a agulha vibrar como se houvesse um disco rodando sob ela. Talvez exista algo assim mas só para as indústrias. Pense, por exemplo, na amplitude do movimento que esse "motor" teria que criar... coisa de milésimos de micro milímetros, rs... Mais fácil um disco de aferição, mesmo, quem sabe um desses aqui, ó:

https://store.acousticsounds.com/d/35532/Analogue_Productions-The_Ultimate_Analogue_Test_LP-Turntable_Set_Up_Tools

 

Se bem que para usar duas vezes na vida, tô achando que não vale o investimento.

 

De toda forma, obrigado pelo link para o ClubHT, lá... cheio de coisas boas e inspiradoras.

 

Grato, Paulão!

Postado

@rmlazzari58 ,

 

Opa disponha meu amigo !

 

Esse site tem muita coisa interessante. Após ler toda a engenharia dos "ângulos" e vetores de força existentes entre o sistema braço + capsula + agulha e as trilhas, a gente entende que realmente é um sistema que não tem justificativa nos dias de hoje, quando comparado a um Laser disc ou até mesmo um CD.

Mas como eu sempre disse, conhecimento sempre é bom, mesmo inútil kkkkkkkkk !

 

Minha opinião : a menos que você tenha um baita toca-discos, com uma baita cápsula original, e uma agulha também original, não vale o investimento.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!