Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo certo?

Gostaria da ajuda de vocês!

Eu estou entrando na área da programação agora e estou querendo cursar alguma faculdade referente à isso! Só que estou em dúvida entre: engenharia de software, ADS e Ciência da computação. 

Eu gostaria de aprender sobre criação de aplicativos, jogos, sites e sistemas. E que, futuramente, eu possa utilizar o conhecimento para trabalhar com segurança da informação.

Qual desses cursos seria o mais adequado para mim?

Desde já, agradeço!

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Estou indeciso sobre qual faculdade de TI cursar
Postado

@Mateus Pozzebon Boa tarde!

A programação é uma jornada desafiadora nos dias de hoje por conta de algumas vagas de trabalho, mas com foco e dedicação, com toda certeza do mundo você é capaz de chegar em qualquer lugar! E depois do primeiro emprego... É foguete sem ré ksksksk.

Mas indo para o assunto, acredito que Análise e desenvolvimento de Sistemas seja uma faculdade mais vantajosa, por diferente de Ciência da Computação, você vai conseguir se formar em 3 anos e meio, o que é ótimo, gasta menos e praticamente aprende o mesmo que a outra faculdade, só que mais rápido.

Como experiência própria de alguém que infelizmente escolheu pelo EAD, eu te aconselho fazer o presencial, pois vai ser muito melhor para aprender as coisas diretamente com o seu professor, tirar dúvidas e ter essa interatividade com os colegas, tal qual é muito importante numa empresa, você ter esse trabalho em grupo com a sua equipe.

Agora, se Ciência da Computação tiver '' estágio obrigatório '' como uma das cadeiras, módulos ou seja o que for, recomendo que você opte por esse curso, pois hoje em dia, está extremamente difícil de se conseguir uma vaga de estágio ou seja o que for, e praticamente TODAS as empresas e startups, estão pedindo experiência profissional, algo sem sentido nenhum, visto que como alguém vai ter experiência profissional, sem ninguém ceder um estágio... Mas tudo bem.

Nessa parte de fazer jogos, sites e sistemas, além do que a faculdade vai te proporcionar em forma de projetos, te aconselho comprar um curso ou fazer seus projetinhos próprios, não tem nada melhor do que aprender fazendo você mesmo suas coisas, impondo você mesmo seus desafios.

E sobre segurança da informação, ai já é Cyber Segurança, seria outra faculdade pra te falar a verdade, mas isso não significa que você não possa fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas e depois Cyber Segurança.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@Middoken Show, Muito obrigado! Eu estava realmente em dúvida de uns tempos pra cá. Ainda mais por que planejo iniciar a faculdade daqui alguns meses e já bateu aquele nervosismo, kkkk.

Eu estava vendo sobre engenharia de software, pois abrangia bastante sobre alguns dos tópicos nos quais quero aprender. Mas, eu também estava de olho em ADS, pois além de ser mais curto, também possuí uma grade currícular muito boa. E na questão dos estágios, é mesmo muito complicado conseguir uma vaga. Eu estava procurando alguns lugares que forneciam estágio e realmente é um absurdo os pré-requisitos que eles querem (Geralmente é um conhecimento muito superior do que um DEV júnior possuí).

Mas, muito obrigado! Vou ver com a universidade sobre o curso de ADS e futuramente me inscrevo para um que tem foco em segurança da informação. E é muito provável que irei fazer a graduação presencialmente. Gosto de fazer meus projetos sozinho, mas é muito melhor ter aula diretamente com o professor podendo tirar as dúvidas na hora e também eu me sinto mais motivado estudando fora de casa (Já que casa, geralmente é um lugar de descanso, aí a gente acaba por fazer outras coisas no lugar do estudo e isso, querendo ou não, acaba prejudicando).

• Curtir 1
Postado

@Mateus Pozzebon engenharia de software você quase não programa pois é mais focada na parte "burocrática" do desenvolvimento, ciência da computação você programa até demais e em baixo nível além de ver muito calculo no começo do curso, mas vale lembrar que para essa aréa ter um github bem alimentado é mais importante do que um currículo cheio então idempedente do curso que escolher não deixe o github de lado

• Curtir 1
Postado

@Red X Show, muito obrigado! Eu comecei a postar alguns projetos (bem iniciantes) no gitHub há um tempo. Mesmo que não sejam projetos grandes, eu fui por esse lado de aumentar meu portfólio, já que muitas empresas valorizam isso.

• Curtir 1
Postado

Eu fiz Ciências da Computação e se seu intuito for literalmente "apenas" programar, não curse CC. Eu iria de ADS.

O CC você aprende de tudo um pouco e te dá muitos caminhos para seguir (óbvio que você não vai aprender nada à fundo). Eu no início achava que ia para programação e no meio do caminho acabei me interessando e pulei para Redes.

Se você quiser mesmo a programação, faça ADS e tenha um Github bem alimentado e mantenha-se sempre atualizado.

• Curtir 1
Postado

@Mateus Pozzebon Opa, na boa(e com bons ouvidos aos críticos), esquece universidade. Serve se quiser colar o papel na parede. Se tua visão é mostrar para alguém um título vai em frente, mas para criar visão de um fluxograma pode fazer qualquer universidade online. Faz um bootcamp. Se quiser aprender sobre por exemplo temas variados como segurança da informação, auditoria, usabilidade etc etc tem o google, youtube e livros variados. O que faz ser um vencedor diante de situações corriqueiras da vida de um programador é saber programar. Saber resolver problemas. Seja autodidata ou vá para um bootcamp. Livros e os temas variados de diversos outros assuntos serão tidos como referências. Isso fala quem vai terminar depois de 01 ano e meio uma faculdade de Back End Developer onde só fiz leituras. Prática aprendi mais em vídeos do youtube e pesquisando em documentações do que aprenderia em 30 anos de faculdade. E olha que trabalho 8h por dia em supermercado. Senta o rabo e programa rpz :D

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!