Ir ao conteúdo

Posso usar a fonte Dex AF500A em uma tomada 220V?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

oi amigos, sou leigo nessas coisas e preciso na ajuda de vcs, vou comprar uma fonte mas no site diz q ela é 240v e na minha casa é 220, tem problema ou eu posso usala normalmente ?

a fonte é bivolt automática 

• Solução
Postado

@Wesley comin é uma fonte bomba, seu PC corre risco com ela. Não tem nada de "500W Reais", esse é um dos primeiros sinais de quando a fonte é porcaria. Mas se você vai usa-la mesmo assim é uma decisão que só você pode tomar.

Como essa fonte segue o padrão de qualquer fonte baratinha, ela pode ser utilizada em 220V desde que você colque a chave seletora de tensão na posição 230V. Fontes de boa qualidade se quer precisam disso, você pode liga-las em qualquer tomada que consiga fornecer algo entre 100V e 240V que ela vai funcionar sem nenhum problema.

Postado

@Wesley comin Mercado Livre não serve para comprar hardware. Você até compra quando você sabe exatamente o que está procurando e consegue achar uma boa oferta, mas fora isso, ele está recheado de produtos de baixa qualidade e com preço alto. E não existe fonte boa e barata, existe fonte boa com preço justo. O que eu recomendo pra você são essas duas fontes abaixo, que custam R$250 cad 

Galax Omega GL500S

Gamdias Cyclops M1-550B

Vou te dizer que até existem fontes mais baratas que ainda são bem melhores que essa aí que você linkou, mas eu não recomendo nenhuma delas. Apesar de serem superiores a fontes genéricas quaisquer, o nível de qualidade delas beira o mínimo e estão sujeitas a apresentarem problemas com poucos meses de uso devido aos componentes de baixissimo custo. Claro que você pode ter sorte dela durar um bom tempo, mas ainda é um pouco arriscado. É o caso dessa:

Mancer Thunder 400W

Todas são fontes com PFC Ativo, onde você pode simplesmente ligar em 127V ou 220V sem precisar mexer em nada.

• Curtir 1
Postado

@Wesley comin tem sim. Como se trata de um produto onde um dos principais objetivos é enganar o comprador, eles meio que usam fotos "falsas". Mas nessa imagem aqui mesmo você pode ver a chave seletora vermelinha "esconida" atrás de uma dessas setas brancas:

D_NQ_NP_816450-MLB75714967711_042024-O.w

E você já pode ter certeza que a fonte tem chave seletora só por causa disso aqui:

Citação

tensão: 115/230v

Isso indica que a fonte tem chave seletora 115V/230V. Fontes com PFC Ativo usam "100-240V" para dizer a tensão suportada. Essa questão de "115/230" é por causa da forma como a entrada dessas fontes funcionam, elas são calculadas para funcionar com 115V colocando os dois capacitores principais em paralelo, ou em 230V colocando os dois capacitores principais em série. Se por acaso você ligar ela em 220V enquanto estiver com a chave na posição 115V, em poucos segundos algum capacitor vai explodir.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Posso usar a fonte Dex AF500A em uma tomada 220V?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!