Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

então pessoal... minha placa chega a 75c/80c em estresse e em alguns jogos muitos pesados no talo ela fica na borda dos 70c/80c.
Gostaria de saber como posso estar melhorando isso e se realmente é o normal dessas 3080 ti esquentarem estão fácil. o modelo dessa placa tem como listado 400w de potencia, ja a Palit Gaming Pro por exemplo é inferior e, algumas specs porém com consumo de 350w o que ainda é alto. a minha preocupacao não é energia mas sim a temperatura, quero melhorar isso, dicas?  

OBSV: no furmark as temperaturas maximas da placa pega 80c, hot spot 83c e memórias entre 94c e 100c.

D_NQ_NP_654385-MLA54647720334_032023-O.webp

Postado
13 minutos atrás, BettoAnalystic disse:

Gostaria de saber como posso estar melhorando isso

1. Aumente a rotação do fan
  2. Melhore o fluxo de ar da máquina
  3. Abaixe a temperatura ambiente (leia-se, ligue o ar condicionado)
14 minutos atrás, BettoAnalystic disse:

e se realmente é o normal dessas 3080 ti esquentarem estão fácil

Normal, placas da Nvidia fazem overclock automático agressivo até 83C.

Postado

A temperatura está muito boa pela quantidade de calor que uma RTX 3080 Ti dissipa. Você não tem nada com que se preocupar, desde que a placa não ultrapasse muito os 85ºC.

Com relação ao TDP, o padrão da RTX 3080 Ti é 350W, pode ver aqui no TechPowerUp:

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-RTX-3080-ti.c3735

Pode ser que um modelo ou outro venha de fábrica com o TDP mais alto para conseguir algumas migalhas de desempenho a mais.

Postado

@Imakuni Entendi... ja fiz curva e meu pc tem 5 fans, 2 superiores e 3 frontais que sao do WC. eu estava procupado porque nunca tive uma placa assim bruta e achava que essas temperaturas poderiam ocasionar algum problema ou que estaria fora do padrão.

@GuilhermeGB em estresse o maximo que ela chega é 81c, ja jogando no talo em 75c com 80% dos fans (fiz curva). Como eu nunca tive uma placa como essa eu achei que seria algum problema ela chegar nessas temperaturas, é o meu primeiro pc e quando vejo a placa fazer barulho dos fans ja penso que tem algo errado kkk. sim minha placa pega 400w o que eu acho desnecessario.para resumir... esta tudo dentro dos padroes? devo me preocupar? no furmark as temperaturas maximas da placa pega 80c, hot spot 83c e memórias entre 94c e 100c.

Postado
7 horas atrás, Imakuni disse:
  1. Aumente a rotação do fan
  2. Melhore o fluxo de ar da máquina
  3. Abaixe a temperatura ambiente (leia-se, ligue o ar condicionado)

Normal, placas da Nvidia fazem overclock automático agressivo até 83C.

.

7 horas atrás, GuilhermeGB disse:

A temperatura está muito boa pela quantidade de calor que uma RTX 3080 Ti dissipa. Você não tem nada com que se preocupar, desde que a placa não ultrapasse muito os 85ºC.

Com relação ao TDP, o padrão da RTX 3080 Ti é 350W, pode ver aqui no TechPowerUp:

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-RTX-3080-ti.c3735

Pode ser que um modelo ou outro venha de fábrica com o TDP mais alto para conseguir algumas migalhas de desempenho a mais.

.

Postado

@BettoAnalystic você ainda pode tentar o undervolting, ou mexer no limite de energia da placa. Com undervolting, se você conseguir bons resultados, vai manter o desempenho da placa inalterado enquanto o consumo de energia e temperatura reduzem, mexendo no limite de energia você pode chegar ao mesmo resultado, só que pode acabar alterando um pouco o desempenho. Também dá pra fazer undervolting ajustando os clocks junto, aí você também pode perder um pouco de desempenho.

Nessas placas high-end, é normal que venham com um limite de energia alto para extrair o máximo possível de desempenho do chip gráfico. Geralmente você consegue reduzir bastante o limite de energia e perder pouco desempenho. O gráfico abaixo mostra os resultados que conseguiram com a RTX 4090, só reduzindo o limite de energia já dá bons resultados, mas os melhores resultados mesmo são com undervolting.

gA41aJWRC0HYTkNV.jpg

• J.Augusto F alterou o título para Qual a máxima temperatura da GeForce 3080 ti Palit Gamerock?
Postado
Em 24/07/2024 às 10:10, GuilhermeGB disse:

@BettoAnalystic você ainda pode tentar o undervolting, ou mexer no limite de energia da placa. Com undervolting, se você conseguir bons resultados, vai manter o desempenho da placa inalterado enquanto o consumo de energia e temperatura reduzem, mexendo no limite de energia você pode chegar ao mesmo resultado, só que pode acabar alterando um pouco o desempenho. Também dá pra fazer undervolting ajustando os clocks junto, aí você também pode perder um pouco de desempenho.

Nessas placas high-end, é normal que venham com um limite de energia alto para extrair o máximo possível de desempenho do chip gráfico. Geralmente você consegue reduzir bastante o limite de energia e perder pouco desempenho. O gráfico abaixo mostra os resultados que conseguiram com a RTX 4090, só reduzindo o limite de energia já dá bons resultados, mas os melhores resultados mesmo são com undervolting.

gA41aJWRC0HYTkNV.jpg

Meu irmão, muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas!!! Muito obrigado, desejo tudo de bom pra ti. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...