Ir ao conteúdo

VRM da Gigabyte A520M S2H aguenta Ryzen 5 5600 de boa?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Opa, estava dando uma olhada nessa A520M da Gigabyte, e achei muito interessante as funções dela, como o Flash BIOS, as entradas 5V, e etc, mas não achei nada relacionado a potência e qualidade de seus VRM, podem me dizer se essa placa-mãe aguentaria o 5600 de boa?

• Solução
Postado

Sim, esse CPU não é nenhum problema para placas básicas com o mínimo de decência. Se a sua placa tiver problema para rodar um simples Ryzen 5 5600, pode jogar fora. Spoiler: tem placas da Biostar que não aguentam.

Postado

Eu recomendo que você opte por uma placa com dissipador de calor nos VRMs, mesmo sendo a A520. Já peguei a B550M-K da Gigabyte cortando o 5600G devido a superaquecimento do VRM. Por mais que o fabricante diga que funcione, modos como o Precision Boost Overdrive exigem um VRM competente.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, mattaus disse:

Eu recomendo que você opte por uma placa com dissipador de calor nos VRMs, mesmo sendo a A520. Já peguei a B550M-K da Gigabyte cortando o 5600G devido a superaquecimento do VRM. Por mais que o fabricante diga que funcione, modos como o Precision Boost Overdrive exigem um VRM competente.

Estava dando uma olhada nesses modelos de A520 pois como minha CPU não é tão forte, e eu tb não tenho muito para gastar em placa-mãe, ai ficaria difícil pra mim pegar uma B550

@GuilhermeGB Muito obrigado pela resposta direta amigo, provavelmente vou pegar ela mesmo. Boa noite.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, mattaus disse:

Realmente, a B550M K é extremamente capada mesmo. Fui dar uma olhada nas imagens dela e reparei que ela tem a configuração de MOSFET não é igual a da A520M S2H, ela tem menos MOSFETs.

A Gigabyte menciona que a A520M S2H tem 4+2 fases, sendo 4 fases principais do processador, e nós conseguimos ver pelas imagens que ela usa a configuração de 1 MOSFET de alta + 2 MOSFETs de baixa para cada fase.

A B550M K aparentemente também tem 4+2 fases, apesar da Gigabyte não menmcionar isso, só que ela tem 1 MOSFET de alta + 1 MOSFET de baixa por fase, isso por si só já faz um enorme diferença no desempenho do VRM. A maioria das placas que sofrem problemas com processadores simples é porque usam VRM na mesma configuração da B550M K.

Fui até importante você ter dado seu relato aqui, pois eu nunca tinha reparado nesse detalhe sobre a B550M K. É bom que agora eu tenho mais um grande motivo para não recomenda-la pra ninguém.

Mais uma detalhe, sobre Precision Boost Overdrive (PBO), isso não é suportado em placas A520.

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Mais uma detalhe, sobre Precision Boost Overdrive (PBO), isso não é suportado em placas A520.

Segundo comentários no vídeo de review do Guiga Games da MSI A520M-A PRO ela suporta PBO, por padrão vem em AUTO.

• Curtir 1
Postado

Então retiro o que eu disse. Fiz uma pesquisa rápida aqui, e realmente parece que as A520 tem suporte, apesar da maioria acreditar que não. É curioso isso, já que o PBO faz parte das opções de overclock da AMD...

Postado

não vale muito a pena.
porque você vai ter q investir em dissipador de vrm, e um aircooler low profile (q joga o ar pra baixo, assim ajuda a resfriar tb o vrm) e um gabinete com ótimo airflow)
Isso ja vai custar bem mais caro do q usar o proprio coolerbox da amd q vem com processador, e gastar mais 100 reais numa placa-mãe com dissipador decente no vrm

Postado
4 horas atrás, PWRGD SYNKOV disse:

não vale muito a pena.
porque você vai ter q investir em dissipador de vrm, e um aircooler low profile (q joga o ar pra baixo, assim ajuda a resfriar tb o vrm) e um gabinete com ótimo airflow)
Isso ja vai custar bem mais caro do q usar o proprio coolerbox da amd q vem com processador, e gastar mais 100 reais numa placa-mãe com dissipador decente no vrm

uma A520M-A PRO vale mais a pena?

Postado

Seria ótimo se toda placa-mãe tivesse dissipador no VRM, mas só isso não resolve - tem Biostar que tem dissipador e são ruins; precisa é de circuito bem projetado.

A MSI A520M-A PRO não tem dissipador e no teste do Guiga Games o VRM suportou bem até Ryzen 5800X3D. Porém esta placa é das mais "peladas" possível.

Também não precisa de cooler "low profile", basta colocar um fan soprando sobre o VRM.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, 1lokos disse:

A MSI A520M-A PRO não tem dissipador e no teste do Guiga Games o VRM suportou bem até Ryzen 5800X3D. Porém esta placa é das mais "peladas" possível.

Detalhe que ela segurou o CPU em estresse consumindo mais de 80A e 125W e com VRM quente. Se fizer uns ajustes no PBO, o 5800X3D pode ficar bem mais eficiente e preservar mais o VRM da placa.

Postado

@GuilhermeGB noralmente o defeito é sempre semelhante: o primeiro Mosfet de cima para baixo começa a superaquecer (a cima de 130° e corta o desempenho). Percebi que A520 com dissipador aparentemente não sofre desse defeito, mas nas A520 da ASUS (que são as mais vendidas aqui na loja) é muito comum dar. Se não deu com ela nova, com um ou dois anos da. 

Postado
8 horas atrás, mattaus disse:

@GuilhermeGB noralmente o defeito é sempre semelhante: o primeiro Mosfet de cima para baixo começa a superaquecer (a cima de 130° e corta o desempenho). Percebi que A520 com dissipador aparentemente não sofre desse defeito, mas nas A520 da ASUS (que são as mais vendidas aqui na loja) é muito comum dar. Se não deu com ela nova, com um ou dois anos da. 

O MOSFET de alta quase não trabalha em relação aos MOFETs de baixa, por isso geralmente prefere-se duplicar apenas os MOSFETs de baixa para melhorar significativamente o desempenho do VRM sem aumentar tanto o custo. Como o MOSFET de alta tem um ciclo de trabalho bem reduzido em relação aos de baixa, o aquecimento dele é muito menor. Por exemplo, a entrada de tensão da fonte é de 12V, os processador está pedindo 1,2V do VRM, os MOSFETs de alta só precisam de um cilco de trabalho de mais ou menos 10%, enquanto os MOSFETs de baixa é que trabalham os outros ~90% do tempo, por isso eles aquecem muito mais. Mas, obviamente, um dissipador garante que todo o circuito vai conseguir trabalhar mais frio, é melhor para todo mundo.

Tem um vídeo do canal Actually Hardcore Overclocking explicando o funcionamento do VRM de uma forma mais fácil de visualizar, ele até explica o funcionamento de mais de uma fase ao mesmo tempo.

Quando os revisores de placa-mãe fazem o teste com câmera térmica, eles sempre registram a temperatura do ponto mais quente do VRM, e de forma alguma eles diriam que o VRM da placa-mãe é aceitável para o processador X de algum dos componentes está atingindo mais de 100ºC, geralmente não se considera muito legal se algum ponto do VRM já estiver acima de 85-90ºC. No caso da A520M-A PRO no teste do Guiga Games, com o 5800X3D rodando Blender, o ponto mais quente do VRM foi 91,6ºC. Já apenas rodando Warzone, o ponto mais quente foi 65,7ºC, uma temperatura bem tranquila. É até dito que se for apenas para jogar, a placa-mãe é aceitável, mas para uso profissional, é recomendável adquirir um placa-mãe melhor.

A sua situação aí de MOSFET de alta pegando 130ºC, isso considerando que o usuário não estava fazendo nenhuma combinação de absurda de processador + placa-mãe (tipo A520 + Ryzen 9 5950X), está me parecendo mais uma questão de um lote com defeito do que uma regra geral, porque eu nunca ouvi falar de nenhum caso parecido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!