Ir ao conteúdo

Overclock de processador e memórias ram/tensão

Ir à solução Resolvido por Piedr3,

Posts recomendados

Postado

Eu gostaria de saber até quanto eu posso fazer overclock no meu processador e na minhas memórias ram, tendo em vista as limitações, tensões e melhora e perfomace.

Processador Ryzen 5 1400 3.2Ghz Stock
memória RAM Juhor 2x8GB 2666mhz 
placa-mãe Gigabyte AB350M-DS3H V2
Placa de Vídeo RX 550 4GB Sapphire
Fonte Aerocool KCAS 400W, 80 Plus White
SSD 1TB
Air Cooler com Dissipador 

Postado

@Guilherme Cauê qual marca e modelo do seu Air cooler?

@Guilherme Cauê quanto a memória eh não entendo tanto, porém no processador você pode testar o Ryzen Master, ver quais tensões e frequência ele recomenda, e se não der tela azul vai na BIOS e muda, eu tenho um Ryzen 5 3600 usei um programa, O ClockTuner, ele faz uma série de testes no seu processador e vai definir uma classe para ele (bronze, silver, Gold, Platinum) o meu saiu um silício de gold(bom) então consegui deixar o processador com  uma boa frequência mesmo deixando tensões baixas.

Eu consegui fazer esse UP estável:

Antes:

3.6Ghz

(Tensão instável) 

Batia 80 graus Rapidão

Depois

4.2Ghz

1.125v

Não passa de 60° (sim, é assombroso como o undervolt abaixa as temperaturas)

Cinebench testes de 5 minutos

Antes batia 8600 pontos (um pouco mais, porém não lembro)

Agora está batendo 9300(um pouco mais porém não lembro)

Postado

Cooler para Processador DeepCool Gammaxx 400 V2, Red, 120mm
Vou tentar fazer uns testes pelo Ryzen Master porque eu queria tentar colocar 2900mhz na memória também. vou aumentando a tensão com calma pra ver quanto estabiliza

• Solução
Postado

@Guilherme Cauê memória RAM com alta frequência faz muuuiiita diferença com processador com vídeo integrado, agora esse normais, eu não acho interessante ariscar queimar suas memórias por causa de 3-5 fps

Claro, pode dar bom, porém eu penso assim: se isso não vai me trazer, lucro ou + tempo não vale a pena arriscar, sendo que o objetivo é jogos (acredito)

Postado

@Guilherme Cauê no processador é menos perigoso, ele mantendo uma temperatura abaixo de 80°C em stress tá de boa

Você pode tentar diminuir a tensão e aumentar a frequência, faça testes, se tiver um pendrive sobrando ou algum HD, SSD enfim, instale um sistema nele, como Linux ou algo do tipo e tire o seu SSD principal, assim reduz o risco de quebrar seu sistema ou algo do tipo, isso é bem raro, se não quiser fazer não têm problema.

Postado

Fiz um teste jogando e minha tensão VCORE estava 1.31V aumentando a temperatura à toa usando apenas 3.4GHz, eu abaixei o vcore até 1.23V e ficou 40° estáveis e jogando não utiliza tanto da minha cpu, já que jogo mais GTA 5 RP que força mais a renderização das coisas rápido focando na memória RAM e placa de Vídeo

voce acha que vale a pena tentar abaixar mais o vcore até onde der algum erro ? pra não utilizar mais vcore à toa

Postado
Em 27/07/2024 às 02:01, Guilherme Cauê disse:

Fonte Aerocool KCAS 400W, 80 Plus White

Se essa fonte já tem um histórico de explodir sem uso de Overclock imagine fazendo, use por sua conta e risco.

Em 27/07/2024 às 02:01, Guilherme Cauê disse:

Placa de Vídeo RX 550 4GB Sapphire

Essa placa de vídeo é muito fraca para jogos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!