Ir ao conteúdo

Indicação de PC até R$ 7000 para simuladores ( Flight Simulator e X Plane)

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!

Depois de alguns anos sem PC (só usando o macbook do trabalho), vou montar um pc novo, a ideia é gastar até 7k.

O uso dele será basicamente para jogar.

1. Flight Simulator
  2. X-Plane
  3. Assetto Corsa Competizione
  4. iRacing
  5. CS2

Inicialmente eu pensei nessa config:

• AMD Ryzen 5700x3d
  • ASUS TUF Gaming B450M-Plus II
  • RX 7700 XT Gaming OC Gigabyte // RTX 4060 TI Ventus 2X Black 8G OC MSI

• Fonte XPG Core Reactor, 650W
  • Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4, CL18

• Gabinete XPG Valor Air

Minhas duvidas:

1. Para esse processador, um WC de 120 resolve? Ou melhor pegar um bom Air? Aceito sugestões :)
  2. Sei que temos uma diferença de valor nas VGAs, qual eu vou ter mais desempenho?
  3. AM4 ainda vale a pena? Ou seria melhor pegar um 7600x?

Não faço questão de rodar tudo em em 4k no ultra, até porque meu monitor é FHD. Só não quero ter problema de lag e fps muito baixo.

O SSD M.2 eu já tenho.

Muito obrigado.

• Solução
Postado
29 minutos atrás, FgvR disse:
  • RX 7700 XT Gaming OC Gigabyte // RTX 4060 TI Ventus 2X Black 8G OC MSI

RTX 4060 Ti 8GB é um péssimo investimento, a RX 7700 XT é uma placa bem mais rápida e com mais memória de vídeo.

37 minutos atrás, FgvR disse:
  • ASUS TUF Gaming B450M-Plus II

Também não é um bom investimento, você estaria pagando mais pelo nome "TUF", mas estaria recebendo uma placa com poucos recursos de conectividade, diferente dessa MSI B550M PRO-VDH que custa quase a mesma coisa.

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550

42 minutos atrás, FgvR disse:
  • Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4, CL18

CPUs "X3D" não são tão beneficiados por memórias RAMs mais rápidas em jogos, como no caso de CPUs "comuns" (5700X, 5600, etc.). O padrão 3200MHz CL16 ainda é perfeito pra você e você acha módulos que não custam tanto quanto esse kit de RAM. Economizaria mais de R$100 pegando duas dessa:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25634/memória-DDR4-xpg-spectrix-d35g-RGB-16gb-3200mhz-black-ax4u320016g16a-sbkd35g

30 minutos atrás, FgvR disse:
  • Para esse processador, um WC de 120 resolve? Ou melhor pegar um bom Air? Aceito sugestões 🙂

Sou mais favorável a um air cooler do que WC de 120mm. Um WC de 120mm vai render igual a qualquer air cooler 120mm, tipo um DeepCool AG400, a diferença fica só na estética, no preço e na possibilidade de você poder dizer "eu tenho um water cooler no meu PC".

31 minutos atrás, FgvR disse:
  • Sei que temos uma diferença de valor nas VGAs, qual eu vou ter mais desempenho?

Conforme respondido acima, a RX 7700 XT é uma placa bem superior, tanto em desempenho (sendo 10-15% mais rápida), quanto na quantidade de memória de vídeo, que é um fator que resultará numa vida útil mais longa pra ela com o passar dos anos.

32 minutos atrás, FgvR disse:
  1. AM4 ainda vale a pena? Ou seria melhor pegar um 7600x?

Geralmente vale mais a pena investir em AM5 por causa da possibilidade de upgrades, pegando um 5700X3D agora, seu upgrade futuro será montar uma plataforma do zero (CPU + RAM + Placa-mãe). Só que eu não pegari o 7600X e sim o 7600 (sem "X"). Nesses modelos "X" você meio que acaba pagando mais caro só por causa de uma lentra, e alguns MHz a mais no clock, já na prática o desempenho é praticamente igual, e no caso específico do 7600X e 7600, o 7600 é um CPU bem mais frio e eficiente em stock.

Mas entra a questão do orçamento disponível, para investir em AM5 você teria que colocar uns R$1.000-1.500 a mais do que está pagando agora, pra pegar uma boa placa-mãe e um bom kit de RAM. E como você também está montando uma máquina aparentemente focada apenas em jogos específicos, acredito que o fator "possibilidade de upgrade" é menos relevante pra você. Você não ganharia muita coisa melhorando seu processador para rodar esses mesmos jogos que está rodando agora. E mesmo que adicione mais alguns a sua lista, o 5700X3D ainda é um CPU bastante forte e vai conseguir resistir bem nos próximos anos, talvez precisa só mudar a placa de vídeo.

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Indicação de PC até R$ 7000 para simuladores ( Flight Simulator e X Plane)
Postado
Citação

Você não ganharia muita coisa melhorando seu processador para rodar esses mesmos jogos

No caso dos simuladores de voo o quanto mais forte o CPU melhor, pois para o Flight Simulator 2020 ainda não foi "inventando" um CPU que de conta, o XPlane deve ser a mesma coisa.

O 3D Vcache faz boa diferença, então foque no Ryzen 5700X3D ou Ryzen 7800X3D (AM5).

O Techtesters é um dos poucos canais que faz teste com o MSFS2020, vide que em 1080P o 7950X3D melhorou ~30% sobre o 7950X.

970a73b20ebb8d212e443f10824db84111cc976e

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!