Ir ao conteúdo

aprender sobre qualidade, consumo e tipos de instalação de ar condicionados?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

prezados, vou pedir para instalar ar condicionados em uma casa e quero entender sobre a qualidade deles antes de contratar alguma empresa/pessoa para instalar.

Onde posso aprender sobre tipos de ar condicionado, qualidade, tecnologia e afins?

Eu não quero aprender a instalar ou algo a nível técnico de instalação, quero saber apenas todo o básico sobre os tipos e benefícios para não ser enganado, comprar alguma porcaria em vão ou mesmo "cobre" no mesmo valor do "ouro".

Poderiam me ensinar ou dizer onde acho esse assunto completo?

Estive pensando em usar Ar condicionados "de janela" nos balancinhos dos quartos em vez de splits, isso é uma boa escolha?

• Solução
Visitante

Postado

Fala chefe @Swalls ! O que vou escrever é parte da minha experiência na área que já decorreu 35 anos (que inclui, informática (em CFTV, infraestrutura e montagem de TI), elétrica (que financiou aquisição de ferramentas para....) refrigeração comercial, industrial e climatização. Só onde moro, em 30 anos, tenho algo em torno de 2.000 equipamentos instalados. Semana passada foram 5 unidades. Para essa semana tem 4 por enquanto, fora um projeto de hotel temático sendo finalizado (TI e CFTV). Então, falo com propriedade e preferências pessoais embasados em resultados bons e ruins. Dito isso:

3 horas atrás, Swalls disse:

sobre a qualidade

Será uma escolha simples e direta: Ou preço ou qualidade! As 2 coisas não existem juntas. Tudo que é barato falta alguma coisa (foi suprimida) ou é de má qualidade). Simples assim.

sobre tipos de ar condicionado, qualidade, tecnologia e afins

Fuja de equipamentos e de materiais para instalação que contenham alumínio. Péssima escolha, principalmente onde houver fusão ou contato com cobre. Nunca, jamais em tempo algum, compre qualquer equipamento, seja da marca que for, que tenham tubulação de alumínio na evaporadora ou condensadora. Tenho em casa 3 máquinas novas (LG) sucateadas por furos na tubulação em função de reações químicas, principalmente por conta de certos tipos de solução de produtos para limpeza e higienização delas.

pensando em usar Ar condicionados "de janela"

Equipamento obsoleto, barulhento e pouco eficaz em comparação com splits, apesar de serem relativamente simples de instalar e mais baratos, porém, demandam mão-de-obra de alvenaria e acabamentos, trazendo junto um monte de sujeiras e contratação de pedreiro/pintor ou afins. Em geral, ainda são do tipo liga/desliga quando climatizam, o que não favorece a economia. Não recomendo e não pego serviço para este tipo.

saber apenas todo o básico sobre os tipos e benefícios para não ser enganado

Todos os splits tipo inverter são semelhantes em relação a eficiência e consumo, com poucas diferenças nestes quesitos. O que muda em relação à qualidade é sobre durabilidade, eficiência, nível de ruído, assistência técnica, disponibilidade de peças e a principal: DURABILIDADE. As melhores marcas podem durar mais de 20/30 anos se bem cuidadas e manutencionadas.

Sobre marcas, a lista abaixo é minha opinião e não cabe ressalvas. ATENÇÃO: Em hipótese alguma opte por samsung. Péssima ideia.

Top 1 (melhor qualidade):

Mitsubishi (melhor do mundo em qualquer circunstâncias);

Fujitsu (segunda melhor do mundo. Imbatível na durabilidade e com qualidade similar à Mitsubishi);

Daikin (idem acima);

Top 2 (boa qualidade com preço mais acessível):

Elgin;

Gree;

Hitachi

LG (se optar pelos modelos mais sofisticados, idem para as marcas abaixo);

Midéa;

Panasonic;

Trane;

Os outros (por ordem alfabética e é só preço):

Agratto;

Brastemp;

Cônsul;

Electrolux;

Rinetto;

TCL;

Philco;

Tempstar.

Tem outras marcas menos conhecidas (ou desconhecidas) que nunca instalei. Tem também os contrabandeados do Paraguai/Uruguai) e importados de marcas diversas.

Onde posso aprender sobre tipos de ar condicionado, qualidade, tecnologia e afins?

Dificilmente vai achar algo assim. Tudo sempre gira sobre técnicas de instalação, já que esses pormenores específicos que queres saber são intrínsecos às marcas, tendo cada uma,  sua particularidade diferente e é onde fico com a lista acima.

para não ser enganado, comprar alguma porcaria em vão ou mesmo "cobre" no mesmo valor do "ouro".

Consulte o 3 maiores fornecedores de produtos para refrigeração do país:

Frigelar

Dufrio

Climario

As bitolas de cobre e isolantes são padrão para todas as marcas para até 42.000 BTU/h:

1/4" e 3/8" (9 e 12.000)

1/4 e 1/2" (algumas marcas de 12.000) 15.000/18000/24.000))

3/8" e 5/8" (algumas marcas de 24.000) 30.000 em diante até 42.000. Algumas marcas vão até 48.000))

1/2" e 3/4" (a partir de 48.000, dependendo da marca, a até 80.000)

E é isso. Só perguntar se esqueci algo. 😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...