Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho essa placa-mãe, comprei 3 fans porque segundo o GPT (uso muito ele pra me ajudar com várias dúvidas de pc e tal) daria pra por 3 fans...

Bom, eu nunca tinha instalado fan na vida, e tentei instalar com o pc montado já porque é um upgradezinho, não queria desmontar tudo só pra por fan, creio que por fan sem nada dentro fica bem mais fácil, no meu caso, sofri por horas pra instalar e só consegui instalar duas fans kk mas ok, só que, tem um grande porém, uma das fans não está girando, está com as luzes e tal mas girar mesmo que é bom não gira, eu falei com meu amigo sobre isso ele falou que a conexão que eu botei deve ser só de RGB e tal... putz, pensei que eu tinha feito tudo certo, não acho que a fan esteja com defeito, imagino que seja isso mesmo que meu amigo falou, só que, foram as únicas entradas na placa-mãe que achei que conectam com o cabo da fan... essa placa-mãe só aguenta uma fan?? ou tem mais e eu não sei? Eu conectei elas nesse dois negócinhos aí ta errado?

image.png

Postado

@vitinhouwu

11 minutos atrás, vitinhouwu disse:

Eu tenho essa placa-mãe, comprei 3 fans porque segundo o GPT (uso muito ele pra me ajudar com várias dúvidas de pc e tal) daria pra por 3 fans...

E é por isso que não confio em AI para nada além de perguntas de matemática.

Essa placa-mãe só possui uma entrada CHA_FAN (a entrada que fans extras de gabinete usam), você terá que comprar uma controladora para usar mais de um.

PS: Que pena que comprou essa placa-mãe, super básica e de uma marca com uma fama bem mais ou menos.

Postado

Conector RGB (12, 4 pinos redondos) só faz o "frufru" dos LEDs acender, não faz fan girar, para isso precisa usar um conector PWM - igual ao que liga o cabo do CPU cooler.  Ou ligar as fans direto na fonte, o que dependo do tipo de conector que a fan tem. Qual a marca e modelo dos fans?

A placa é da Colorful e como é comum com produto "ChingLing"  a lista das especificações técnicas é vaga, mas o manual mostra que o conector do lado do conector marcado "RGB" é SYS_FAN (PWM 4 pinos).

Então o que tem que fazer é expandir o conector SYS_FAN e o conector RGB para poder ligar mais fans.

Faz isso com cabo splitter PWM ou HUB PWM mais cabo splitter RGB ou  - se achar; uma controladora RGB (12v 4 pinos) que tenha HUB PWM integrado, como esse padrão RGB (12 v, 4 pinos) é obsoleto tem pouca oferta de controladora deste tipo.

• Curtir 1
Postado

to chegando tarde e vou sentar na janela...

chatgpt te enganou...

image.png.165ff9ffc4010c9deb03b66ff3862592.png

tua placa tem 2 conector de ventoinha apenas o CPU_fan que deve ligar o fan do processador, e o SYS_FAn que deve ligar os do gabinete, você pode usar um spliter (cabo Y) para dividir o sinal para 2 fans, mais do que isso eu não recomento.

ou

usar uma controladora que possuira alimentação dedicada para suportar as demais fans.

Postado

Então galera, eu to pra fazer upgrade depois de placa-mãe, essa aí eu comprei quando montei o pc em 2021 por isso é mais básica... então é só 1 fan que da né? menos mal, pelo menos não é o fan que ta estragado é só que não tem como instalar mais mesmo kk mas beleza, eu posso deixar a fan de boas conectada no RGB pelo menos? Não tem problema deixar ela de boa ali? É mais por preguiça de tirar mesmo kk de boa deixar conectada lá mesmo que não rode né? Daí imendando a pergunta, pensei depois em botar uma MSI MPG B550 Gaming Plus, AMD AM4, ATX, é boa? Só não manjo tanto de entender as paradas das especificações então não sei e queria saber, essa placa da pra por quantos fans? Quantos NVMe? 1? E SSD/HD sata da pra por quantos?

Postado

você pode colocar os LEDS da fan no conector do RGB, mas não recomendo ligar a fan ali, esta porta não foi feita para isto e a configuração dos pinos certamente não vai atender ao que a fan precisa.

as placas mãe em geral não vão ter muitas saidas para ventoinhas, em geral 2 ou no máximo 3, pode ser que seu gabinete tenha alguma controladora para as fans ou se não tiver você certamente vai ter que adquirir.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!