Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho o seguinte setup:

MB ASUS Prime B450M Gaming II
CPU Ryzen 5 3600
GPU RTX 3070
4 x 8 Gb DDR4 Gloway 3200 MHz

Minhas memórias a vida inteira rodaram em 2400 MHz e ontem uns amigos falaram que seria bom eu ativar o DOCP na BIOS pra elas rodarem a 3200 MHz.
Fiz isso, o Windows carregou e uns 20 min depois, deu tela azul.
Após, quando reiniciou, não deu mais vídeo.
Como eu não conseguia mais mexer na BIOS, tirei a pilha e depois de uns 30 min voltei a ligar, mas não funcionou.

Então deixei só 1 pente de memória (no socket 1) e ligou. Entrei na BIOS e deixei as memórias em 2400 MHz, depois coloquei os 4 pentes de memória e o PC funcionou.

Hoje fui ligar o computador e novamente não deu vídeo.
Mexi novamente nas memórias e vi que quando eu deixava o socket 1 sem o pente, o PC dava vídeo. Então deixei 3 pentes nos sockets 2, 3 e 4.

Para meu azar, deu tela azul de novo.
Imaginando que o problema pudesse ser nas memórias, troquei os 4 pentes da Gloway por 2x 8Gb da Corsair que eu tinha em outra máquina, inclusive botei um deles no socket 1 (que antes dava problema) e o outro no 3.
PC funcionou bem por mais algumas horas e do nada ficou perdeu o sinal de vídeo. Resetei e carregou o windows normalmente, então resolvi vir aqui pedir ajuda.

Fiz uns testes de CPU e Memória no OCCT e não acusou erro.
A BIOS da placa-mãe já é a mais atual.

Resumindo: não sei o que houve e o que danificou, mas depois de ativar o DOCP meu computador foi pro saco.

• Membro VIP
Postado

Creio que o DOCP possa ter sobrecarregado (talvez, permanentemente) a controladora de memória do seu processador (mas eu espero, do fundo do coração, que eu esteja errado).

Isso pode ter ocorrido porque a frequência de 3200mhz seria perfeitamente gerenciável com 2 pentes de RAM pela controladora desse processador, mas não com 4 pentes.

Ocorre que o gerenciamento de RAM com 3 ou 4 pentes faz com que a controladora precise reter o fluxo de dados de uma quantidade bem grande de linhas PCIe, e se o processador não for próprio para Quad Channel (AMD Threadripper, por exemplo), a controladora não consegue manter tantas memórias em uma frequência tão alta.

Das três, uma: ou a controladora de memória do seu processador foi/está sendo danificada, ou os slots da RAM na placa-mãe estão, ou os seus pentes de RAM.

Sugiro resetar as configurações de fábrica do seu BIOS e verificar se o problema se resolve, testando sempre de dois em dois pentes de RAM, rodando testes de integridade de memória, com a ferramenta do Windows ou com o programa Memtest x86.

Postado

Assim que meu PC ligou com 1 pente de memória, eu já entrei na BIOS e restaurei as config de fábrica, mas as telas azuis e perda de vídeo não pararam =(

Agora estou usando os 2 x 8Gb de RAM apenas. Ontem funcionou bem por umas 4 horas, aí do nada perdeu o sinal de vídeo. Reiniciei e funcionou normal.

Hoje já tá ligado há umas 3 horas sem problemas, vou levando assim por enquanto, mas acho que pra solucionar só comprando um processador novo né.;

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Desculpe a demora em responder. De acordo com as especificações oficiais do 5700X3D:

- 2 memórias Single Rank: 3200mhz

- 2 memórias Dual Rank: 3200mhz

- 4 memórias Single Rank: 2933mhz

- 4 memórias Dual Rank: 2667mhz

Ou seja, a configuração com 4 memórias é possível, mas não vai alcançar os 3200mhz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!