Ir ao conteúdo

Erro "Selected file is not a proper BIOS" ao tentar atualizar ASUS A320M-K/BR

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, como vão?

Eu venho aqui pedir encarecidamente para que me ajudem a resolver esse erro maldito. Eu resolvi atualizar a BIOS da minha ASUS A320M-K/BR (atualmente 5604) pois pretendo mudar meu processador atual (A6-9500) para o R5 5600GT. Entretanto, eu baixei o arquivo da BIOS e tentei atualizar pelo pen-drive (que está formatado corretamente, FAT32), mas aparece este erro que eu citei acima. 

Eu prestei atenção na hora de baixar a BIOS correspondente com a minha placa-mãe, tentei atualizar uma versão antes (6210) dessa última (6223) para tentar resolver o problema, também tentei atualizar usando a Internet ao invés de um pen-drive, mas o erro persiste. 

Me ajudem por favorr. 

PS: Quando tento atualizar pela Internet, dentro do ez flash 3, aparece que a BIOS já está atualizada (BIOS version is already up to date). 

• Solução
Postado

Você não pode fazer essa atualização e BIOS com seu processador, pois a placa-mãe deixará de dar suporte ao seu processador atual com a nova BIOS, e fazer a atualização enquanto utiliza ele pode até corromper a BIOS. A remoção do suporte é explicitamente informada no site da placa-mãe, e acontece a partir da versão 5862.

Screenshot_122.thumb.png.3c70476b0fa1c3f33c31565b890d64f9.png

• Curtir 2
Postado

@myung , olá

Se você tiver outro pendrive tenta trocar por ele, depois baixar a última versão da PRIME A320M-K/BR BIOS - 6223.

Antes você deve tirar/extrair do arquivo ".zip" para uma pasta ou na raiz do pendrive. Aí deve ter um file.exe e outro com nome_da_versão.cap

Aí você passa para pendrive, aí você reinicia e entra na BIOS. 

No menu "Main" - BIOS Information - verifica se está marcando 6223, se tiver igual a imagem abaixo está na versão antiga.

image.png.cb1347d195b987e7299a7b2d3b30b3d3.png

E atenção a recomendação do colega acima, sobre a perda de suporte ao processador antigo.

Depois de verificar aí você faz atualização de BIOS na "tool"  - "ASUS Az Flash" - procura o pendrive, pelo "aquivo_nome_versão.cap". E Cuidado com operação.

• Confuso 1
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Você não pode fazer essa atualização e BIOS com seu processador, pois a placa-mãe deixará de dar suporte ao seu processador atual com a nova BIOS, e fazer a atualização enquanto utiliza ele pode até corromper a BIOS. A remoção do suporte é explicitamente informada no site da placa-mãe, e acontece a partir da versão 5862.

Screenshot_122.thumb.png.3c70476b0fa1c3f33c31565b890d64f9.png

ba que *****, não tem jeito então, vou ter que mandar pra um técnico 😭😭. Valeuu, muito obrigado por avisar.

2 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@myung , olá

Se você tiver outro pendrive tenta trocar por ele, depois baixar a última versão da PRIME A320M-K/BR BIOS - 6223.

Antes você deve tirar/extrair do arquivo ".zip" para uma pasta ou na raiz do pendrive. Aí deve ter um file.exe e outro com nome_da_versão.cap

Aí você passa para pendrive, aí você reinicia e entra na BIOS. 

No menu "Main" - BIOS Information - verifica se está marcando 6223, se tiver igual a imagem abaixo está na versão antiga.

image.png.cb1347d195b987e7299a7b2d3b30b3d3.png

oi colega, eu tentei fazer isso e tal mas aparentemente o problema é meu processador mesmo (pra variar), mas muito obrigado por responder viu! Eh ***** mas vou ter que pagar um técnico pra atualizar, já que tudo dá errado pra mim mesmo. Se eu abrir uma fábrica de chapéu todo mundo começa a nascer sem cabeça. 

• Haha 1
Postado

@myung não querendo te desanimar ainda mais, mas essa placa-mãe aí é bem fraquinha, você pode acabar tendo problema de desempenho com o novo processador por causa do VRM fraco. Essa aí é uma das A320 mais fracas do mercado, é até uma vergonha para uma marca como a ASUS ter lançado uma placa desse nível.

Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

VRM fraco

Desde que o tdp for de no máximo 65w, essa placa não aguentaria de boa?

O upgrade mais comum pra essa placa é o Ryzen 7 5700x...

Postado

@Necklace essa placa-mãe tem um VRM muito simples, fraco até para CPUs do padrão de um Ryzen 5 ou Ryzen 7 65W. Um usuário aqui do fórum estava usando essa mesma placa com um Ryzen 7 1700 (CPU também de 65W) e estava tendo vários problemas de desempenho, isso só foi resolvido após a compra de uma nova placa-mãe. 

No teste do Peperario Hardware o VRM pegou mais de 100ºC com teste de estresse com o Ryzen 5 2600, isso numa bancada aberta, imagina num gabinete mal ventilado.

Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Necklace essa placa-mãe tem um VRM muito simples, fraco até para CPUs do padrão de um Ryzen 5 ou Ryzen 7 65W. Um usuário aqui do fórum estava usando essa mesma placa com um Ryzen 7 1700 (CPU também de 65W) e estava tendo vários problemas de desempenho, isso só foi resolvido após a compra de uma nova placa-mãe. 

No teste do Peperario Hardware o VRM pegou mais de 100ºC com teste de estresse com o Ryzen 5 2600, isso numa bancada aberta, imagina num gabinete mal ventilado.

Será que não era só uma atualização de BIOS que faltava? Tiveram várias atualizações focando em estabilidade e performance para essa placa justamente focando nesses Ryzen 7.

Ironicamente, o Ryzen 5 2600 esquenta mais o VRM que o Ryzen 7 5700x.

O vídeo aqui mostra isso no minuto 15:30:

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@myung não querendo te desanimar ainda mais, mas essa placa-mãe aí é bem fraquinha, você pode acabar tendo problema de desempenho com o novo processador por causa do VRM fraco. Essa aí é uma das A320 mais fracas do mercado, é até uma vergonha para uma marca como a ASUS ter lançado uma placa desse nível.

aa que nada, eu tava afim de trocar as peças do PC mesmo, só n imaginava que a placa também tava afim de ser substituída. Quando eu for fazer o upgrade, qual seria melhor pra botar no lugar dessa? 

Postado

@Necklace A única "otimização" que uma atualização de BIOS pode fazer é mudar a forma com que a placa-mãe lida com o processador, as vezes capando um pouco os limites de energia e tal. A maior influencia na temperatura do VRM é a quantidade de corrente exigida pelo processador, e isso pode variar de modelo pra modelo, mesmo todos sendo classificados como 65W. Você pode forçar o CPU a consumir menos energia, assim faz com que o VRM sofra menos.

No teste do Ryzen 5 2600 feito com a A320M-K, mostrou uma consumo médio de 65A (visto no HWiNFO64), curiosamente até acima do limite padrão da AMD para CPUs de 65W aplicado na BIOS que é 60A. Enquanto isso, um Ryzen 7 5700X no teste de estresse no Cinebench não pega nem 55A, o 5600X apenas 49A (ver a imagem abaixo). Então nesse caso pode ser realmente que a placa-mãe lide melhor com CPUs mais novos, que são mais eficientes.

O que achei estranho nas informações reportadas pelo HWMonitor nessa placa-mãe aí são os valores de tensão bastante baixos, CPU operando próximo ou abaixo de 1.0V, sendo que esses CPUs aí operam normalmente a 1.1-1.3V. Se essa informação estiver correta, então provaria que a tal "otimização" feita foi forçar limites de energia mais baixos para o CPU. Se isso não trazer nenhuma consequencia para o desempenho do processador, eu consideria algo muito bom. O estranho ali são só as informações de corrente, batendo 100+A em algumas horas, o que não faria sentido. Mas não dá pra confiar em informações reportadas por placas genéricas.

Screenshot_112.thumb.png.c512195eebc2bd3e1dd43efb4142ce35.png

1 hora atrás, myung disse:

aa que nada, eu tava afim de trocar as peças do PC mesmo, só n imaginava que a placa também tava afim de ser substituída. Quando eu for fazer o upgrade, qual seria melhor pra botar no lugar dessa? 

Sugiro você experimentar primeiro pra ver como fica, e se seu gabinete não for bem refrigerado, por exemplo, for todo tapado, mesmo que tenha ventoinhas, você já pode ir vendo isso. Se chegar a perceber que o processador está se comportando de forma estranha, aí você pode pensar em trocar de placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!