Ir ao conteúdo

driver não funcionando o opengl, crash no minecraft e pouco fps em jogos

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

então, meu pc é um core 2quad q8400 8gb ram sem placa de Vídeo, placa-mãe é uma 3048h, chipset q45/43 e  eu uso ele pra jogos leves e etc como gmod, minecraft entre outros, o problema é o driver de adaptador de Vídeo q eu uso q é um intel(r) q45/q43 express chipset (microsoft corporation - wddm 1.1) quando eu tento iniciar o launcher do minecraft usando esse driver o jogo apresenta problemas e da o erro de opengl, então minha unica solução foi usar o driver intel (r) q45/q43 express chipset e nele o jogo funciona normalmente, mas o unico problema nesse driver é q enquanto em outros jogos como por exemplo gmod o fps ficava em 40/50 quando eu utilizo o  intel (r) q45/q43 express chipset o fps fica em 20/25 e acaba atrapalhando muito pois minecraft não é o unico jogo q eu jogo e acaba deixando a experiencia ruim, eu to utilizando um outro driver q é o Intel(R) 4 Series Intemal Chipset (Microsoft Corporation - WDDM 1.1) e nele o fps no gmod acaba ficando ate melhor, soq ainda tem o mesmo problema no mine, a unica forma q eu consegui de "jogar" mine usando esses drivers 2 drivers foi usando o arquivo open gl32 e colocando na pasta runtime do launcher, mas fazendo isso o fps do jogo fica horrivel, enquanto eu utilizava o intel(r) q45/q43 express chipset o fps ficava acima de 60/70 nas versões antigas, usando o intel(r) q45/q43 express chipset (microsoft corporation - wddm 1.1) ou ate mesmo o Intel(R) 4 Series Intemal Chipset (Microsoft Corporation - WDDM 1.1) o fps ficava abaixo de 15, alguém por favor me ajuda a resolver esse problema, estou tentando a meses e ate agora não consegui resolver 

imagem_2024-08-11_103139442.png

imagem_2024-08-11_103155109.png

imagem_2024-08-11_103207410.png

imagem_2024-08-11_103218771.png

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Eis uma sugestão do que você pode fazer para resolver esse problema de compatibilidade com seu driver. Sugiro que tente as opções uma por uma, tentando abrir o jogo em seguida. Só passe para a próxima caso a anterior não dê certo. As opções de 1 a 5 podem ser feitas todas juntas, sem problemas. Da 6 em diante, são alterações mais sensíveis, então faça tudo com mais cuidado:

1. Ajustes de compatibilidade para o Windows:

1.1 Pressione Windows + R e digite sem aspas "sysdm.cpl", pressione Enter.

1.2 Clique na Aba de Hardware (em cima), e depois no botão Configurações de Instalação do Dispositivo.

1.3 Clique em Não, e depois em Salvar Alterações. Clique em Ok e saia sem reiniciar.

1.4 No Menu Iniciar, digite Opções Avançadas do Windows Update.

1.5 Desmarque todas as caixas de seleção e selecione uma data (na última opção abaixo). Essa data é o limite de pausa do Windows Update (selecione o valor mais distante). Vai evitar a instalação imediata de atualizações defeituosas, assim que forem disponibilizadas.

1.6 Reinicie o computador depois disso;

2. Verifique a integridade dos seus arquivos de sistema no Windows:

2.1 Abra o CMD como administrador;

2.2 Digite sem aspas: "sfc /scannow" e pressione Enter. Espere a verificação acabar.

2.3 Digite sem aspas: "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e pressione Enter. Espere terminar.

*Caso o script pareça congelado por muito tempo em uma das verificações, clique na parte preta da janela e pressione Enter mais uma vez (pode ser que a execução do script seja pausada de vez em quando).

3. Atualize os Componentes Herdados do seu DirectX (aumenta a compatibilidade):

3.1 Baixe o instalador: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=35

3.2 Instale os componentes.

4. Atualize seus Pacotes do Microsoft Visual C++:

4.1 Baixe e instale: https://kutt.it/vcpp

5. Crie um Ponto de Restauração do seu sistema (isso vai permitir que você desfaça facilmente qualquer alteração sugerida neste post que te cause problemas maiores de compatibilidade, embora isso seja extremamente improvável):
1.1 No menu Iniciar, digite "ponto de restauração" e abra a opção que aparece;
1.2 Clique no botão Configurar;
1.3 Marque a opção Ativar a proteção do sistema, caso desativada, e ajuste a barra de uso máximo em 4 ou 5% do seu disco;
1.4 Clique em Ok, e depois no botão Criar (dê um nome qualquer para esse arquivo, salve e feche tudo);

6. O DriverScape é um repositório confiável de drivers para dispositivos antigos, e o seu driver gráfico integrado é um dispositivo antigo. Você vai atualizar seu driver com esse repositório e verificar se resolve o seu problema.
6.1 Baixe e instale: https://www.driverscape.com/files/share/aa90da2115cd9eb78438d61c2322fe49.zip
Sua versão atual de driver:   8.15.10.2702
Versão do download:            8.15.10.2869

6.2 Pressione Windows + X, abra o Gerenciador de Dispositivos, e verifique de novo qual a versão de driver que seu computador tem no momento (para verificar se a instalação deu certo).

Me avise se o problema persistiu até aqui...

• 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...