Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde, busco auxílio em algo desagradável que aconteceu comigo. Estava aproveitando para comprar coisas pelo Aliexpress antes da nova taxa vir, finalizei a compra de um headset e logo após a de um cabo ethernet e uma placa PCI express X1 para 7 portas USB 3.2 (5Gbps), estava tarde e após ~30 minutos fui olhar e vi que o cabo totalizou 75 reais, pasmo cancelei a compra (o mesmo cabo custa na própria loja nacional do fabricante 40).

Isso foi no dia 26, e cada dia ia checando na ferramenta de rastreamento dos correios para ver como estava a situação, a primeira encomenda está a caminho da minha casa mas a segunda foi barrada.

Fui olhar nos detalhes da compra e vi algo como 'embaraço aduaneiro sem sucesso', fui olhar a página Minhas Importações e vi o maldito símbolo de pagamento, abri a DIT (ou DIS) e o vendedor declarou como valor 85 reais, foi adicionado o ICMS de uns 37 reais + novo imposto de importação (nem sei porquê diabos pegou pois fiz a compra 5 dias antes do estabelecimento dele, mas agora é tarde demais) que deu ~68 reais que totalizou uns 105 reais. Achei um absurdo, aí só para me certificar que não foi ********** por parte dos chineses olhei a aba 'detalhes' da minha compra, só computaram o frete e o desconto das moedas. Estava cansado na hora da compra e nem reparei, não sei se deu algum tipo de erro na plataforma deles ao cancelar a compra ou só não adicionou ele.

Recebi a DIS no dia 10/08, e desde então não houveram alterações no status dele.

A placa foi ~70 + 24 (frete) - ~5 (moedas), paguei quase 90 reais e levei uma taxa superior a 100, agora não sei ao certo como devo prosseguir, mas já formulei algumas ideias:

1) Negar o recebimento, mandam de volta para o chinês e rezo para um reembolso, um parcial até já me deixaria feliz.

2) Ficar de boca calada e pagar o imposto, fazendo com que a placa custe quase 200 reais.

3) Pedir ao vendedor que me ajude a arcar com o imposto, sei que é improvável mas não custa tentar né?

4) Pedir no site dos Correios a revisão do produto, só não sei se vão até aumentar a taxa ou me meter numa lista obscura para o Leão vir me caçar.

Gostaria de ter compartilhado os prints da DIT, detalhes da compra e do site Correios, mas infelizmente estou fora de casa e só volto á noite, enviarei eles assim que puder.

Sinceramente não sei o quê fazer, é minha segunda vez importando (primeira pelo Ali) e preciso de ajuda, eu realmente desejo receber esta plaquinha mas não quero pagar mais de 1x seu valor, além de também não querer ter jogado dinheiro pela janela, mas acho que no final terei de sacrificar algum destes.

Agradeço de antemão a paciência e atenção.

• Triste 2
  • Membro VIP
Postado

Pede revisão dos impostos ou cancela a compra. 

O valor no imposto poderia mudar antes mesmo do novo aumento de taxas, basta o fiscal da receita achar que aquele valor não é condizente com o que está declarado a arbitrar um valor em cima.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Permita-me relatar algo semelhante que me aconteceu há uns 10 anos. Comprei um produto por U$10,00... demorou meses pra chegar... chegou e nem fiquei sabendo... ficou meses em curitiba.. depois fiquei sabendo que aguardava documentos e pagamento de taxas e etc.. caláio! mas era bem menos que U$50,00 isentos pow! Desisti. Meses depois um cara do correio me falou que tinha uma mercadoria pra mim e se quisesse ele desembaraçava. Me falou o valor. era + U$20,00 ou seja paguei 200% de taxas e impostos e até os meses de "estadia" no correio. Conversei com um advogado ele me disse que alguém da receita/alfândega arbitrou que meu produto valia muito mais do que o declarado e cobra o imposto que quiser... - tal como disse (em simultâneo!) o amigo acima

Enfim, preju.. ok isto não te ajudou muito mas saiba que não está sozinho 😁

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@RonaldoXbox Se você não tem pressa, deixa o produto voltar. O cálculo do novo imposto não seria de 20% da compra? Não era pra passar muito de 21 reais. Se o cálculo estiver errado, pede revisão. O vendedor não tá nem aí pro seu prejuízo. Opção 3 descartada. 

• Obrigado 1
Postado

@RonaldoXbox Olha, eu iria na ideia do @Pedrooude pedir para o fiscal revisar o preço, o problema mesmo é se ele da uma de #$% e decide aumentar ainda mais, como chamaram a minha atenção com aquela ocasião antiga da minha compra fora do remessa conforme.

Pra falar a verdade, aquela vez eu tive muita sorte... De 30$, julgaram que era R$ 30 reais kkkkk, sorte é apelido não é mesmo.

• Obrigado 1
Postado

Sinceramente, eu fico decepcionado com o nosso brasilzão nessa questão. 

Ano passado fiz uma compra de uns 80 reais e me taxaram 100% sem motivo. Pedi revisão do imposto (o que levou mais de 1 mês) e eles cagaram na minha cabeça igual pomba. Eu acredito que eles não estão nem ai pro consumidor e só querem cobrir um buraco que foi feito por eles mesmos.

Se você realmente precisa dos itens, vai ter que pagar o que eles dizem e você tem que se satisfazer com isso. 

Se você não quer pagar o imposto por ele ser injusto, sinto muito, mas vai estar no prejuízo e com grande risco de perder o seu dinheiro.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Pede revisão dos impostos ou cancela a compra. 

Será que consigo o estorno se cancelar, mesmo estando em território brasileiro? E como ficaria o estorno?

1 hora atrás, .if disse:

Permita-me relatar algo semelhante que me aconteceu há uns 10 anos. Comprei um produto por U$10,00... demorou meses pra chegar... chegou e nem fiquei sabendo... ficou meses em curitiba.. depois fiquei sabendo que aguardava documentos e pagamento de taxas e etc.. caláio! mas era bem menos que U$50,00 isentos pow! Desisti. Meses depois um cara do correio me falou que tinha uma mercadoria pra mim e se quisesse ele desembaraçava. Me falou o valor. era + U$20,00 ou seja paguei 200% de taxas e impostos e até os meses de "estadia" no correio. Conversei com um advogado ele me disse que alguém f d p da receita/alfândega arbitrou que meu produto valia muito mais do que o declarado e cobra o imposto que quiser... - tal como disse (em simultâneo!) o amigo acima

Caramba, assim que se vê o monte de gente sem escrúpulo em ação, sorte que uma boa alma te contatou, eu já teria ido lá pessoalmente exigir meu bem kkkk.

1 hora atrás, Pedro Math.pi disse:

Se você não tem pressa, deixa o produto voltar

Pressa eu não tenho, mas queria receber logo se possível (😁). E como ficaria a questão do estorno do valor pago pelo Ali (90 reais)?

O cálculo do novo imposto não seria de 20% da compra? Não era pra passar muito de 21 reais. Se o cálculo estiver errado, pede revisão.

Na verdade isso do imposto ser de "só" 20% está errado, o cálculo na verdade é esse:

17% (que são na verdade 20%) + 20% = 44,5%.

Mesmo que metessem este novo absurdo, paguei 90 reais, o imposto não era pra passar dos 45 reais. Tenho receio em pedir a revisão e ter de esperar alguns meses pela resposta, ou até que aumentem ele.

O vendedor não tá nem aí pro seu prejuízo. Opção 3 descartada. 

Imaginei, se muito lojista brasileiro tá se lascando pro consumidor imagina o chinês, que no máximo toma uma reclamação na reputação online dele?

1 hora atrás, Middoken disse:

o problema mesmo é se ele da uma de #$% e decide aumentar ainda mais, como chamaram a minha atenção com aquela ocasião antiga da minha compra fora do remessa conforme.

Pois é, na quero ter de esperar um tempão pela resposta da receita e ainda por cima ter a chance de pagar mais.

Eu cheguei a acompanhar seu tópico, você foi realmente sortudo mesmo kkkk.

53 minutos atrás, CristianCDS disse:

Ano passado fiz uma compra de uns 80 reais e me taxaram 100% sem motivo. Pedi revisão do imposto (o que levou mais de 1 mês) e eles cagaram na minha cabeça igual pomba. Eu acredito que eles não estão nem ai pro consumidor e só querem cobrir um buraco que foi feito por eles mesmos.

É triste mesmo, mas a título de curiosidade, como ficou a revisão? Alteraram bruscamente o valor?

54 minutos atrás, CristianCDS disse:

Se você realmente precisa dos itens, vai ter que pagar o que eles dizem e você tem que se satisfazer com isso. 

Se você não quer pagar o imposto por ele ser injusto, sinto muito, mas vai estar no prejuízo e com grande risco de perder o seu dinheiro.

Obrigado pela opinião sincera, estou realmente pensando se vale mesmo a pena pagar o preço de outro produto só para ter este, ou até perder mais grana para este sistema.

Galera, estou grato pelo feedback, enviarei os prints assim que puder para averiguar se ainda há alguma salvação para meus R$90 (ou mais).

Postado
40 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Alteraram bruscamente o valor?

Simplesmente não alteraram, falaram que aplicação do imposto estava correta e, como demoraram pra dar a resposta, eu fiquei em cima do laço pra pagar o imposto pro produto poder ser entregue, se não eu perderia o meu produto.

Paguei, fiquei sossegado quando meu produto chegou tudo certo e decidi que nunca mais iria passar por isso novamente. TRAUMATIZEI!

44 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Obrigado pela opinião sincera, estou realmente pensando se vale mesmo a pena pagar o preço de outro produto só para ter este, ou até perder mais grana para este sistema.

De um jeito ou de outro você vai perder grana... infelizmente. Desejo boa sorte pra qualquer que seja a sua escolha, e paciência.

Postado

@Pedroou @.if @Pedro Math.pi @Middoken @CristianCDS

Pessoal, abaixo os prints da situação:

Este é da página 'Minhas Importações' e o que está aparecendo é a placa. Inclusive notei que a DIS foi emitida 09/08, então tenho 3 dias para me decidir.

image.thumb.png.300604a58ebdf3035abe07b11e9b2e75.png

Este é o que o Aliexpress está mostrando como rastreamento do pacote.

image.png.1d0ec3eb258383e303b932bebff24ab0.png

Abaixo está o que paguei, no que paguei, segundo o Aliexpress.

image.png.49a18812faeb7438604729c6df49aba8.png

Para comparação, abaixo o outro produtos que adquiri e teve imposto adicionado na hora da compra.

image.png.7c9da48754c187c620ed0b0685facf72.png

As seguintes são as duas páginas da DIT, emitidas 09/08.

image.png.9635183d1d0a27d21a69af1a51186753.png

image.png.3079c658c8c4e853ec406f3fb6b423c7.png

Isto é o que a ferramenta de rastreamento dos Correios deu de detalhe.

image.png.8028e6d474f8174a873bb59794956cb0.png

Que eu consiga me lembrar estes são os mais importantes, se mais algum for necessário basta avisar.

Bom, agora vejo que tenho três opções:

1) Pedir a revisão, esperar quanto tempo que for e rezar para não subirem o imposto.

2) Tomar a taxa de boca calada, levando prejuízo (só este adicional seria quase metade do preço de uma nova fonte).

3) Pedir para cancelarem a compra, o bem volta para o remetente e por meio da plataforma do Ali tento estorno, que seja pelo menos parcial.

Não sei se eu teria de marcar no site Meus Correios que recuso o recebimento e daí pedir devolução do pagamento para os chineses, ou só meto a louca ao fazer nada, e após tento estorno.

E na visão de vocês, ao realizar a última, tenho alguma chance de pelo menos receber uma parte do valor que paguei?

Ou será que posso brigar por que alguém fez 💩?

@Pincipi Sei que entendes do assunto, se importaria de opinar?

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Eu li agora rapidamente e tenho uma longa resposta mas, estou saindo e só mais tarde lhe passo tudo que sei para que possa tomar a melhor decisão.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Você deve abandonar o seu ponto de vista como comprador e tentar olhar para o ponto de vista do sistema.

Eu me perdi um pouco no post, pelo que entendi parece que são três compras, um headset, um cabo que foi cancelado e uma placa na qual pagou o valor total de R$ 89,51 incluindo o frete.

Só no caso da placa; a DIT usou o valor de U$ 15,24 para o bem, convertido em R$ 85,48 e depois lançou o segundo frete fantasma de R$ 28,04 totalizando R$ 113,53 para se incidir os impostos.

Eu imagino que aconteceu o seguinte: você pagou 89,51(bem +frete) o China lançou no formulário U$ 15,24 só do bem e mais algum valor para o frete, isso nem é culpa dele, a forma como o formulário foi desenvolvido é justamente para que o vendedor se confunda e acabe lançando o valor do frete duas vezes, bem mais o frete num campo e só o frete no outro campo.

Caso você entre com o pedido de revisão, nele vai provar o valor real que pagou pelo bem + frete e assim vão fazer uma nova DIT com o valor atualizado.

Exemplo:

Atual DIT R$ 113,53 + 60% + demais taxas.

Nova DIT R$ 89,51 + 60% + demais taxas.

Ai tem a questão dos prazos, nessa parte eu não sei dizer sobre porque ainda não testei o sistema neste sentido, precisa ver como estão as opções disponíveis para você quando clica nas bolinhas azuis do site minhas importações.

Na parte da devolução eu li diversos comentários à respeito, o que ocorre de fato é que só existe a opção de recusar a mercadoria e não existe opção de retornar ao vendedor.

Quando você clica em recusar a mercadoria, entra todo um esquema mafioso em operação, a receita é que decide se a mercadoria será destruída, vendida em leilão ou encaminhada ao vendedor, seja de volta para a China ou para o armazém localizado no Brasil, especialmente projetado para receber a logística reversa.

E também tem a postura do vendedor, ele pode não devolver o dinheiro, devolver parcial ou integral mas, tudo depende de uma negociação prévia antes da compra ou então se no próprio anúncio já fica esclarecido o que vai acontecer no caso de recusa.

Tem mais coisa para se comentar que não dá para falar agora, depois continuo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Sugiro ler o artigo abaixo, inclusive o manual citado:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/manuais/remessas-postal-e-expressa/problemas-frequentes/encomenda-em-revisao-de-tributos

Na primeira leitura o assunto pode parecer um pouco abstrato e difícil de entender toda essa tramitação, entretanto, depois que for relendo o texto, o assunto vai ficando mais fácil de compreender.

Tem também o post de exemplo de pedido de revisão:

Em resumo, suas opções são:

1) pagar o valor antes que acabe o prazo, se não me engano a única opção é por boleto bancário e não tem mais disponível a opção de pagar pelo cartão ou PIX, depois que efetua o pagamento, leva um tempo para o sistema reconhecer e lançar como pago e ai não sei o que pode ocorrer se pagar no último dia do prazo e a mercadoria tomar um destino antes de compensarem o pagamento.

2) fazer o pedido de revisão, eu imagino que se comprovar o valor que pagou, eles vão rever as taxas e impostos de acordo com o valor pago no dia da compra, vão considerar a data do pagamento como a data da geração dos impostos e não a data da chegada no Brasil como a data da geração de impostos, seguindo este raciocínio, a lógica diz que o valor a ser pago será um pouco menor. Se bem que tudo pode acontecer e o resultado da revisão pode descambar para outra coisa como apreensão com perda da mercadoria, multa e até mesmo um valor maior que o esperado.

3) recusar a mercadoria, neste caso a sua relação com a receita se encerra e agora é só entre você e o vendedor, como já mencionei antes, aqui pode acontecer de devolver ou não o valor pago, isso depende do que está escrito no anúncio, da política do site e da vontade do vendedor.

4) não fazer nada e deixar rolar, imagino eu que findo o prazo, vão dar algum destino para a mercadoria e jamais esse destino será a sua casa, quanto a reaver ou não o valor pago, só Deus sabe, eu acho que deve ser nas mesmas condições de recusar a mercadoria.

É isso, a decisão está em suas mãos, ou melhor, vai sair do seu bolso.

Depois conta para nós o que fez e como se deu a solução.

Postado
Em 13/08/2024 às 09:46, Pincipi disse:

Eu me perdi um pouco no post, pelo que entendi parece que são três compras, um headset, um cabo que foi cancelado e uma placa na qual pagou o valor total de R$ 89,51 incluindo o frete.

Exato, peço desculpas se ficou confuso, escrevi o post original na correria e estou 'levemente' desesperado sem saber como prosseguir.

Só no caso da placa; a DIT usou o valor de U$ 15,24 para o bem, convertido em R$ 85,48 e depois lançou o segundo frete fantasma de R$ 28,04 totalizando R$ 113,53 para se incidir os impostos.

Mesmo assim, como o imposto deu um valor tão alto? Se eles tivessem cometido o erro dessa forma o ICMS + imposto de importação não deveriam passar dos 60 reais, suspeito que o fiscal tenha feito o cálculo do valor total (89,51) + frete "fantasmagórico" + ICMS e deu um valor, somente aí fez os "20% e deu essa bagatela toda. Não entendo tanto do nosso sistema tributário, mas fico feliz em saber que alguém fez algo de errado, me dando o pleno direito de reclamar.

Exemplo:

Atual DIT R$ 113,53 + 60% + demais taxas.

Nova DIT R$ 89,51 + 60% + demais taxas.

Mas o novo imposto + ICMS não era para dar 44,5%? Ainda se for 60% é aceitável para mim, quanto chutaria que o imposto deva (ou seja, no melhor dos casos) ficar se eu pedir a revisão?

Diria que têm uma chance alta de as taxas aumentarem para meu lado?

Ai tem a questão dos prazos, nessa parte eu não sei dizer sobre porque ainda não testei o sistema neste sentido, precisa ver como estão as opções disponíveis para você quando clica nas bolinhas azuis do site minhas importações

Irei verificar essa questão quando chegar em casa, mas imagino que possa demorar bastante (+1 mês) já que houveram compras em massa no final de Julho.

Duvido que seja a única vítima disso, dá pena de pensar que outras pessoas sem o conhecimento acabem só ficando sem o bem ou paguem o imposto para não "arranjar briga" com a receita.

Indo um pouco off topic, tens alguma ideia do porquê que o imposto não foi aplicado no ato da compra? Será que foi erro meu, ou da plataforma ao cancelar a outra compra (lembrando que foi só um pagamento para o cabo e a placa)?

Quando você clica em recusar a mercadoria, entra todo um esquema mafioso em operação, a receita é que decide se a mercadoria será destruída, vendida em leilão ou encaminhada ao vendedor, seja de volta para a China ou para o armazém localizado no Brasil, especialmente projetado para receber a logística reversa.

Só conhecia a "redistribuição" por meio de leilões, não tinha ideia que o leão pode roubar meu pacote ou até destruí-lo (como será que fazem isso? 🤔) caso tenha interesse. 

E também tem a postura do vendedor, ele pode não devolver o dinheiro, devolver parcial ou integral mas, tudo depende de uma negociação prévia antes da compra ou então se no próprio anúncio já fica esclarecido o que vai acontecer no caso de recusa.

Tem mais coisa para se comentar que não dá para falar agora, depois continuo.

Infelizmente, não tinha ideia de que isso ia ocorrer, então nem me preocupei em contatá-lo. No anúncio também não há nada claro sobre uma situação como essa.

Achas mesmo improvável de receber pelo menos uma parcela da minha grana de volta caso eu decida ir por este caminho?

Aliás, gostaria de agradecer pelas respostas extensas, atenuaram um pouco minha preocupação.

Em 13/08/2024 às 10:59, Pincipi disse:

2) fazer o pedido de revisão, eu imagino que se comprovar o valor que pagou, eles vão rever as taxas e impostos de acordo com o valor pago no dia da compra, vão considerar a data do pagamento como a data da geração dos impostos e não a data da chegada no Brasil como a data da geração de impostos, seguindo este raciocínio, a lógica diz que o valor a ser pago será um pouco menor. Se bem que tudo pode acontecer e o resultado da revisão pode descambar para outra coisa como apreensão com perda da mercadoria, multa e até mesmo um valor maior que o esperado.

Até agora esta me parece a melhor opção, só me preocupo de ocorrer mais pilantragem e não mudarem o valor ou até aumentarem ele.

Na sua experiência, têm chance alta de confiscaram meu bem ou até de ser multado?

Vou ser otimista e dizer que o erro deles foi grosseiro, então há grandes chances de corrigirem o valor. No site dos Correios diz que demoram ~3 semanas para realizarem a revisão, espero que este prazo não acabe se prolongando muito.

Sabes, se vão me cobrar taxa de armazenagem já que o pacote irá permanecer no local?

Estou pensando em anexar os prints enviados agora, um vídeo de eu abrindo a DIS atual, prints do boleto do cartão (e também do estorno do cabo, já que foram comprados na mesma hora), mais alguma coisa que sugere?

E se importaria de me auxiliar com a escrita da minha resposta? 

Vejo se consigo começar em algumas horas.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Não entendo tanto do nosso sistema tributário, mas fico feliz em saber que alguém fez algo de errado, me dando o pleno direito de reclamar.

Não é que ele fez errado, ele arbitrou um valor para seu produto. Você compra por R$ 100 e ele acha que vale R$ 200, aí calcula o imposto em cima dos R$ 200. 

Fora isso, pode ser cobrado multa de 100% do valor da compra caso seja má fé do comprador.

https://www.chebabi.net/single-post/arbitramentofaltaprovas

9 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

tens alguma ideia do porquê que o imposto não foi aplicado no ato da compra?

Aliexpress e similares são marketplace, a loja não deve fazer parte do remessa conforme.

• Membro VIP
Postado

Se observar o post de exemplo de pedido de revisão, vai entender tudo o que aconteceu comigo; em resumo a minha compra sem o desconto das moedas dava um valor acima de U$ 50,00 e vinha com o imposto prépago no ato da compra, ao aplicar o desconto das moedas o valor ficou abaixo do U$ 50,00 e não veio prépago, foi cobrado quando a mercadoria chegou aqui no Brasil.

Hoje as regras são diferentes e mesmo abaixo de U$ 50,00 cobra o imposto, só muda a questão de pagar o imposto no ato da compra ou pagar quando chegar no Brasil.

Todas as pessoas que me aconselharam, disseram que é vantagem pagar no ato da compra e se não vier cobrado que não deve comprar pois, se cobrarem na chegada ao Brasil, o valor fica enorme.

No meu pedido de revisão eu provei qual foi o valor pago e revisaram o valor em cima da minha prova de pagamento e não como estava em cima da declaração do vendedor com o valor total do frete mais o bem acrescido de mais um frete. Com base no valor em reais e não com base na cotação do dólar no dia do fato gerador de impostos.

A forma de fazer as contas da incidência de impostos é praticamente impossível para nós mortais, o que dá para fazer é arredondar o cálculo em 100% que chega próximo do valor que eles cobram de 60%+ ICMS + Tributos + sabe lá o que. Basta você seguir as linhas da DIT para entender a incidência em cascata.

Eu imagino que no seu caso as chances do valor ser revisado para o valor justo é grande, igual aconteceu comigo porque a mercadoria não é algo proibido e o valor pago por ela é o valor de mercado mesmo. Porém, sempre existe a possibilidade de acontecer algo que não se espera. Vai que você preenche algum campo errado do formulário...

A grande realidade é que não existe um erro por parte da receita, o que existe é a manipulação do sistema de forma a cobrar um valor acima do que realmente deve ser cobrado, a maioria deve pagar sem discutir.

Se você pagar o imposto no ato da compra, dá tudo certo e a mercadoria chega, desembaraça e segue para sua casa mas, se realizar a compra sem pagar previamente os impostos, quando chega no Brasil a receita pede ao vendedor a declaração do conteúdo e valor, e é nesta hora que o preenchimento acaba lançando o valor do frete duas vezes.

Sobre a taxa de armazenagem, a previsão está no manual em referência, lá tem tudo explicado.

Dá uma estudada no assunto, até para mim que testei o sistema ainda é algo confuso e abstrato de se compreender.

• Curtir 1
Postado

Não é que ele fez errado, ele arbitrou um valor para seu produto. Você compra por R$ 100 e ele acha que vale R$ 200, aí calcula o imposto em cima dos R$ 200. 

Fora isso, pode ser cobrado multa de 100% do valor da compra caso seja má fé do comprador.

https://www.chebabi.net/single-post/arbitramentofaltaprovas

Mesmo assim, em quê critérios eles se embasam para arbitrar o valor do bem?

Até que aqui, em território nacional, a placa custa nessa faixa de preço, mas eu paguei um outro valor (muito menor) que não condiz com este arbitrado, então mesmo que não tenha sido a intenção do fiscal houve sim erro.

Agradeço pela informação da multa, ainda não sabia disso.

Aliexpress e similares são marketplace, a loja não deve fazer parte do remessa conforme.

Acho que quando comprei os dois o imposto não foi adicionado (não sei porquê), mas qualquer produto no Aliexpress têm aquela mensagem embaixo do preço em vermelho: ' +XX,XX estimado em impostos'. Então deveriam ter sido aplicados no ato da compra.

19 minutos atrás, Pincipi disse:

Se observar o post de exemplo de pedido de revisão, vai entender tudo o que aconteceu comigo; em resumo a minha compra sem o desconto das moedas dava um valor acima de U$ 50,00 e vinha com o imposto prépago no ato da compra, ao aplicar o desconto das moedas o valor ficou abaixo do U$ 50,00 e não veio prépago, foi cobrado quando a mercadoria chegou aqui no Brasil.

Mas houve um desconto razoável para o headset (20 reais) em moedas, e o imposto foi pago na hora e não houveram problemas futuros, será que aquelas moedas afetaram a aplicação do imposto no ato da compra do cabo + placa?

33 minutos atrás, Pincipi disse:

Todas as pessoas que me aconselharam, disseram que é vantagem pagar no ato da compra e se não vier cobrado que não deve comprar pois, se cobrarem na chegada ao Brasil, o valor fica enorme.

Eu jurava que tinha pago na hora, mas como estava cansado e um pouco estressado nem chequei para ver cada coisa que ia pagar.

Se soubesse disso na época teria sim optado por pagar na hora.

35 minutos atrás, Pincipi disse:

A forma de fazer as contas da incidência de impostos é praticamente impossível para nós mortais, o que dá para fazer é arredondar o cálculo em 100% que chega próximo do valor que eles cobram de 60%+ ICMS + Tributos + sabe lá o que. Basta você seguir as linhas da DIT para entender a incidência em cascata.

Espera, mesmo para bens abaixo dos U$ 50?

como vão cobrar 100% de taxa?

Se eles revisassem da forma "correta" não era para a alíquota ser próxima dos 45%?

Estou confuso, então no final talvez nem mude tanto o valor dos impostos?

38 minutos atrás, Pincipi disse:

Porém, sempre existe a possibilidade de acontecer algo que não se espera. Vai que você preenche algum campo errado do formulário...

Por isso mesmo que irei preencher com calma e atenção, antes de enviar meu pedido de revisão ponho prints para que vejam se está tudo OK.

Seu tópico de exemplo de revisão irá me ajudar bastante, parabéns pela iniciativa.

40 minutos atrás, Pincipi disse:

Dá uma estudada no assunto, até para mim que testei o sistema ainda é algo confuso e abstrato de se compreender

Imagina se qualquer um podesse entendê-lo por completo? Seria difícil para o governo.

É realmente muito complexo, até agora não entendi como deveriam ficar os impostos para mim (na teoria) se tudo fosse feito corretamente por parte da receita.

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Mesmo assim, em quê critérios eles se embasam para arbitrar o valor do bem?

Ele abre o google e digita o nome do produto, deve ver o primeiro link que aparece e pronto. É o correto? Não, por isso dá para recorrer deste valor.

11 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

ponho prints para que vejam se está tudo OK.

Ideal é colocar link de produtos similares com valor próximo e que estejam no Brasil, para que tenham base de comparação.

• Membro VIP
Postado

Você continua pensando sob o ponto de vista do consumidor.

Eu vou fazer uma aposta ou previsão de quanto você vai pagar com base no ponto de vista do sistema e não do ponto de vista do que a gente acha que vai ser.

A dit original (1) na linha de cima e a nova dit (2) após a revisão na linha de baixo:

1 Bem + frete 85,48 + frete 28,04 = 113,53 + 60% 68,11 = 218,84 de base de cálculo + 17% ICMS 37,20

2 Bem + frete 89,51 + frete 00,00 =   89,51 + 60% 53,70 = 143,21 de base de cálculo + 17% ICMS 24,34

Ai a soma fica assim:        (1)             (2)

imposto de importação    68,11        43,70

ICMS                               37,20        24,34

Total                              105,31        78,04

Estão te cobrando 105,31 e se entrar com o pedido de revisão provando que pagou 89,51 pelo bem + o frete vai pagar no total 78,04 e não os 105,31.

Isso seria uma economia de R$ 27,27.

Essa é a minha aposta de como vai ficar a nova DIT se pedir a revisão. Isso sem contar que lhe seja cobrado algo mais como uma estadia ou multa.

A título de exemplificação, ontem eu fiz a seguinte compra com impostos no ato do pagamento:

compra.jpg.6edd750b9d17bf10dbb4c6dff068409e.jpg

Considere que se eu tivesse feito a compra sem os valores dos impostos eu teria pago 88,35 pelo bem + 45,24 pelo frete totalizando 133,59 ai quando o produto chegar no Brasil, o vendedor vai informar o valor de 133,59 (88,35 do bem + 45,24 do frete) + 45,24 frete dando o total de 178,83 ai vem os 60% em 107,29 dando de base de cálculo 286,12 e o ICMS de 17% em 48,64. Me sendo cobrado 107,29 + 48,64 no total de 155,93 que arredondando seria o equivalente a 100% de imposto sobre 133,59.

Se eu pedir a revisão do valor, sem a cobrança do segundo frete fantasma, fica assim 133,59 + 60% (80,15) base de 213,74 + 17% (36,33), valor revisado 80,15 + 36,33 = 116,48 que arredondando também está por volta dos 100%.

Por isso que me aconselharam a vantagem em pagar o imposto no ato da compra de 59,59. Porque se não fizer assim e deixar para pagar quando chega no Brasil, o valor cobrado vai ser de 155,93 ou de 116,48 revisado.

• Obrigado 1
Postado

@Pincipi @Pedroou Senhores, só gostaria de avisar que estou realizando o processo de pedir a revisão dos tributos, já já envio alguns prints para analisarem se está tudo correto.

Vai o primeiro, não sei se maiores detalhes devem ser incluídos, ou se algo que escrevi soa errado.

image.thumb.png.e9a74366b22593a56cb05361945190d5.png

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agora neste segundo fiquei em dúvida, o que ponho na descrição do bem? Por enquanto só copiei e colei a descrição que estava na DIR, mas não sei se pode levar ao mau entendimento e fazer meu pacote correr riscos, ou pior, meu bolso. O valor cambiado também foi diferente do descrito na DIS, saiu de U$ 15,24 para U$ 15,95. Não sei se isto impacta em alguma coisa, mas só queria avisar. 

image.thumb.png.eda1e3ae825f82e64c62b952b9e22c7d.png

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agora para o upload de arquivos, cortei a parte da fatura do cartão de crédito que inclui as duas compras + estorno, só não se vão se fingir de loucos por haverem três valores ali, sendo que o superior é a soma do cabo e placa (76,66 + 89,51), o do meio é o headset e o inferior é o estorno do cabo.

Será que deveria justificar isso, com um print das três compras? Ou será que devo adicionar detalhes na aba 'Motivo do Pedido' lá do começo?

E também, no print enviado lá eu deixei o nome e final do cartão vísiveis, algum problema?

É uma boa enviar todo o arquivo do boleto do cartão de crédito do banco para olharem? Ou só este pedacinho está bom? 

image.png.3c33dd462531ff36afd92b91a8c6d9b4.png

Os detalhes de meu endereço e número de telefone não estão censurados na foto que realizei upload, será que precisam de tanta informação?

image.png.27452ea9048054794adf8d931bb72334.png

O print abaixo é necessário?

image.png.7e8eefefa94ebc69692e1d29ab9f5e5b.png

O resultado com as imagens em ordem respectiva do post. Falta alguma coisa, ou será que os nomes ficaram confusos?

image.png.3ae1faf7550c97292fc6c2753d43e96a.png

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

RESULTADO:

image.png.474d54eaa632a790ed968cfd62f07f8e.png

• Membro VIP
Postado

Estou olhando aqui e parece que você não caiu na mesma armadilha que o vendedor caiu ao preencher o formulário.

Só acho que o valor do bem é 69,69 e o valor do frete mais seguro é 24,00. O problema é o desconto das moedas e acho então que dá para lançar como você lançou bem de 89,51 e frete 0,00.

No motivo do pedido está apontando um erro do frete fantasma e a subtração das moedas.

O que deve se escrever neste campo eu não sei, apenas faço uma suposição de que deva ser curto e claro para não dar muito trabalho ao cara que vai analisar o pedido de revisão.

Tipo paguei tanto e a DIS está com outro valor e ponto.

Na parte da descrição do item também não sei o que se deve escrever e apenas imagino que seria melhor usar a mesma descrição que veio na DIS, justamente para não dar margem a outra interpretação como estar tentando enganar o fisco.

A cotação do dolar é algo que não descobri, existem vários tipos de câmbio.

No meu caso eu mandei o boleto inteiro do cartão e não sei se pode mandar só o pedaço da compra.

Já no print da compra, com certeza é melhor mandar só do que foi comprado neste pacote e não mandar as demais compras porque eles podem se confundir e interpretar que tem três compras no mesmo pacote, ai já viu, o caldo pode entornar.

O regime de tributação não deve ser o minimis e deve ser o de tributação simplificada.

No demais, não vi nada que possa lhe prejudicar.

Mas, mesmo assim, ainda fica o aviso, só prossiga se sabe muito bem o que está fazendo porque esta economia de 27,27 pode se tornar um pesadelo e ai vai gastar uma boa grana com advogado.

• Curtir 1
Postado

Só acho que o valor do bem é 69,69 e o valor do frete mais seguro é 24,00. O problema é o desconto das moedas e acho então que dá para lançar como você lançou bem de 89,51 e frete 0,00.

Mas isso em qual das abas? E o quê devo mudar em relação às moedas?

No motivo do pedido está apontando um erro do frete fantasma e a subtração das moedas.

Então o seguinte serve? 'No ato da compra foram pagos R$ 89,51, R$ 69,69 do bem adicionado do frete de R$ 24,00 e subtraído por um desconto de R$ 4,18 em moedas. Mesmo tendo sido pago anteriormente, houve a adição de um valor de frete no cálculo dos impostos e na DIS. '

No meu caso eu mandei o boleto inteiro do cartão e não sei se pode mandar só o pedaço da compra.

O problema é que daria acesso ao fisco de todas as minhas compras deste cartão, basicamente tudo está lá (desde parcelamentos de produtos anteriores até a carne moída comprada no mercado da esquina) em 4 extensas páginas. No seu outro tópico só apareceu para mim que enviou uma simples imagem da fatura do cartão com o valor pago e data, a minha têm até mais detalhes. Mas também penso que pode acabar por confundir o fiscal, já que o valor da placa não está à vista de primeira.

Fiz as mudanças que sugeriu, ficou assim. Falta mais alguma coisa?

image.png.78cbb5a0e72c788557e62e88502bf6ff.png

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

No ato da compra foram pagos R$ 89,51, R$ 69,69 do bem adicionado do frete de R$ 24,00 e subtraído por um desconto de R$ 4,18 em moedas. Mesmo tendo sido pago anteriormente, houve a adição de um valor de frete no cálculo dos impostos e na DIS. '

Assim fica bem claro.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

As informações me parecem claras, veja se no seu cartão não tem um comprovante de compra, igual tem de PIX. Aí fica até mais fácil de anexar apenas ele.

Acabei de fazer um pedido, desta vez foi erro meu. Não vi que os impostos não estavam inclusos na compra, já que comprei várias coisas juntas. O valor do produto era R$ 45,00 e a Receita Federal colocou como sendo R$ 125.

Vou tentar pagar o imposto em cima dos R$ 45,00. Agora é só esperar.

Acabei de fazer um pedido, desta vez foi erro meu. Não vi que os impostos não estavam inclusos na compra,

Pensando bem, talvez o imposto estava lá calculado e não foi para a aba de pagamento. Enfim, agora é aguardar.

• Membro VIP
Postado

Na realidade, não sei bem o que deve ser dito e analisando melhor, o texto do motivo do pedido está bem claro conforme o comentário do @Pedroou.

Acho que não tem que mudar nada, nem no texto nem na parte de conversão das moedas.

No caso da prova do cartão de crédito; no exemplo dado neste site eu publiquei apenas a linha da compra a título de exemplo e não me convém publicar minha fatura completa aqui no site.

Já para o fisco, eu enviei a fatura completa, original em PDF, sem dar algum destaque para a linha da compra, lembrando que ainda não sei se só a linha da compra serve, sei lá, me parece ser fácil manipular uma linha falsa e enviar.

No passado quando o pedido de revisão era feita de forma manual na agência, eu passava uma caneta destaca texto na linha da compra para facilitar. Agora que é eletrônico, eu não sei como destacar a linha de compra no PDF.

Além da fatura eu enviei também o comprovante de pagamento da fatura, imagino eu que o fiscal deve ter acesso a alguma forma de conferir se os dados que enviei são verdadeiros ou não.

Isso deu certo para mim, já não sei se dará certo para outros ou se uma forma diferente dá certo também.

O que parece importar é que deve provar o pagamento realizado.

Tem uma observação à parte sobre como administro meus cartões de crédito, que são vários, de diversas bandeiras e sem anuidades para não pesar no bolso, tipo assim; eu só uso eles para compras internacionais, uma compra em um e outra compra em outro, já as compras nacionais vão em outro cartão, assim, quando envio a fatura completa, não me sinto constrangido porque na fatura só vai ter uma ou outra compra.

Ter mais de um cartão é bem conveniente quando ocorrem coisas que bloqueiam, tipo uso indevido como compra que não fiz, tentativas de fraude e mera negativa de aceite da operadora por algum motivo qualquer, quando ocorre algo assim eu tento finalizar a compra com outro cartão.

Eu comecei a importar antes de existir a internet, na época em que escrevia uma carta pedindo o catálogo, ai quando o catálogo chegava, preenchia o pedido, enviava e esperava. Conforme o tempo passa vou aprendendo os macetes.

E nessa parte de revisão do valor dos tributos eu ainda não aprendi muito.

Acho que vou aprender com a tentativa e erro dos outros.

Publiquei o que deu certo para mim e espero que publiquem o que deu de errado para eu aprender e não cometer o mesmo erro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...