Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho o seguinte cenário:

Uma rede MAN com 100 pontos fornecida através do meu provedor de internet, o provedor usa FTTH e me entrega um ONU em cada ponto, através destes pontos consigo comunicação com cada nó da rede.

Recentemente surgiu a necessidade de segmentar as redes dos locais, através de ao menos 4 VLANs: VLAN 10 - Rede Cabeada e Wi-Fi Corporativo (Impressoras, Tablets etc), VLAN 20 - Wi-Fi Público, VLAN 30 - Telefonia IP e VLAN 40 - Laboratórios de Informática e meu provedor não quer ou não consegue realizar esta segmentação.

Desta forma estou pensando em montar uma infraestrutura própria sobre esta rede, baseada numa CCR2116-12G-4S+ como ponto concentrador e nas pontas RB750Gr3, a ideia inicial e que as RB750Gr3 fechem uma conexão VPN com L2TP/IPSec com a CCR2116-12G-4S+ e trafego das VLAN sejam transportados pela VPN com VLAN Trunk.

O Wi-Fi Público e Corporativo serão providos por meio de APs Unifi, muito provavelmente rodando a controller sob um container Proxmox, e usando o PFSense para gerir estre trafego redirecionando para um captive portal o trafego da VLAN 20 - Wi-Fi Público.

Em relação a VLAN 10 - Rede Cabeada e Wi-Fi Corporativo, as opções são duas, deixar que as próprios RB750Gr3 gerenciem o DHCP de cada unidade ou para que este serviço fique a cargo de um servidor Windows Server e/ou Samba, servindo um range /24 para as VLAN 10, VLAN 30 e VLAN 40 e um range /23 para a VLAN 20.

Será que esta solução é viável? É possível reduzir custos nos equipamentos especialmente escolhendo um roteador abaixo da CCR2116? Qual é o melhor forma de fechar essas VLAN? As RB750Gr3 suportam consistentemente um trafego de ao menos 200 Mbps mesmo usando IPSec?

• Membro VIP
Postado

Seu provedor está te entregando a conectividade na MAN via links "IP puro", Lan-To-Lan (MPLS) ou eBGP?

A proposta da infra com CCR + RBs + PfSense (IPSec) parece uma abordagem honesta mas creio que acrescenta muito overhead ao tráfego limitado ao túnel L2TP, com a latência acrescida não apenas pela rede do próprio ISP mas claro ainda com a encriptação/decriptação do IPSec.

Por esses motivos acredito eu que o mais razoável, diante de tantos pontos dentro da sua MAN (100), faria muito mais sentido ter links LAN-to-LAN já que 100% do tráfego é gerido pelo provedor (mesmo backbone), não faz muito sentido do ponto de vista técnico, acrescentar overhead neste cenário, desperdício de tudo.

Caso o L2L ainda não seja opção tecnicamente viável do seu provedor, então acredito que o próximo passo seria caminhar no sentido de montar o SEU backbone MPLS L3VPN, faz muito mais sentido pra mim do que L2TP/IPsec, embora a complexidade seja também superior, enfim tudo são prós e contras cabe à você decidir qual direção tomar.

Postado

@Guilherme Montelo Olá amigo, tudo bem?

Veja se seu provedor tem a possibilidade de ativar o serviço de q-in-q, que dessa forma a conexão entre sua matriz x filial vai ficar de forma transparente pra eles, sem ter nenhuma necessidade de fazer trunk de vlan adicional, dessa forma, ficando parecendo que a fibra está diretamente conectada e saindo do seu ativo pra as filiais. Caso o mesmo não consiga lhe atender, recomendo você verificar a possibilidade nesse circuito que você informou, utilizando as mikrotiks, o protocolo EOIP (ethernet over IP), assim você vai ter comunicação de camada 2 e 3 entre suas filiais, dessa forma você vai poder passar vlan, visto que utilizando protocolo de vpn (pptp, l2tp, ipsec, wireguard e afins) não realiza o encapsulamento do ID de vlan em seu datagrama, já o EOIP sim.

Vale lembrar que se você utiliza a mesma operadora pra todas as suas filiais, o roteamento entre elas é confinado no backbone da operadora, onde a latência varia no máximo de 3ms, mesmo utilizando ip publico, então a ideia de utilizar o eoip fica mais assertiva. 

Em relação ao pfsense, não tem nenhum problema e pode ser utilizado da forma que desejar, visando que se o mesmo tiver comunicação ou transporte entre as extremidades, o mesmo consegue chegar até as filiais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...