Ir ao conteúdo

Aumento de temperatura após atualização da BIOS

Ir à solução Resolvido por Jougiska,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Estava usando a versão H3 da minha placa-mãe. Após a atualização PULEI DA H4 = PARA H51 BETA  com supostas correções de CPU microcode Intel, tive um aumento de 11°C na temperatura do processador. Minha pergunta é: devo me preocupar? Tem como eu voltar para a versão anterior fazendo downgrade? SAINDO DA versão BETA PELO MENOS  QUERIA VOLTAR PARA A H3 / ou pode ser outro fator?Capturadetela2024-08-23125347.png.c12faceeb3f1cb8764a57d3e60bbdc95.png A temperatura antes não ultrapassava 49º AGORA ESTA EM 61º ISSO FAZENDO TESTE DE ESTRESS

1724429256891.jpg

1724429432579.jpg

• Solução
Postado
1 hora atrás, fabio2012s disse:

com supostas correções de CPU microcode Intel, tive um aumento de 11°C na temperatura do processador.

Não sabia que a 12ª geração também tinha a "marca do fracasso da Intel". Cara, dá uma olhada nos patch notes e vê se não inseriram alguma coisa pra rodar de fundo ali fazendo suas frequências subirem mesmo com nenhuma atividade sua. Também tenta comparar os dados de agora com os de antes de você atualizar, pode ser que porventura esse patch tenha causado mesmos sintomas que os chips da 13ª e 14ª sofrem por conta desse defeito - Tensão desregulada sobe acima do limite gerando mais calor-.

Minha pergunta é: devo me preocupar?

Essa pergunta aqui pode ter muitas respostas, a minha é que você só deve se preocupar caso essa temperatura chegue no limite estipulado pela fabricante - 90 graus - pra esse processador.

Tem como eu voltar para a versão anterior fazendo downgrade? SAINDO DA versão BETA PELO MENOS  QUERIA VOLTAR PARA A H3 / ou pode ser outro fator?

Tem sim, você faz a instalação do mesmo jeito. Se vai ser fator pra algo, somente testando pra saber.

• Curtir 1
Postado

@Tiberio sendo bem sincero eu não sabia que era beta so fui ver depois de atualizar so queria atualizar para a mais recente...

@Jougiskao pc não tem 2 meses de uso a questão e que eu fiz durante esse tempo varios teste de estress   o maximo era 49° sempre agora esta 11° acima  quando eu faço o teste...... vou volta a versão anterior a noite e comparar eu não queria atualiza mas recebi conselhos para atualizar mesmo a decima segundo não esta na lista de processadores afetados . em questão a ele aquecer quando não estou  usadno isso não acorre

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, fabio2012s disse:

ou volta a versão anterior a noite e comparar eu não queria atualiza mas recebi conselhos para atualizar mesmo a decima segundo não esta na lista de processadores afetados

Tentativa válida, pelo caminhar dos bois esse negócio tá fazendo algo funcionar mal. E quais foram os argumentos por trás desses conselhos, tipo se você não tem nada a ver com o BO, porque teria que resolver?

Postado

Aparentemente o microcode 0x129 reduz os picos excessivos de tensão que ocorriam quando dois cores estavam em boost, o que ia degradando o CPU.

Provavelmente para compensar a perda de performance causada pela redução do Boost  a Intel ajustou a curva de alimentação base para mais, de forma a compensar um pouco a perda de desempenho, o que causou o aumento de temperatura.

Também, especula-se que com as mudanças do microcode undervolt não afeta a mais alimentação do cache,* que ficará mais quente, contribuindo para maior temperatura do CPU.

* Um cara que tem uma "coleção de Intel" falou no TecLab que achava que o problema tinha relação com tensão do cache, nas gerações anteriores de Intel a tensão do cache tinha mais refinamentos nos ajustes.

Usuários de ASUS reportam o mesmo efeito após atualizar o BIOS com o 0x129.

• Curtir 2
Postado

fiz o  downgrade para a que eu estava H3 e obtive o mesmo resultado que eu tinha antes de atualizar vou ficar nessa mesmo baixou 10º e não passa disso nos testes ou seja  a BIOS interferiu em algo Capturadetela2024-08-24001012.png.b2001fda3933b8321868a240d754ac77.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...