Ir ao conteúdo

Gabinete dando choque quando desligo o filtro de linha e fonte pelo botão

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos! Ao fazer uma pequena limpeza hj deparai com uma situação inusitada, quando desliguei o filtro de linha com pc apenas ligado na tomada , deparei que o gabinete estava dando choque  ai tmb desliguei botão porém ainda dava choque ,só quer ai ligar o filtro e o pc ,com ele ligado os choques pararam (minha casa n tem aterramento) será que o problema possa ser fuga na fonte?

Postado

esses choques só@GuilhermeGB

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Pedroou não, fase e neutro mesmo.

Tem um tópico mais antigo onde o nosso colega Feller fala mais sobre isso.

Esses choque só deu com o pc , pois tenho um xbox a 9 ano e pego na carcaça metálica e nd da choque e tmb nunca queimou um aparelho aqui em casa. Será que pode esta acontecendo fuga por causa de conexões que n estão sendo usada ,ex; como cabo de alimentação sata, encostando na lataria do gabinete, poeira ou espelho da placa-mãe?

Postado

@Tiago_BA mas o Xbox não tem fonte externa? Esse tipo de problema não tem chance de ocorrer com equipamentos que tem fonte externa.

Nenhum cabo da fonte teria potencial para te dar a sensação de formigamento ("choque"), mesmo se houvesse vazemento de corrente, a tensão mais alta que a fonte fornece para o PC é 12V. Essa sencação é gerada por pequenas fulgas de corrente do circuito primário da fonte que lida com tensões de entrada da rede (127V/220V). Acontece que o circuito primário da fonte é projetado para descarregar pequenas fulgas dos capacitores através do neutro e aterramento, se o neutro está na posição correta do circuito, mesmo que você não tenha aterramento, essa sensação de "choque" é minimazada, mas só é resolvida 100% com aterramento na rede.

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Tiago_BA mas o Xbox não tem fonte externa? Esse tipo de problema não tem chance de ocorrer com equipamentos que tem fonte externa.

Nenhum cabo da fonte teria potencial para te dar a sensação de formigamento ("choque"), mesmo se houvesse vazemento de corrente, a tensão mais alta que a fonte fornece para o PC é 12V. Essa sencação é gerada por pequenas fulgas de corrente do circuito primário da fonte que lida com tensões de entrada da rede (127V/220V). Acontece que o circuito primário da fonte é projetado para descarregar pequenas fulgas dos capacitores através do neutro e aterramento, se o neutro está na posição correta do circuito, mesmo que você não tenha aterramento, essa sensação de "choque" é minimazada, mas só é resolvida 100% com aterramento na rede.

Tipo tem outros aparelhos sem fonte externa que nunca deu, porém perante o que você informou acho que deve ser isso mesmo, porque único aparelho de 3 pinos na tomada é o pc e um forno elétrico ,porém forno nunca senti essa sensação. Acho q vou testar meu pc numa casa aterrada para tirar maior duvida, (obs. o monitor n da esses "choques"  é de 2 pinos o cabo) tem 1 ano meu pc , aparentemente os capacitores da fonte placa-mãe parece normais sem alterações ,será que eu posso deixar como tá? ou fazer "aterramento " de um prego com um cabo conectado ao pc e a parede?(obs; minha casa n tem aterramento porém a queixa de energia e o poste onde ela fica tem para raios) 

Postado

@Tiago_BA forno não dá isso, é só equipamento elétrônico. E se você chegar a levar um choque de um forno elétrico, vai ser choque mesmo e não formigamento, e seria resultado de alguma conexão elétrica enconstando na carcaça. O formigamento que você sente no PC não é um risco nem pra você e nem para o seu PC, diferente de um choque de verdade.

Aterramento por meio de gambiarra não funciona, ele só vai funcionar da forma que deve se for feito da maneira correta, com várias estacas de cobre enterradas no chão, seguindo as normas da ABNT. A função do aterramento é servir justamente como caminho de menor resistência elétrica possível, para que uma corrente em fuga sempre prefira passar por ele do que por qualquer outro lugar (pelo seu corpo, por exemplo). Se ele não for feito de forma correta, é quase a mesma coisa que não ter aterramento.

A entrada de energia da sua casa obrigatóriamente precisa ter aterramento, serve para equipotencializar o neutro e também como proteção para rede de entrada. Porém esse aterramento deve ser isolado do aterramento da instalação elétrica da sua casa, ou seja, precisam ser aterramentos individuais.

Postado
18 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Tiago_BA forno não dá isso, é só equipamento elétrônico. E se você chegar a levar um choque de um forno elétrico, vai ser choque mesmo e não formigamento, e seria resultado de alguma conexão elétrica enconstando na carcaça. O formigamento que você sente no PC não é um risco nem pra você e nem para o seu PC, diferente de um choque de verdade.

Aterramento por meio de gambiarra não funciona, ele só vai funcionar da forma que deve se for feito da maneira correta, com várias estacas de cobre enterradas no chão, seguindo as normas da ABNT. A função do aterramento é servir justamente como caminho de menor resistência elétrica possível, para que uma corrente em fuga sempre prefira passar por ele do que por qualquer outro lugar (pelo seu corpo, por exemplo). Se ele não for feito de forma correta, é quase a mesma coisa que não ter aterramento.

A entrada de energia da sua casa obrigatoriamente precisa ter aterramento, serve para equipotencializar o neutro e também como proteção para rede de entrada. Porém esse aterramento deve ser isolado do aterramento da instalação elétrica da sua casa, ou seja, precisam ser aterramentos individuais.

obrigado pelas informações, ficou bem claro para mim e deixou um pouco aliviado, porém vou regularizar o aterramento da casa! Só para finalizar , exemplo que você falou sobre as regras, o certo seria eu colocar em cada tomada um   aterramento individual ou eu poderia apenas só aterrar a tomada onde uso o pc?

• Solução
Postado

@Tiago_BA o aterramento é o mesmo para a rede da sua casa toda, você teria que ter uma barramento para aterramento no quadro geral igual tem para o neutro. Por exemplo, como na imagem abaixo, todos os fios verdes estão no barramento do aterramento (lado direito). O fio verde mais grosso é o que vem lá do aterramento do lado de fora, e os mais finos são os fios de cada circuito (que vão direto para as tomadas, por exemplo).

maxresdefault.jpg

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!