Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, seguinte, estou trabalhando em um escritório pequeno com apenas 3 funcionários incluindo eu, eles não tinham uma rede de arquivos compartilhada então pensei em criar com um PC extra, onde eu crio a pasta e concedo acesso as pessoas que estão na mesma rede mas o dono não quer comprar um PC extra para isso (por enquanto) então fiz isso com meu PC mesmo, criei uma pasta no meu PC acessivel a todos.

Minha duvida é, quando eu puder fazer essa rede compartilhada com outro PC, isso costuma ser uma opção segura mesmo? Tenho receio de acabar queimando o SSD por deixar o PC ligado 24/7. Também queria uma sugestão de como ter um backup dos arquivos, pois se esta difícil ter 1 PC pra isso qm dira 2, um sendo para backup.

Outra opção que pensei seria criar uma conta no Google Drive, e instalar o Google Drive para PC desktop onde ele cria uma unidade de disco no PC mas que os arquivos ficam em nuvem, e ai eu logo essa mesma conta google em todos os PC, mas também queria saber se vcs acham seguro.

Caso tenham outras sugestões eu agradeço, a empresa é pequena e não tem condições de adquirir uma estrutura empresarial mais complexa e grande como de costume em outras, e meu conhecimento é de programação, não estou muito acostumado com redes e hardware, me desculpe se cometi alguma gafe kkkkk

Espero que eu tenha feito a postagem no topico correto.

• Membro VIP
Postado

A sua linha de raciocínio é bem correta na questão de criar esse servidor de arquivo de rede com backup em nuvem em simultâneo ao backup local, tem várias soluções em nuvem mas a do Google Drive é mais acessível ao tamanho da sua rede, tem opções de configuração de controle de acesso também muito boas.

A questão dos drives de armazenamento local creio que o custo-benefício ainda fica mais para os HDs do que SSDs em se tratando de volume/capacidade de armazenamento versus custo por GB, neste caso creio que você poderia adquirir 1x SSD para o sistema operacional e outros 2x HDs 1Tera ou mais para uma solução RAID 1 para uma camada extra de proteção em complemento com o backup no Google Drive.

O melhor cenário ainda era ter esse servidor de arquivo NAS conectado à um no-break ou caso fique caro um filtro de linha da linha Clamper para mitigar a questão de incidente elétrico evitando queimas ou danos ao servidor, principalmente se a rede não for aterrada 

Por fim a questão de cybersegurança, não seja surpreendido com malware ou invasão, invista em proteção em tempo real com bom antivírus e políticas de acesso/segurança que permita aos usuários da rede acessar apenas o que for estritamente necessário, não de acesso irrestrito à tudo para ninguém, você consegue fazer isso à nível de sistema tranquilamente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Fazer um dos desktops ser o servidor não necessariamente é um problema, mas lembrar que como os dados estão "concentrados" nele ele passa a ser crítico.

O ideal é manter algum programa para fazer o backup na nuvem, para pequenas empresas, muitas vezes eu configuro o Office 365 e utilizo o armazenamento de 1TB para sincronizar os arquivos.

O que já fiz foi usar os Pi like (RPi4 e Orange Pi) para criar um NAS para compartilhar os arquivos e depois sincronizar com uma conta em nuvem. O equipamento é barato, o consumo é baixo. Só a performance não é ótima, porque geralmente utiliza-se as portas USB para conectar o armazenamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...