Ir ao conteúdo

PC para jogos até R$ 5.000: Ryzen 5 5600X e GeForce RTX 3060 vale?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estou com a ideia de montar um novo PC para uso pessoal com as seguintes specs:

• Placa de vídeo - RTX 3060
  • Processador - Ryzen 5 5600x
  • placa-mãe - 
  • Fonte -
  • Memória - 
  • Armazenamento - 

Orçamento: R$5000,00

Como sou leigo em questão de compatibilidade e melhores acessórios,

gostaria de recomendações para montar um PC compatível e, caso fosse possível, reutilizar os componentes que eu já possuo

• RAM - 2x8 2666mhz
  • Fonte - 500w
  • Armazenamento - SSD 480gb
  • GTX 1050 ti (não reutilizável)
  • Core i3 10100F (não reutilizável)
  • placa-mãe IPMH410E (não reutilizável)

Sejam o máximo esclarecedores o possível, qualquer ajuda é bem vinda (se tiverem outras ideias para compartilhar) 🫡

• Moderador
Postado

@Kevin Silva Nunes Seja bem-vindo ao Fórum!!

3 horas atrás, Kevin Silva Nunes disse:

Estou com a ideia de montar um novo PC para uso pessoal

Seria para jogos ou é pra outra coisa?

• Placa de vídeo - RTX 3060
  • Processador - Ryzen 5 5600x

A RTX 3060 (nova) tá difícil de recomendar atualmente (pensando em jogos) porque você consegue placas com mais desempenho custando menos, como por exemplo a RX 6650XT e RX 7600.

gostaria de recomendações para montar um PC compatível e, caso fosse possível, reutilizar os componentes que eu já possuo

• RAM - 2x8 2666mhz
  • Fonte - 500w
  • Armazenamento - SSD 480gb

Informe os modelos de cada um desses componentes, especialmente da fonte, por gentileza.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Boa tarde meu amigo,
Obrigado! 🤝

10 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Kevin Silva Nunes Seja bem-vindo ao Fórum!!

1. Seria para jogos ou é pra outra coisa?
  2. A RTX 3060 (nova) tá difícil de recomendar atualmente (pensando em jogos) porque você consegue placas com mais desempenho custando menos, como por exemplo a RX 6650XT e RX 7600.
  3. Informe os modelos de cada um desses componentes, especialmente da fonte, por gentileza.

1 - Seria um computador mais voltado para Jogos mesmo, mas também uso ele para trabalho e faculdade, porém acredito que configurações necessárias para usar para jogos já satisfariam as necessárias para trabalhar

2 - Qual você recomendaria pensando em um computador mediano, querendo economizar mas também pensando em uma build para não pensar mais em upgrades de placa e processador pelo menos por um tempo?

3 -

• Armazenamento - SSD 480GB WESTERN DIGITAL GREEN
  • Fonte - ONE POWER 500W MP500W3-I
  • Memória - SLOT 1# E SLOT 2#

image.png.d6482e6a1c79ddc9a06598068da4f287.png

Capturadetela2024-08-25153358.png.2b24d7f4bab3061d8736631c45eb1f89.png

• Moderador
Postado

@Kevin Silva Nunes Esqueci de perguntar se você já possui gabinete, se sim qual?

2 horas atrás, Kevin Silva Nunes disse:

2 - Qual você recomendaria pensando em um computador mediano, querendo economizar mas também pensando em uma build para não pensar mais em upgrades de placa e processador pelo menos por um tempo?

Eu indico a plataforma AM4 da AMD, o Ryzen 5 5600X que você citou certamente vai te deixar sossegado por um bom tempo, mas se conseguir pegar o 5700X3D é melhor ainda.

2 horas atrás, Kevin Silva Nunes disse:
  • Armazenamento - SSD 480GB WESTERN DIGITAL GREEN
  • Fonte - ONE POWER 500W MP500W3-I
  • Memória - SLOT 1# E SLOT 2#

As memórias e o SSD dá pra reutilizar, mas a fonte precisa ser trocada.

A build que estou pensando é a seguinte:

Se essa configuração ficar muito cara pode estar trocando o Ryzen 7 5700X3D pelo 5600X, mas essa build aí seria a ideal.

Armazenamento você já possui, mas 480GB é pouco, quando der eu recomendo adicionar um SSD NVMe de 1TB no sistema. Eu indico preferencialmente o Kingston KC3000 ou Kingston Fury Renegade. Se estiverem muito caros, pode ser o Kingston NV2.

• Obrigado 1
Postado

Boa noite @Batata Defumada,

10 minutos atrás, Batata Defumada disse:

@Kevin Silva Nunes Esqueci de perguntar se você já possui gabinete, se sim qual?

Meu gabinete é o:
- BG-018 PRETO BLUECASE S/ FONTE

11 minutos atrás, Batata Defumada disse:

A build que estou pensando é a seguinte:

Se essa configuração ficar muito cara pode estar trocando o Ryzen 7 5700X3D pelo 5600X, mas essa build aí seria a ideal.

Armazenamento você já possui, mas 480GB é pouco, quando der eu recomendo adicionar um SSD NVMe de 1TB no sistema. Eu indico preferencialmente o Kingston KC3000 ou Kingston Fury Renegade. Se estiverem muito caros, pode ser o Kingston NV2.

Meu amigo muito obrigado pelas recomendações, pela gentileza e pelas explicações.
Vou estudar mais um cadinho sobre cada componente mas dando apenas o uma olhada por cima já fiquei satisfeito com o que foi apresentado.
Muito obrigado! 🫶

• Amei 1
  • Moderador
Postado

Meu gabinete é o:
- BG-018 PRETO BLUECASE S/ FONTE

Bem, se possível trocar eu pegaria um novinho de maior qualidade. Esse que eu recomendei é muito bom, inclusive eu recomendei o que vem com 3 fans, mas tem uma versão que vem com quatro e uma controladora pros fans já: Montech Air 903 Max.

Postado

Boa noite@Batata Defumada,

Uma última pergunta, você usa algum tipo de extensão ou aplicativo para saber o melhor preço de certos itens? ou apenas faz a pesquisa você mesmo?

Desde já agradeço!

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para PC para jogos até R$ 5.000: Ryzen 5 5600X e GeForce RTX 3060 vale?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...