Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Poucos meses atrás eu comprei o meu Pc. Montei em um gabinete Pichau HX300 (Que não tem uma fama muito boa a respeito do airflow). Eu não pretendo trocar de gabinete porque gosto muito dele, por isso estou pensando em modifica-lo. Quero instalar um WC de 240mm e uma região que não tem furos nem malha mesh; a minha ideia é fazer um suporte para que ele fique afastado da "parede" do gabinete, ao mesmo tempo que esse suporte vai servir de túnel de exaustão, onde uma ventoinha vai ficar na parte de baixo puxando o ar e botando para fora do Pc.

Vou tentar desenhar para vcs entenderem melhor.

A área em vermelho é a ocupada pela placa. Em amarelo a área que eu pretendo adaptar o WC.

20 Sem Título_20240829214111.png

Postado

Um radiador nesta posição vai interferir na placa de vídeo (caso use), gabinetes com radiador nesta posição são mais largos - esse ai tem apenas 210mm de largura; como os aquário, que tem um degrau nesta posição afastando o radiador da placa de vídeo.

Também um único fan no fundo não seria suficiente para extrair o ar quente gerado pelo radiador 240mm, piorado pelo fato que não ficará alinhado com a saída de ar do radiador.

Já que gosta do "frigobar" ou melhor "fornello" dependendo do CPU que usa compre um WC de 120mm e coloque na traseira - não será mais eficiente do que um bom air cooler, mas satisfará a sua vontade de ter  WC. 😉 

Ou faça o lógico, compre um bom air cooler e três fans com bom CFM e pressão (>60 >2), coloque dois no teto com admissão de ar  - esqueça da "popular wisdom" de ar quente sobe, num gabinete isso não é tão relevante como num balão de São João.

E um fan na traseira expulsando o ar que sai do air cooler. Assim terá uma refrigeração adequada - depende do CPU que usa; sem complicações.

• Curtir 2
Postado

@1lokos @1lokosSim, eu já tenho essa configuração de três fans duas no teto, e uma na traseira. Uso o Air cooler que veio com o processador, um Ryzen 5600GT.

Também pensei em colocar um WC 120mm na traseira montado Push in pull, mas justamente o fato de um 120mm não ser tão eficiente quanto um 240mm, ou mesmo um Air cooler bom, me fez fez pensar em algumas soluções "alternativas".

Postado

De fato, um WC 120mm não vai fazer diferença que o valha de um bom air cooler, e pode custar mais caro.

Mas se quer ter um WC - afinal virou moda usar WC em CPU que não precisa, como Ryzen 5600GT; o de 120mm é a opção lógica para este gabinete.

Push-pull em WC de 120mm pouca diferença, ganha 1-2 graus. Se a temperatura do CPU estiver ruim continuará ruim, se estiver boa continuará a mesma coisa. Mas como tem fans ai faça a experiência.

Esses ~2 graus ganha com um air cooler como o DeepCool AG400 PLUS (2 fans push-pull), Thermalright Assassin X 120 R SE Plus.

Trocar o fan de um WC de boa qualidade - neste exemplo um Arctic Cooling Freezer II, que tem performance acima da média de WC de 120mm; por um fan com mais CFM e pressão - usaram o Nidec Gently Typhoon; deu um ganho de 3 graus, ficando com performance melhor que o air cooler DeepCool AK620 (dual tower, dual fan) - que tem performance melhor que WC de 120mm da Cooler Master, Corsair...

• Curtir 1
Postado

@1lokos Eu queria um WC por ser esteticamente mais agradável, mas não ignoro a possibilidade de um Air cooler. Embora eu já imagine a resposta, entre um WC da Rose Mode e um desse air-coolers citados, a melhor opção seria o Air cooler, certo?

• Solução
Postado

Para o 5600GT tanto faz um ou outro, ambos vão resfriar bem do mesmo jeito, então compre o WC 120mm, assim não fica na vontade. 😉 

Só tome cuidado para não comprar WC com LED RGB Rainbow - cores fixas, sem efeitos;  ou o obsoleto RGB (12v), a não ser que sua placa-mãe só tenha este conector.

Compre com LED ARGB (5v), se a placa-mãe não tem conector de LED é mais  fácil encontrar controladora de LED neste padrão, que também tem mais cores e efeitos mais elaborados.

Acegeek Abyss A120 - R$ 179,99 é com LED ARGB.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...