Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu não utilizo muito o fórum e não sei se esta é a área correta. 

Sou responsável pelo setor de artes da empresa que trabalho e tem algo que anda me incomodando muito: nossos arquivos de artes de clientes. Não salvamos dados pessoais ou etc, apenas as artes e algumas anotações.

Antes de entrar na empresa, que funciona desde 2003, recebi relatos de perda de dados por meio de vírus ou problema nas máquinas que vinha a queimar. Entrei em 2022 e em 2021 haviam perdido todos os dados, e em 2023 por um problema no servidor perdemos nosso HD. Após o ocorrido eu exigi a compra de um SSD, pois acredito que por mais que seja caro ele passa uma segurança um pouco maior.

No resumo, minha dúvida é: Como devo fazer um BACKUP desses arquivos? Backup na Nuvem ou Backup Local por meio de um HD ou SSD externo?

Observação: Por ano acumulamos em média 160GB de arquivos, não sei se é muito ou pouco.

Postado

@EduardoFrota Para armazenamento de backup o disco rígido ainda é campeão em custo beneficio, suportam ficar anos parado sem dar problema, ate os caríssimos cartuchos LTO empresariais são baseadas em tecnologia de HDs... claro que sempre vale a regra de ter redundância, um arranjo RAID espelhado pode garantir que os arquivos continuem online ate mesmo se um dos HDs morrer...

A vantagem do HDD é que mesmo se cair um raio no servidor e fritar a eletrônica, os dados continuam salvos nos discos de metal e uma empresa de recuperação tem chance de recuperar, já no SDD os dados são cargas elétricas armazenadas em um capacitor de silício, se ele queima não tem milagre que traga de volta.

Se vcs geram apenas 160GB por ano, isso é muito pouco! acho que valeria contratar um plano de 1TB na nuvem para ir fazendo os backups, só pro caso da empresa sofrer algum sinistro ou catástrofe ambiental... lembrando de criptografar antes de enviar pra evitar vazamentos...

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para O que é melhor para backup de banco de dados de empresa: HDD, SSD ou Nuvem?
Postado
Em 03/09/2024 às 22:22, F4b10 disse:

@EduardoFrota Para armazenamento de backup o disco rígido ainda é campeão em custo beneficio, suportam ficar anos parado sem dar problema, ate os caríssimos cartuchos LTO empresariais são baseadas em tecnologia de HDs... claro que sempre vale a regra de ter redundância, um arranjo RAID espelhado pode garantir que os arquivos continuem online ate mesmo se um dos HDs morrer...

A vantagem do HDD é que mesmo se cair um raio no servidor e fritar a eletrônica, os dados continuam salvos nos discos de metal e uma empresa de recuperação tem chance de recuperar, já no SDD os dados são cargas elétricas armazenadas em um capacitor de silício, se ele queima não tem milagre que traga de volta.

Se vcs geram apenas 160GB por ano, isso é muito pouco! acho que valeria contratar um plano de 1TB na nuvem para ir fazendo os backups, só pro caso da empresa sofrer algum sinistro ou catástrofe ambiental... lembrando de criptografar antes de enviar pra evitar vazamentos...

São poucos arquivos realmente, 90% são artes de programas como Ilustrator, Photoshop e CorelDRAW. Então eu poderia continuar utilizando o SSD para armazenar e reservar um backup automático semanal em um HDD? Se sim, seria melhor investir em algum HDD específico para essa ocasião? Temos um Seagate de 2TB novo, não foi utilizado ainda mas há um porém: um técnico desmontou ele para trocar a peça do nosso HDD antigo, na tentativa de recuperar porém sem sucesso; Ele está em funcionamento, mas não sei se ainda é confiável utilizar ele mesmo que seja novo

Postado

@EduardoFrota Acho que pra empresa o ideal era um backup diário, imagina perder uma semana de trabalho porque um SSD queimou... ou o risco do PC sofrer um ataque de ransomware e perder os arquivos... você pode usar o próprio backup do windows e programar o PC pra fazer um backup fora do horário de trabalho, fazendo o backup automático em um servidor de rede, por exemplo, e nesse servidor o ideal era ter um arranjo RAID 1 em pelo menos 2 HDs... um backup semanal na nuvem pra segurança extra seria uma boa opção...

Sobreo HD que o técnico mexeu, teria que saber ao certo o que foi feito nesse HD novo, se ele só usou o HD novo como uma mídia extra pra clonagem, então realmente o HD esta novo, mas se ele vez alguma gambiarra como transplante da placa logica, sempre tem o risco de dano na placa por eletricidade estática, dai complica confiar nesse HD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...